Trilha Embedded

Computação embarcada para público da indústria e hobistas

Trilha dedicada a computação embarcada que vai apresentar diferentes aplicações, microcontroladores e produtos. Assuntos de indústria, mini-pcs, microcontrodores e tópicos avançados apresentados por palestrantes experientes é o foco da trilha!

Horário Palestra
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã simples
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Java no mundo dos Embarcados
Java no mundo dos Embarcados
Gustavo Leite
Java no mundo dos embracados.

Gustavo Leite
Explorando o GPIO do Raspberry Pi
Explorando o GPIO do Raspberry Pi
Vinicius Morandin Senger
Nesta palestra apresentaremos como utilizar o GPIO do Raspberry Pi para ligar sensores e atuadores ou até mesmo integrá-lo com outros microcontroladores, por exemplo via I2C. Vamos mostrar como manipular o GPIO com Java, Python e via comando de linha!

Vinicius Morandin Senger
11:10 às 12:00 Internet das coisas ou Internet dos sistemas embarcados?
Internet das coisas ou Internet dos sistemas embarcados?
Cezar Taurion
A IoT só existe pela rapida evolucao tecnologia, que atraves da desmaterialização da tecnologia e crescimento exponencial da capacidade de processamento e armazenamento, bem como pela existência da propria Internet, permite que coloquemos inteligencia, leia-se software em todos os objetos. Na nossa palestra vamos abordar o fenomeno da IoT e mostrar que é absolutamente necessario desenvolvermos software com rapidez e qualidade. Na IoT muitas vezes lidamos com vidas e objetos materiais de altissimo valor e um bug de software pode causar uma perda serissima.

Cezar Taurion
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Bootloader: operação e implementação via USB para PIC
Bootloader: operação e implementação via USB para PIC
Daniel Rodrigues de Sousa
O uso do bootloader facilita a vida de quem desenvolve aplicações, sem ter necessidade de ferramentas especiais para a gravação do novo programa. Equipamentos como Setup Box, entre outros, utilizam deste recurso. Alguns kits de desenvolvimento, como o Arduino utiliza este recurso. Nesta palestra você irá conhecer melhor os tipos de bootloader que podem ser implementados nos microcontroladores PIC, especialmente com periférico USB, vantagens e desvantagens, finalizando com uma demonstração do recurso.

Daniel Rodrigues de Sousa
14:10 às 15:00
Otimizando C
Otimizando C
Osmar da Cunha Filho
Você que está acostumado com MEGAs e GIGAs e não precisa se preocupar com processamento e memória: não precisa assistir a essa palestra. Esse é o mundo do baixo nível, onde cada ciclo conta e cada byte é precioso! Serão apresentadas algumas técnicas e boas práticas para otimização de laços e uso de ponteiros, da memória e passagem de parâmetros (principalmente em C). Mas que, no fundo, no fundo, servem também para outras linguagens.

Osmar da Cunha Filho
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Sensores, motores e eletrônica a serviço da queima de papel (STADIUM)
Sensores, motores e eletrônica a serviço da queima de papel (STADIUM)
Marcelo Castellani
Será apresentada uma impressora térmica utilizada em equipamentos de automação bancária. Ela será apresentada aberta, dando a possibilidade de visualizar a posição de motores e sensores, acompanhar o fluxo do papel térmico e suas particularidades. A palestra enfocará todo o ciclo de vida de um projeto deste tipo, desde as particularidades mecânicas, a eletrônica, necessidades envolvendo consumo de energia até o desenvolvimento de protocolo de comunicação e afins.

Marcelo Castellani
16:40 às 17:30 Cortas os fios! Aplicações RF para sistemas embarcados
Cortas os fios! Aplicações RF para sistemas embarcados
Alessandro Cunha
Cortar os fios! Essa é a palavra de ordem. Cada vez mais os produtos eletro-eletrônicos subistituem os fios por sistemas que utilizam rádio frequencia para fazer a comunicação, o controle, coletar dados, acionar dispositivos, etc. Mas as alternativas existentes no mercado são diversas e podem confundir quem deseja colocar esta tecnologia para funcionar em seu produto: Bluetooth, Zig Bee, WiFi, 3G, 4G, etc. Dentre estas inúmeras siglas qual é a mais adequada para o seu projeto? Como decidir entre uma ou outra? Qual a mais cara, mais barata, mais difícil, mais fácil, mais robusta, mais suceptível a interferências, etc. Nesta palestra abordaremos todos estes aspectos para tentar dar um norte a quem deseja colocar o RF para funcionar.

Alessandro Cunha
17:40 às 18:30 Mini PCs para hackers e curiosos: Raspberry Pi, BeagleBone Black e pcDuino
Mini PCs para hackers e curiosos: Raspberry Pi, BeagleBone Black e pcDuino
Luciano Ramalho
Os Mini PCs, computadores com que rodam GNU/Linux ou Android e custam menos de 100 dólares estão chegando em grande variedade. O Raspberry Pi foi o primeiro grande sucesso, mas nos últimos meses apareceram concorrentes especialmente voltados para o mercado educacional, hobbista e maker: o BeagleBone Black e o pcDuino. Nesta palestra apresentaremos as arquitetura básica desta categoria de computadores, discutiremos as características e prós e contras destes três modelos, e faremos demonstrações básicas de como eles podem ser programados para interagir com circuitos externos usando Python, JavaScript e até shell scripts!

