Trilha Stadium Quarta

Uma seleção premium de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar! O TDC Stadium é uma seleção de palestras de todas as trilhas do dia do evento apresentadas no auditório principal. Esta é uma forma de aproveitar um pouco de cada trilha do evento e não ficar apenas em uma trilha.

Você pode fazer a inscrição nesta trilha, mas é importante reforçar que a trilha Stadium é liberada para todos os participantes inscritos em outras trilhas do evento.

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium!
Antes de fazer sua inscrição, é necessário estar cadastrado e solicitar seu código promocional enviando cópia de sua carteira de estudante para tdc@globalcode.com.br.
Não faremos devolução após a inscrição feita.

Horário Palestra
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã simples
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Inspecionando antes da adoção - Um Toolkit para Coaches
Inspecionando antes da adoção - Um Toolkit para Coaches
Wagner Roberto dos Santos
Grandes empresas com processos bem definidos, uma forte cultura "comando controle" e um organograma funcional com papéis bem definidos, são consideradas por muitos, as empresas mais díficeis de se implantar ágil. Nesta apresentação, veremos um conjunto de ferramentas ágeis para escalar as práticas e a cultura ágil, e conceitos oriundos de ToC, Lean, Systems Thinking para criar um ambiente apto e preparado para o mindset ágil.

Wagner Roberto dos Santos
Como quadros e cartazes podem ajudar meu projeto ágil?
Como quadros e cartazes podem ajudar meu projeto ágil?
Renan de Melo Oliveira
Um dos itens mais encontrado na área de trabalho de uma equipe ágil é seu quadro branco cheio de post-its. É muito comum ver equipes utilizando um quadro para organizar tarefas e disponibilizar diversas informações importantes para o projeto por meio de cartazes, TVs ou monitores espalhados por aí. Essa prática é chamada no Extreme Programming (XP) como Espaço de Trabalho Informativo e é muito poderosa, pois ajuda a equipe a entender a sua situação como um todo além de identificar problemas muito mais rapidamente, permitindo se focar naqueles mais relevantes. Será que você explora todo o poder desta técnica? Quer saber como? Assista a palestra e descubra como utilizá-la.

Renan de Melo Oliveira
11:10 às 12:00 "Aplicações Sociais", como Integrar e Compartilhar sua plataforma de maneira Simples Fácil !
"Aplicações Sociais", como Integrar e Compartilhar sua plataforma de maneira Simples Fácil !
Felipe Oliveira
A idéia da palestra é mostrar como integrar sua aplicação aos mais diversos protocolos de comunicação e tecnologias adversas, de uma maneira simples e fácil, utilizando um framework de integração que implementa os EIPs.

Felipe Oliveira
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Gerenciando seus Ativos na Nuvem da AWS
Gerenciando seus Ativos na Nuvem da AWS
José Papo
Gerenciando seus Ativos na Nuvem da AWS

José Papo
14:10 às 15:00
Pragmatic Software Freedom
Pragmatic Software Freedom
Simon Phipps
In 1998, free software was a popular idea among its community of advocates, but was not widely used by businesses. 15 years later, businesses actively distribute it as well as using it throughout their operations. What changed? Recognising that corporations don't respond to ethical arguments, the global software freedom community gained a controversial new approach -- the term "open source" -- that focussed on licenses and practical flexibility as the main messages. The same approach still works, and you can use it to help your employer or startup become a positive force in spreading software freedom. Hear how at this talk by OSI President Simon Phipps.

Simon Phipps
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Dicas e truques do jQuery para desenvolvedores
Dicas e truques do jQuery para desenvolvedores
Victor Cavalcante
Venha ver dicas de performance e coisas pouco utilizadas mas que vão fazer a diferença no desenvolvimento com jQuery.

Victor Cavalcante
16:40 às 17:30 O que é e o que faz um arquiteto de TI
O que é e o que faz um arquiteto de TI
Alexandre Nardi
A profissão de arquiteto em TI tem recebido destaque nos últimos dez anos, como uma posição de destaque na concepção de soluções de desenvolvimento e infraestrutura. Mais do que isso, hoje existem diversas outras especializações como Arquitetos de Informações, Arquitetos de Negócios e Arquitetos Corporativos. Nesta apresentação discutiremos as principais atribuições de cada tipo de arquiteto, além de percorrermos um possível caminho que pode conduzir um profissional na direção da arquitetura em TI.

Alexandre Nardi
17:40 às 18:30 Planejamento de Aplicativos
Planejamento de Aplicativos
Daniel Braga de Andrade
Os desenvolvedores são muito bons em código. Já está no DNA deles. Mas é preciso saber pensar em produto para criar bons cases. É o principal déficit desses profissionais. Acredito na reformulação da forma como um app deve ser encarado e nos grandes resultados que um projeto bem criado/desenvolvido pode gerar. A Metodologia apresenta um processo de criação de um aplicativo. Apresentando o passo a passo com os pontos que devem ser abordados para se chegar ao escopo de um aplicativo. Foi com essa metodologia que grandes cases do mercado brasileiro foram ao ar.

Daniel Braga de Andrade
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Daniel Braga de Andrade

Daniel Braga de Andrade


Formado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela ESPM, trabalha na Editora Abril na equipe de Aplicativos Móveis, gerenciando projetos de desenvolvimento mobile para diversas plataformas com as marcas Abril.


