Trilha TV Digital

Maneira diferente de interagir com a TV

Todas as TVs Digitais neste ano sairão da fábrica com o middleware Ginga. Inclusão digital, Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo de 2014, Olimpíadas 2016 no Brasil entre outras atrações com interatividade na TV aberta. Todas as grandes emissoras de TV no Brasil já possuem interatividade na programação nas atrações como novelas, jogos, jornais e programas diários. A interatividade na TV Digital ao alcance do desenvolvedor. Participe desta comunidade.

Horário Palestra
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã simples
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Second Screen - Bola Rolando
Second Screen - Bola Rolando
Felipe Iasi de Barros Costa
O Bola Rolando é um projeto em desenvolvimento de interação para telespectadores que assistem jogos de futebol pela TV no Brasil e querem ter uma experiência divertida de interatividade na sua própria TV e segunda tela (smartphone, tablet, etc.), durante o jogo que está assistindo. Nessa palestra os recursos serão revelados, como tudo funciona, como a interação pode ser divertida, prazerosa e rentável. Utilizando as plataformas: Google app engine, IOS, HTML5 e Ginga a mágica se faz!

Felipe Iasi de Barros Costa
11:10 às 12:00 Serviços baseados em interatividade para emissoras públicas de televisão
Serviços baseados em interatividade para emissoras públicas de televisão
Francisco Rolfsen Belda
Com a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), novas oportunidades de negócio abrem-se para as emissoras que compõem o campo público da radiodifusão. Com seu modelo de financiamento até então atrelado apenas a repasses de verbas públicas, essas emissoras podem, agora, utilizar recursos de interatividade para explorar novas modalidades de serviço e, assim, agregar novas fontes complementares de receita a suas operações. A palestra apresenta um panorama dessas tendências e descreve modelos de conteúdo e de negócios baseados na oferta de serviços de interesse público atrelados à grade de programação, considerando, por exemplo, uma proposta de aplicação para emissora de TV Digital universitária.

Francisco Rolfsen Belda
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Integrando dispositivos com o Ginga: uma solução de segunda tela baseada no Ginga (STADIUM)
Integrando dispositivos com o Ginga: uma solução de segunda tela baseada no Ginga (STADIUM)
Flavio Augusto Coutinho Correia
Nesta sessão será explicado como criar aplicações Ginga, que se comunica com os seus smartphones ou tablets em sua sala de estar. Esta técnica permite a criação de aplicativos de segunda tela que são facilmente sincronizados sem qualquer intervenção do usuário, utilizar smartphones ou tablets, como controles para os aplicativos na tela principal e entregar conteúdo destinado exclusivamente para ser visto, pesquisados ??e ou armazenado nos dispositivos conectados como uma segundo tela.

Flavio Augusto Coutinho Correia
14:10 às 15:00
Usando Canvas em games para Ginga-J
Usando Canvas em games para Ginga-J
Raphael Ferras Gonçalves da Silva
Apresentação de um game para TV Digital, desenvolvido durante Ginga Hackathon, utilizando Canvas em Ginga-J

Raphael Ferras Gonçalves da Silva
TV Digital e Meteorologia
TV Digital e Meteorologia
Viliam Cardoso da Silveira
O participante dessa palestra terá uma visão de aplicações meteorológicas para TV Digital relacionadas à área agrícola. Será apresentada a simulação de um menu meteorológico na tela da TV Digital, ou seja, o usuário poderá escolher nesse menu a região do Brasil que deseja visualizar as informações referentes à evapotranspiração potencial, excesso de água no solo e deficiência de água no solo. A evapotranspiração potencial se refere à quantidade total de água que seria evaporada para a atmosfera por evaporação e transpiração das plantas. A produção agrícola tem grandes chances de ser prejudicada em regiões que apresentam altas taxas de evapotranspiração. O balanço hídrico informa os períodos de excesso e deficiência de água no solo, ou seja, solos com deficiência de água no solo não são aptos para o plantio. Excesso de água no solo às vezes também pode prejudicar a planta. Então em cima dessas informações o produtor poderá planejar melhor sua produção, para assim evitar perdas.

