Trilha JavaEE
Java Platform, Enterprise Edition

Java EE é o ramo de Java voltado a aplicações corporativas, com características de alta disponibilidade, segurança e atendimento de milhões de usuários de forma simultânea. Vamos explorar sua especificação, tecnologias e ferramentas relacionadas ao mundo empresarial.

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
0

asdadasdas
WebSockets: Trazendo o realtime em um mundo conectado (STADIUM)

WebSocket é uma tecnologia que permite a comunicação bidirecional por canais full-duplex sobre um único soquete Transmission Control Protocol (TCP). Ele é projetado para ser executado em browsers e servidores web que suportem o HTML5, mas pode ser usado por qualquer cliente ou servidor de aplicativos. A API WebSocket está sendo padronizada pelo W3C e o protocolo WebSocket está sendo padronizado pelo IETF. Websocket foi desenvolvido para ser implementado em browsers web e servidores web, mas pode ser usado por qualquer cliente ou aplicação servidora. O protocolo Websocket é um protocolo independente baseado em TCP. Sua única relação com o HTTP é que seu handshake é interpretado por servidores HTTP como uma requisição de Upgrade.
11:10 às 12:00
JavaEE, Spring, JPA, Repositories e Specifications

JPA provavelmente é uma das especificações do JavaEE mais difundidas entre os programadores da plataforma Java. Entretanto muitos insistem em ainda utilizar o conceito de DAOs para realizar acesso a dados. Nesta palestra veremos como utilizar Domain-Driven Design para criar Repositories, e como criar Specifications para melhorar a semântica, reuso e legibilidade do nosso código. Tudo isso utilizando lambdas do Java 8.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Batch Processing: Processamento em Lotes no Mundo Corporativo

Sistemas de processamento em lotes são comumente utilizados para integrar dados de múltiplas aplicações, normalmente desenvolvidos e apoiados por diferentes fornecedores e/ou hospedados em diferentes ambientes de software e hardware. A JSR-352 (Batch Processing for Java Platform), que faz parte da plataforma Java EE 7, define um modelo de programação para aplicações batch e um ambiente de execução para rodar e gerenciar estes processos em batch. Esta palestra apresenta como criar um sistema de processamento em lotes utilizando a API do Java EE Batch.
14:10 às 15:00
Hands-On: Criando aplicações Rest com Dropwizard

O DropWizard é um framework Java para o desenvolvimento de aplicações que expõem uma API Rest. Usando uma combinação de bibliotecas estáveis e maduras do mundo Java e Java EE, a promessa é velocidade de desenvolvimento, alta performance, simplicidade e velocidade. Mais do que isto, ele ajuda a entender que Java Enterprise não necessariamente precisa de Application Servers EE, mas que pode alcançar a mesma robustez e flexibilidade com aplicações leves e escaláveis.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Métricas e ferramentas para medir e manter qualidade do código

Desenvolver novas funcionalidades em uma base de código torna necessário manter a qualidade do código sempre alta para garantir um débito técnico pequeno. Mostrarei um conjunto de métricas e ferramentas que podem ajudar neste processo de manutenção e trabalharei em uma visão de cultura de quando estas métricas e ferramentas começam a fazer sentido dentro de um time.
16:40 às 17:30
WildFly em alta disponibilidade

O Wildfly é um dos projetos Open Source com maior adoção entre os desenvolvedores e um recurso chave para atender aos requisitos mercados atuais é sua famosa característica de escalabilidade e gerenciamento. Essa palestra mostrará o funcionamento das configurações do Wildfly e tipologias que garantem a alta disponibilidade das aplicações.
17:40 às 18:30
Testando aplicações JavaEE dentro do container com Arquillian

A palestra vai começar com uma introdução ao framework Arquillian seguida de uma demonstração em cima de uma aplicação real. Tópicos: 1 - Introdução ao Arquillian(cerca de 12 slides - 15 ~20 min) 2 - criação de aplicação JavaEE usando o forge (5min) 3 - testes de integração (5min) 4 - manipulação do banco com a extensão arquillian persistence (5min) 5 - testes de aceitação - extensão cucumber e/ou Jbehave(5min) 6 - testes funcionais - extensões Drone e graphene(10min) 7 - cobertura de testes - extensão JaCoCo(5min) 8 - perguntas
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 17 de Outubro de 2014

8:00 às 19:00

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores interessados em aprender a plataforma empresarial de Java através da sua arquitetura e ferramentas.

Patrocinadores

Diamond


Silver


Apoio


Realização