Trilha Cloud e DevOps
Da idéia à entrega para o cliente!

Cloud Computing e DevOps são para muitos profissionais e empresas uma realidade. Para entregar um grande produto ou serviço uma empresa precisa de profissionais versáteis, multidisciplinares, de boa comunicação, competentes e atualizados. Vamos juntos com as palestras e discussões que serão realizadas na trilha de Cloud & DevOps do TDC Porto Alegre 2014 escalarmos nosso conhecimento, ampliarmos contatos e desenvolvermos as habilidades necessárias para criar e participar de equipes que cuidam de suas aplicações durante todo o ciclo de desenvolvimento: da idéia à entrega para o cliente.

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
O terceiro porquê

Por mais que os desenvolvedores apreciem a escalabilidade, segurança e flexibilidade de suas soluções em nuvem, o porquê da computação como serviço normalmente é reduzido às dimensões de tempo e dinheiro. Mas a inovação é, no mínimo, um porquê igualmente relevante. Na Amazon Web Services, inovar em nome dos clientes é mais que um valor corporativo, é evidente em diversas arquiteturas e ferramentas. Venha explorar o que existe além da virtualização.
11:10 às 12:00
Sim, a Microsoft utiliza Open Source em DevOps

Saiba como a Microsoft adotou o open source em sua solução de DevOps. A utilização de ferramentas tais como Puppet e Chef já são realidade em muitos ambientes e a integração delas com o Microsoft Azure e Visual Studio oferece um cenário completo para a adoção de uma prática DevOps, não importa a plataforma.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
A Fantástica Fábrica de Deployment: Implantação Contínua com Ferramentas Open Source (STADIUM)

Para promover a inovação e a produtividade, times de desenvolvimento estão adotando o Deployment Contínuo, prática que permite que equipes se mantenham em foco por longos períodos ? o que facilita a experimentação e permite alcançar uma produtividade consistente. Ao entrarmos nessa "Fábrica de Deployment", teremos uma surpresa com a redução dos riscos, diminuição do estresse e melhoria em motivação. Mas adotar o Deployment Contínuo exige esforço, e são necessários cuidados. Cada sala dessa Fábrica, desde manter homogêneos os ambientes (desenvolvimento, testes, produção), até garantir maior integração entre as equipes de desenvolvimento e de operações, é fascinante. Mas também traz tentações que podem reduzir a eficácia do deployment contínuo, gerar riscos desconhecidos e minar a confiança da equipe. Por isso, vamos pegar o ticket dourado e conhecer práticas e ferramentas open source que facilitam a implantação de Deployment Contínuo. Veremos plugins do Jenkins e o servidor de Continuous Delivery Go, e como integrar Chef e Vagrant em um projeto. Vamos entender a importância de DevOps e como utilizar ferramentas como FlyWay e Rundeck para nos manter na linha certa. E como usar o poder da virtualização e cloud computing, incluindo Docker e Packer.
14:10 às 15:00
Carregue seus ambientes no bolso com Vagrant e Docker (STADIUM)

Docker e sua abordagem para containerização vem tomando o mundo de assalto. Vagrant vem tornando o compartilhamento de ambientes simples como um pull/up. Vamos visitar essas tecnologias e o ecossistema em torno delas e discutir como elas estão mudando as regras do jogo dem DevOps.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Java e Database Cloud Service: Plataforma Java EE na Oracle Cloud

A Oracle busca oferecer praticamente tudo o que você puder imaginar como serviço na Nuvem. Além de uma vasta oferta em todos os segmentos, como IaaS, PaaS, SaaS, MBaaS, a Oracle Cloud ainda traz uma visão futura onde a Nuvem Pública pode ser também uma extensão da sua Nuvem Privada. Nesta palestra, uma visão de futuro sobre como a Oracle enxerga Computação na Nuvem, o que oferece já hoje para seus clientes, e alguns serviços que estão por vir.
Infrastructure as code: automatize sua infraestrutura na nuvem

Para os desenvolvedores de aplicações, uma das tarefas mais chatas e muitas vezes complicadas é o setup da infraestrutura na qual a aplicação vai rodar. E se o provisionamento de equipamentos, instalação de serviços como sistema operacional, drivers, webservers e outros softwares puder ser feito através de código? Nesta pelestra será apresentado como o uso de receitas em linguagens como chef, puppet e cloud formation pode tornar isso realidade. Transformando a infraestrutura em código é possível automatizar uma série de tarefas, como deploy de novas versões da aplicação, backup e escalabilidade de forma simples, rápida e divertida.
16:40 às 17:30
Saucelabs: Testes Web em Múltiplos Browsers

Tenha um deployment mais tranquilo: use a nuvem para testar cada build em múltiplos Sistemas Operacionais (Android, iOS, Linux, Windows e Mac OS) e versões novas e antigas de browsers (Chrome, Safari, IE, Firefox). Grave um script e teste em todas as combinações!
12 Factor App: construindo aplicações na escala da web

Com ferramentas poderosas e plataformas clouds modernas pode-se pensar em como construir aplicações web adequadas para ambientes de Plataformas como um Serviço (PaaS). O manifesto 12 Factor App é um conjunto de boas práticas em como aplicações devem ser construídas. Em seu cerne, aplicações não devem se importar onde estão rodando. Um manifesto, proposto pelo Heroku, com 12 práticas para construção de aplicações web para ambientes de Plataformas como um Serviço (PaaS).
Openshift - diversidade no Cloud

Quer um cloud gratuito para rodar Java, Ruby, Python, PHP usando MySQL ou Mongo? Openshift pode ser a solução! - Breve resumo sobre Paas e vantagens sobre o Iaas - Openshift - breve histórico - Suporte a Ruby, PHP e Python - Suporte a Java - Suporte a Mysql - Suporte a Mongo - Mais features: Node.js - Jenkins - Controle de versão com Git - Hacks - usando play no Openshift - Alguns extras
17:40 às 18:30
Deixando de publicar em horas para publicar em minutos

O objetivo desta palestra será apresentar o ganhos obtidos através da implantação do deploy automatizado de aplicações nos ambientes de desenvolvimento e de produção. Isto nos permitiu deixar de publicar em horas para publicar em minutos, além da garantia de feedbacks rápidos e assertivos ao final de cada processo. Em todo este processo utilizamos conceitos de integração contínua e ferramentas como Bamboo e Liquibase.
Automação total: Na infraestrutura o "Chef" é você

Assuma o controle da sua infraesrutura. Chega de scripts mal documentados e servidores que são verdadeiras bombas-relógio. As ferramentas de automatização de infra vieram para ficar. O Chef transforma sua infraestrutura em código e permite automatizar como você gestiona, efetua builds e deploys de suas aplicações. Sua infra passa a ser versionável, testável e replicável em um piscar de olhos.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 18 de Outubro de 2014

8:00 às 19:00

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Sysadmins, Desenvolvedores, Arquitetos de Software, TI em geral.

Patrocinadores

Diamond


Silver


Apoio


Realização