Viliam Cardoso da Silveira
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 REDEVIDA e Interação
REDEVIDA e Interação
Carlos Eugênio Malfatti Júnior
A REDEVIDA vive hoje a realidade da TV Digital. Todas as capitais e as principais cidades do interior do País já foram contempladas com o sistema Digital. Conhecida como o Canal da Família a REDEVIDA é uma emissora comercial de inspiração Cristã, respeitando a vida e promovendo a boa notícia. Sua meta é chegar em todo território nacional com qualidade de som, imagem e conteúdo. A REDEVIDA possui em sua grade de programação programas femininos, esportivos, musicais, religiosos, jornalísticos, programas para a melhor idade e a partir de agosto contará com uma novela. De forma simples e pioneira o Canal da Família pensou em atender o pedido de seus telespectadores e às exigências do Ministério das Comunicações, a REDEVIDA através da Interatividade. Através do QR Code a REDEVIDA faz hoje um sistema único, que promove de maneira completa a interação com seus telespectadores.

Carlos Eugênio Malfatti Júnior
16:40 às 17:30 Casos de uso de aplicações Ginga em ambientes corporativos além da TV Digital
Casos de uso de aplicações Ginga em ambientes corporativos além da TV Digital
Edson Tessarini Pedroso
A arquitetura Ginga permite o emprego da tecnologia em funções que vão além da TV Digital tradicional. Nessa palestra iremos mostrar casos de uso em que o Ginga é aplicado em conjunto com outras soluções para TV´s corporativas, provedores de internet e outros mercados.

Edson Tessarini Pedroso
17:40 às 18:30 Experiências e interações na TV Digital
Experiências e interações na TV Digital
Thiago Galbiatti Vespa / Carlos Fernando Gonçalves
Desde 2007 a TV Digital estreou com várias novidades tecnológicas e a interatividade foi a grande inovação brasileira. Muitos obstáculos foram superados com o envolvimento da comunidade de desenvolvedores. Essa palestra tem como objetivo demonstrar um pouco das experiências encontradas por desenvolvedores de TV Digital

Thiago Galbiatti Vespa / Carlos Fernando Gonçalves
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Carlos Fernando Gonçalves

Carlos Fernando Gonçalves


Mestre em Engenharia de Computação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (2004) e graduação em Bacharel em Física pelo Instituto de Física de São Carlos (1994). Quinze anos de experiência profissional. Consultor no projeto CEPID do Centro de Estudos da Metrópole. Consultor e desenvolvedor, utiliza software livre e Java nos seguintes temas: TV Digital Ginga-J, Web e Mobile. Consultor Técnico da Organização Internacional UNESCO para o projeto WEBGIS - Mapas Interativos - da Secretaria de Vigilância Sanitária - Ministério da Saúde (2007) DF- Brasília. Trabalhou nas empresas: EverSystems Informática, Touch Tecnologia e PROCOMP Indústria Eletônica LTDA. Tradutor e Revisor do IDE NetBeans. Fundador do Java Noroeste - Grupo de Usuários Java do Noroeste Paulista.


Thiago Galbiatti Vespa

Thiago Galbiatti Vespa


Thiago Galbiatti Vespa é mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP e bacharel em Ciências da Computação pela UNESP. Coordenador de projetos do JavaNoroeste, membro do JCP (Java Community Process), instrutor homologado pela Globalcode, consultor Oracle, desenvolvedor Blu-ray, Smart TV e TV Digital (Ginga), arquiteto JEE de empresas de médio e grande porte, palestrante de vários eventos e colaborador de projetos open source. Possui certificações em tecnologias Oracle.


Edson Tessarini Pedroso

Edson Tessarini Pedroso


Edson Tessarini Pedroso é Mestre em Computação pela UNICAMP, Especialista em Análise de Sistemas pela PUCCAMP e Bacharel em Ciência da Computação pela UNIPINHAL. Experiência de 6 anos como Gerente de Projetos de desenvolvimento de software em TV digital pela EiTV. Experiência de 7 anos como analista funcional de negócios e implantador de software em grandes empresas como Eaton, Ericson e General Motors do Brasil.


Thiago Galbiatti Vespa

Thiago Galbiatti Vespa


Thiago Galbiatti Vespa é mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP e bacharel em Ciências da Computação pela UNESP. Coordenador de projetos do JavaNoroeste, membro do JCP (Java Community Process), instrutor homologado pela Globalcode, consultor Oracle, desenvolvedor Blu-ray, Smart TV e TV Digital (Ginga), arquiteto JEE de empresas de médio e grande porte, palestrante de vários eventos e colaborador de projetos open source. Possui certificações em tecnologias Oracle.


