Trilha Stadium Sábado
Uma seleção premium de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar! A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal. Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas. É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Programação / Palestras

08:30 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.
10:10 às 11:00
Desenvolvimento Orgânico de Software com User Stories

Contar histórias é uma forma interessante de engajar leitores em um determinado assunto. Ser capaz de desenvolver software contando histórias é uma forma simples e orgânica de mostrar evolução do conhecimento de um time sobre processos de negócios, envolvendo todo o time através de uma linguagem comum.

User Stories escrevem de um modo ágil os requisitos do usuário no desenvolvimento de software, instigando os valores ágeis num projeto. Mesmo sendo criadas no XP, elas são uma excelente forma de Backlog no Scrum ou Kanban. Elas auxiliam na identificação do valor de negócio dos requisitos e focam-se totalmente no usuário final.

Dicas serão apresentadas para obter boas histórias de usuários. Do outro lado da moeda, bad smells também serão discutidos para evitar problemas em seu uso.

11:10 às 12:00
Migrando aplicações do mundo real para o Java SE 8

A nova versão da plataforma Java contém profundas mudanças na linguagem, evolução das bibliotecas existentes e adição de novas APIs com o objetivo de melhorar a expressividade do código, tirar proveito dos múltiplos cores e prover uma solução padronizada para problemas comuns. O que acontece, porém, quando tentamos migrar código de aplicações reais para que usem o que há de novo no JDK? Até que ponto o código se torna realmente mais legível? Em que cenários há ganhos reais de performance e em quais isso não ocorre? Como que as novas APIs podem reduzir o tempo de desenvolvimento? Quais frameworks e APIs famosas apresentam problemas? Descubra a resposta a essas perguntas nessa palestra, baseada na nossa experiência real.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Finalmente Java sabe trabalhar com data e hora

Finalmente Java tem um suporte nativo descente para representação de datas, horas e seus correlatos. Vamos então de forma bastante direta explorar esta poderosa nova API, mostrando exemplos de como executar cálculos entre datas e horas, além de como formatar e converter entre estes tipos e claro, como vamos mapear e persistir estas informações em nossos banco de dados.
14:10 às 15:00
Impacto da análise de negócio na eficiencia de arquiteturas de e-commerce

Qual o impacto da análise de negócio no desenvolvimento de software? Essa palestra mostra como a arquitetura de um domínio pode se tornar mais eficiente quando o desenvolvedor busca informações de negócio e entende como os requisitos evoluem junto com as mudanças que ocorrem na empresa durante seu crescimento.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Windows 8.1 e Windows Phone 8.1 com Universal Apps

Nesta palestra Renato irá mostrar o que é preciso saber e os passos para se criar Universal Apps, onde os códigos para Apps Windows 8.1 e Windows Phone 8.1 são compartilhados. Saiba quais os recursos, as APIs, cuidados e as dicas e truques para se criar Universal Apps.
16:40 às 17:30
Os truques que o Rails não te contou

O Rails está por aí há cerca de 10 anos, e cada vez mais aplicações são criadas diariamente. Após ter trabalhado em vários projetos diferentes, alguns deles iniciados pela equipe que trabalha comigo, e muitos outros legados, começamos a notar alguns padrões onde as pessoas tendem a escrever muito código similar ao que o framework já possui. Não importa muito se é um time pequeno ou grande, ou se a maioria dos desenvolvedores são iniciantes ou experientes, é bastante comum ver código por aí que faz algo que o Rails tem ?de graça?, criando duplicação desnecessária e introduzindo bugs. Até mesmo em nossos próprios Pull Requests na Plataformatec é comum ver alguém utilizando uma funcionalidade que desconhecemos, e então passamos a pensar como isso poderia ter sido útil em alguma outra situação. Esta palestra tem como objetivo mostrar algumas dessas funcionalidades não tão conhecidas do Rails, passando por truques com consultas do Active Record até helpers não muito bem documentados no framework (mas muito úteis), que podem nos ajudar a escrever código mais conciso e entregar valor mais rápido. Tanto profissionais iniciantes quanto mais experientes poderão participar desta palestra e aprender algum novo truque do Rails.
17:40 às 18:30
Continuous Delivery - Em busca da entrega perfeita!

Exemplificar, automatizar e acima de tudo facilitar a entrega de valor constante à nossos clientes. Este é o propósito desta palestra que visa levar até o ouvinte boas práticas, padrões e troca de experiências obtidas na aplicação de Continuous Delivery durante os últimos anos.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 17 de Maio de 2014

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local



Assista Online!

Muito conteúdo de alta qualidade e para você assistir de onde quiser, gratuitamente!

Basta fazer a inscrição e se conectar.