Trilha Linguagens Funcionais
O futuro do desenvolvimento de software

Linguagens funcionais são o futuro, todas as novas linguagens como: Scala, Clojure, F#, Node.js ou são funcionais ou tem forte imfluencia funcional, venha aprender esse paradigma que vem revolucionando a forma de fazer software de maneira mais correta, com menos codigo, mais legível e com novas formas de se pensar e atingir mais objetivos com menos código.

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Programação Funcional: Por que importa?

A palestra mostra as vantagens da programação funcional, bem como as novas oportunidades no mercado de trabalho para essa nova geração de linguagens.
11:10 às 12:00
10 bons motivos para você investir seu tempo em FP

Uma visão prática sobre a utilização de programação funcional para resolver diversos tipos de problemas comumente encontrados durante o desenvolvimento no paradigma OOP. Visão geral sobre alguns dos princípios de FP e que tipo de vantagem real eles trazem no ciclo de desenvolvimento de software.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Introdução a Elixir

Diferente da maioria das linguagens de programação mais populares, Elixir não é uma linguagem Orientada a Objetos. Ela é uma linguagem functional e promove alguns valores diferentes de linguagens tradicionais, como imutabilidade e escalabilidade. Para isso Elixir depende fortemente da Erlang VM. Essa palestra tem o propósito de focar no aspecto de escalabilidade de Elixir e o porque isso é importante. A palestra irá abordar os seguintes tópicos:
14:10 às 15:00
Hands-On: Java Funcional com Guava, Funk, Lombok e Java 8

- Dar uma visão geral de Functional Programming, e as principais características deste paradigma. Falar sobre Monads, métodos como map, flatmap, filter, reduce, group, etc. Falar sobre imutabilidade e seus benefícios. - Apresentar um problema que podemos resolver no hands-on, provavelmente tratar um grande conjunto de dados relacionado as eleições ou alguma questão social no Brasil - Apresentar Guava, Lombok, Funk e Java 8 - Ir resolvendo alguns casos de uso propostos usando o framework funcional. - Se sobrar tempo, no final, vamos falar de Futures e Promises e sua aplicação para event-driven programming e reactive programming.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Monads in Practice

Uma visão prática sobre a utilização de programação funcional para resolver diversos tipos de problemas comumente encontrados durante o desenvolvimento no paradigma OOP. Visão geral sobre alguns dos princípios de FP e que tipo de vantagem real eles trazem no ciclo de desenvolvimento de software. Apos uma explicação breve do que são os monads, iniciaremos a refatorar um código jdbc criando nosso proprios monads.
16:40 às 17:30
Scala: Goods and Bads

A ideia é comentar alguns experiencias praticas com Scala sobre o que é bom e o que não é tão bom assim.
Introdução ao F#

- Introdução a F# Um pouco do histórico da linguagem. Por que F#. - F# no mercado Quem usa F# e em que contexto - F# como começar ferramentas disponíveis no mercado criando o primeiro programa em f# explicando a sintaxe e suas vantagens (bindings, lambdas, Forward Pipe operator) tuples multability immutability comparando alguns algoritmos com C#
17:40 às 18:30
Criando DSLs em Scala para aumento de produtividade (STADIUM)

O objetivo é mostrar os recursos da linguagem scala que precisamos entender quando escrevemos DSLs, e ver que o resultado é muito bom, sem precisar de complicações externas. Estou desenvolvendo essa DSL para usar no TDC4Kids. Lá, as crianças vão utilizar a DSL. Aqui, vou mostrar por trás dos panos como ela funciona.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 18 de Outubro de 2014

8:00 às 19:00

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores de software

Patrocinadores

Diamond


Silver


Apoio


Realização