Luciano Ramalho
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Vinicius Morandin Senger

Vinicius Morandin Senger


Trabalha com desenvolvimento de software desde os 13 anos de idade foi instrutor e consultor da Sun Microsystems e fundou a Globalcode.

Trabalha com Java desde há mais de 10 anos com foco em Java EE e embarcados.

Adepto ao movimento de hardware open source desenvolvendo projetos de automação e robótica de baixo custo.



Cezar Taurion

Cezar Taurion


Gerente de Novas Tecnologias Aplicadas/Solution Evangelist da Rational/IBM Brasil, é um profissional e estudioso de Tecnologia da Informação desde fins da década de 70. Com educação formal diversificada, em Economia, mestrado em Ciência da Computação e MBA em Marketing de Serviços, e consultor com experiência profissional moldada pela passagem em empresas de porte mundial, Taurion tem participado ativamente de casos reais das mais diversas características e complexidades tanto no Brasil como no exterior, sempre buscando compreender e avaliar os impactos das inovações tecnológicas nas organizações e em seus processos de negócio. Atuou em projetos de porte significativos, tendo inclusive sido lider da prática de IT Strategy para uma grande consultoria. Escreve constantemente sobre tecnologia da informação em sites e publicações especializadas como Computerwold Brasil, Mundo Java e iMasters, além de apresentar palestras em eventos e conferências de renome. É autor de seis livros que abordam assuntos como Open Source/Software Livre, Grid Computing, Software Embarcado, Cloud Computing e Inovação. Taurion também mantém um dos blogs mais acessados da comunidade developerWorks (www.ibm.com/developerworks/blogs/page/ctaurion). Este blog, foi, inclusive o primeiro blog da developerWorks na América Latina. Foi professor do MBA em gestão estratégica da TI pela FGV-RJ e da cadeira de Empreendedorismo na Internet pelo NCE/UFRJ.



Luciano Ramalho

Luciano Ramalho


Ramalho é sócio e professor no Python.pro.br e Oficina Turing. Foi diretor técnico do Brasil Online, primeiro portal da Abril S/A na Web. Liderou times para os portais IDG Now, BOL, UOL, AOL Brasil e outros, usando Python desde 1998. Como instrutor, atendeu clientes como Citibank, CPqD, Serpro, Presidência da República, Globo.com e Itaú. Palestrante em eventos internacionais como FISL, PyCon US e OSCON. Ajudou a criar a Associação Python Brasil e foi seu presidente. É membro da Python Software Foundation e fundador do Garoa Hacker Clube, o primeiro hackerspace do Brasil.


Daniel Rodrigues de Sousa

Daniel Rodrigues de Sousa


Daniel Rodrigues de Sousa é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, SP. Atua desde 1998 na área de hardware e software. Desenvolveu diversos trabalhos na área de reabilitação, engenharia clínica, instrumentação industrial e automação comercial. Atualmente trabalha na Mosaico, dedicando-se a projetos na área educacional, engenharia, produtos e suporte técnico. Autor de livros de microcontroladores pela Editora Érica.


Vinicius Morandin Senger

Vinicius Morandin Senger


Trabalha com desenvolvimento de software desde os 13 anos de idade foi instrutor e consultor da Sun Microsystems e fundou a Globalcode.

Trabalha com Java desde há mais de 10 anos com foco em Java EE e embarcados.

Adepto ao movimento de hardware open source desenvolvendo projetos de automação e robótica de baixo custo.




Osmar da Cunha Filho

Osmar da Cunha Filho


Sou formado em Engenharia de Computação e trabalho na área de desenvolvimento de hardware/firmware/software. Mais recentemente comecei a dar aulas para o curso de graduação em Ciências da Computação em uma faculdade da região. Palestrei no TDC2013 de Floripa este ano! Ah... e também enviei essa palestra para a trilha de C/C++, mas ela se enquadra melhor no tema Embedded.


Alessandro Cunha

Alessandro Cunha


Alessandro Ferreira da Cunha formou-se Engenheiro eletricista com ênfase em eletrônica pela Universidade São Judas Tadeu. Atualmente é aluno do curso de Mestrado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos. É o diretor de tecnologia da Tech Training Engenharia e Treinamentos, empresa com o objetivo de ministrar treinamentos e dar consultoria nas áreas de elétrica, eletrônica e telecom.



Atenção

Não haverá devolução do valor pago após realização da inscrição.


Coordenação

Vinicius Senger
Vinicius Senger
Elétron Livre

Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Facebook | Álbum

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Domingo, 14 de Julho de 2013

Das 8:00 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2013 São Paulo Grupo de Software da Intel Oracle Technology Network Microsoft IBM DevMedia InfoQ Brasil Amazon Web Services Google Resource Solutions JetBrains UOLHOST Websolute Triangulum Soluções Webgoal Firefox OS TQTVD Octo Technology Unity Wildtech Farnell Newark Globalcode Anhembi Morumbi