Francisco Rolfsen Belda

Francisco Rolfsen Belda


Professor do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), docente do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital. Tem graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2009). Foi repórter e editor de jornais e revistas, em universidades e empresas de comunicação; coordenador editorial da Agência Multimídia de Educação e Comunicação Científica do Instituto de Estudos Avançados da USP em São Carlos (2006-2009); e gerente de internet e diretor do jornal Tribuna Impressa e do portal Araraquara.com (2009-2011). Tem experiência na área de Comunicação Social e atua principalmente nos seguintes temas: jornalismo científico, planejamento editorial, gestão de informação, tecnologia educacional e mídias digitais.


Carlos Fernando Gonçalves

Carlos Fernando Gonçalves


Mestre em Engenharia de Computação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (2004) e graduação em Bacharel em Física pelo Instituto de Física de São Carlos (1994). Quinze anos de experiência profissional. Consultor no projeto CEPID do Centro de Estudos da Metrópole. Consultor e desenvolvedor, utiliza software livre e Java nos seguintes temas: TV Digital Ginga-J, Web e Mobile. Consultor Técnico da Organização Internacional UNESCO para o projeto WEBGIS - Mapas Interativos - da Secretaria de Vigilância Sanitária - Ministério da Saúde (2007) DF- Brasília. Trabalhou nas empresas: EverSystems Informática, Touch Tecnologia e PROCOMP Indústria Eletônica LTDA. Tradutor e Revisor do IDE NetBeans. Fundador do Java Noroeste - Grupo de Usuários Java do Noroeste Paulista.


Raphael Ferras Gonçalves da Silva

Raphael Ferras Gonçalves da Silva


Raphael Ferras. Bacharel em Ciências de Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação-USP São Carlos. Trabalha na empresa Venturus Centro de Inovação Tecnológica como desenvolvedor de aplicações mobile para a plataforma Android.


Felipe Iasi de Barros Costa

Felipe Iasi de Barros Costa


Felipe Iasi - bacharel em Design Digital pelo Centro Ibero-Americano de São Paulo, atualmente trabalha na Rede Record de televisão, responsável pela integração de sistemas para televisão e melhoria de usabilidade de sistemas automatizados. Já tendo prestado serviço na RedeTV!, Rede Record, Bandeirantes SP, Rede Globo SP, SBT Manaus, MTV SP e PokerStar TV


Flavio Augusto Coutinho Correia

Flavio Augusto Coutinho Correia


Mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia - IME (2003) e Bacharel em ciência da computação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2000). Trabalhou em empresas de referencias na área de tecnologia como IBM, Módulo Security Solution, EDS - Eletonical Data System e SICPA. Atualmente é arquiteto de sistemas na TOTVS para projetos com base na tecnologia Ginga e leciona conteúdo na área de desenvolvimento J2EE e J2ME no Centro Universitário da Cidade - UniverCidade. SCJP, SCWCD, SCBCD.


Viliam Cardoso da Silveira

Viliam Cardoso da Silveira


Bosista (CAPES) do programa de Pós-Graduação em Meteorologia na Universidade Federal de Pelotas. Bacharel em meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas (2011/2). Ex-Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET). Grande interesse na área de micrometeorologia, previsão numérica do tempo, agrometeorologia e aplicações meteorológicas para TV Digital. Estudante dos seguintes idiomas: inglês, italiano, francês e espanhol.


Carlos Eugênio Malfatti Júnior

Carlos Eugênio Malfatti Júnior


Formado em Publicidade Propaganda e Criação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Carlos Eugênio Malfatti atua hoje como Criativo e também no Marketing da REDEVIDA de Televisão




Público Alvo

Desenvolvedores, estudantes e produtores de conteúdo para TV Digital


Atenção

Não haverá devolução do valor pago após realização da inscrição.



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Facebook | Álbum

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Quinta-feira, 11 de Julho de 2013

Das 8:00 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2013 São Paulo Grupo de Software da Intel Oracle Technology Network Microsoft IBM DevMedia InfoQ Brasil Amazon Web Services Google Resource Solutions JetBrains UOLHOST Websolute Triangulum Soluções Webgoal Firefox OS TQTVD Octo Technology Unity Wildtech Farnell Newark Globalcode Anhembi Morumbi