Alexandre Nardi

Alexandre Nardi


Alexandre Nardi é Arquiteto Corporativo da Microsoft LATAM, atuando junto a clientes na realização de valor dos planejamentos estratégicos. Doutor em Ciência da Computação pela USP e professor convidado do curso de MBA em TI do Programa de Educação Continuada da Poli/USP.


Renan de Melo Oliveira

Renan de Melo Oliveira


Instrutor de cursos de Agile e Java na Globalcode e pesquisador na área de métodos ágeis de desenvolvimento na empresa Maps Soluções e Serviços SA. É doutorando e mestre em Ciência da Computação, além de bacharel em Sistemas de Informação, todos pela USP. Faz parte da AgilCoop, uma cooperativa que fomenta a utilização de métodos ágeis no Brasil. Já trabalhou como coach de métodos ágeis auxiliando na criação de equipes ágeis, além de ter trabalhado no desenvolvimento em diversas empresas de software. Como desenvolvedor ele possui as certificações SCJP, SCWCD e SCEA-fase1 além de escrever artigos para revistas como Java Magazine e Mundo J.


Simon Phipps

Simon Phipps


Simon Phipps is the President of the Open Source Initiative, the global steward of the Open Source Definition. OSI serves to advocate for, educate about and build bridges within the open source community. A Fellow of the British Computer Society, his career has included early engagement in establishing Java, XML and weblogs as computer industry technologies as well as contributions to open standards in a variety of fields. As chief open source officer at Sun Microsystems he supervised the open source relicensing of Solaris Unix, Java and many other software systems. He is currently founder and CEO of Meshed Insights Ltd, a UK firm offering management services related to open source and digital rights.


Victor Cavalcante

Victor Cavalcante


Victor Cavalcante é Microsoft MVP na tecnologia ASP.Net, trabalha com desenvolvimento web a 12 anos,é focado em padrões de desenvolvimento para web. Trabalha na Lambda3 (www.lambda3.com.br) empresa ágil que fundou com outros MVPs e amigos, e que insiste em fazer software certo. É ainda professor universitário e atua no grupo .NET Architects desde seu início. Acompanhe seu twitter para saber as novidades: @vcavalcante.


Wagner Roberto dos Santos

Wagner Roberto dos Santos


Wagner Roberto dos Santos é instrutor da Globalcode nas formações Academia Agile e Academia do Arquiteto, professor da FIAP nos cursos de especialização, possui mais de 12 anos de experiência na área de desenvolvimento de sistemas. Atuando atualmente como Arquiteto de Software e Agile Coach pela OCTO Technology. Como arquiteto de software, se especializou na Plataforma Java EE, com experiência em ambientes distribuídos e de alta complexidade. Tendo utilizado tecnologias emergentes como os serviços AWS (Amazon Web Services) para controle de um ambiente em nuvem, NoSQL e Big Data. Ainda como arquiteto, trabalha na facilitação de times na definição de modelos ricos de domínio, favorecendo o uso de processos com o Domain Driven Design. Como Especialista em Agilidade, possui profundo conhecimento em técnicas de coaching e facilitação para liderança de equipes. Com pleno domínio em metodologias ágeis como FDD, Lean Kanban, Extreme Programming (XP) e Scrum. É Autor de diversos artigos para as revistas Mundo Java e Java Magazine. Possui as certificações SCJA, SCJP, SCWCD, SCSNI, SCJWSD, SCBCD, SCEA(I), CSM e ACP. Nas horas vagas mantém o blog http://netfeijao.blogspot.com


Felipe Oliveira

Felipe Oliveira


Felipe (?Scaphe?) é cientista da computação, programador poliglota com vinte anos de experiência na área de tecnologia, e especialista em SOA, projetos de integração e HPC. É fundador da SOA|EXPERT e foi IT Manager da VAD da Sun Microsystems, arquiteto de software chefe da América Latina do BNP Paribas, arquiteto das empresas General Eletric, Deloitte, Sul América e Grupo Pão de Açúcar, além de gerente de tecnologia e pesquisa BEA-Oracle. Tem experiência internacional em diferentes projetos e como palestrante em eventos e tracks sobre SOA. Responsável pela formação de mais de 2.500 profissionais no país, com múltiplos cases e mais de 40 clientes corporativos ativos.


José Papo

José Papo


José Papo é Developer Relations Program Manager no Google. Também já trabalhou na Amazon (AWS) e na Microsoft. É desenvolvedor de software, evangelista de novas tecnologias e mestre em engenharia da computação pelo IPT. Também atua como professor de pós-graduação na PUC-SP. Fala sobre tendências tecnológicas, computação em nuvem, agilidade, inovação e desenvolvimento de produtos em seu twitter @josepapo




Público Alvo

Estudantes, apaixonados por tecnologia, professores, desenvolvedores, gestores, testadores


Atenção

Não haverá devolução do valor pago após realização da inscrição.


Coordenação



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Facebook | Álbum

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Quarta-feira, 10 de Julho de 2013

Das 8:00 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2013 São Paulo Grupo de Software da Intel Oracle Technology Network Microsoft IBM DevMedia InfoQ Brasil Amazon Web Services Google Resource Solutions JetBrains UOLHOST Websolute Triangulum Soluções Webgoal Firefox OS TQTVD Octo Technology Unity Wildtech Farnell Newark Globalcode Anhembi Morumbi