Trilha Stadium Sábado

Uma seleção premium de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar! O TDC Stadium é uma seleção de palestras de todas as trilhas do dia do evento apresentadas no auditório principal. Esta é uma forma de aproveitar um pouco de cada trilha do evento e não ficar apenas em uma trilha. Você pode fazer a inscrição nesta trilha, mas é importante reforçar que a trilha Stadium é liberada para todos os participantes inscritos em outras trilhas do evento.

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium!
Antes de fazer sua inscrição, é necessário estar cadastrado e solicitar seu código promocional enviando cópia de sua carteira de estudante para tdc@thedevelopersconference.com.br.
Não faremos devolução após a inscrição feita.

Horário Palestra
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã simples
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Java, Raspberry Pi e a Internet das Coisas
Java, Raspberry Pi e a Internet das Coisas
Vinicius Senger
Java, Raspberry Pi e a Internet das Coisas

Vinicius Senger
11:10 às 12:00 CQRS - Aplicação Prática
CQRS - Aplicação Prática
Elemar Rodrigues Severo Júnior
O que é CQRS? Por que adotar? Impactos para disponibilidade Adequação para Cloud Computing Arquiteturas complexas para tratamento de comandos

Elemar Rodrigues Severo Júnior
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Multitenancy: da teoria à realidade, do DB ao Middleware
Multitenancy: da teoria à realidade, do DB ao Middleware
Bruno Borges
Multitenancy é um termo em arquitetura de software que aponta uma única instância de software capaz de trabalhar com diferentes organizações (tenants). Ao invés de se criar diferentes instâncias de um mesmo software para atender cada cliente, um provedor de serviço pode aplicar uma arquitetura Multitenant para prover uma oferta SaaS completa. Nesta apresentação, veremos o que é esta arquitetura, e como já podemos utilizá-la com as novas features apresentadas no Oracle DB 12c como os Pluggable Databases, e também na nova versão do WebLogic 12c.

Bruno Borges
14:10 às 15:00
(25min) Bad Smells (mal cheiros) em Bancos de Dados
(25min) Bad Smells (mal cheiros) em Bancos de Dados
Fabrízio de Royes Mello
Você já cheirou seu banco de dados? Sabia que ele pode estar exalando odores horríveis? Coisas como colunas e tabelas com mais de um propósito, dados redundantes, tabelas com muitas colunas, falta de restrições e medo de mudança deixam seu banco de dados com mal cheiros (bad smells). Nessa apresentação iremos fazer um passeio sobre alguns bad smells conhecidos em bancos de dados, boas práticas de construção de estruturas de bancos de dados, refatoração, testes de unidade e muito mais. Não perca, vamos aprender algumas formas de fazer uma bela "faxina" no seu banco de dados.

Fabrízio de Royes Mello
(25min) Liquibase - Uma ferramenta para versionamento e gestão de alterações de banco de dados
(25min) Liquibase - Uma ferramenta para versionamento e gestão de alterações de banco de dados
Eleonor Vinicius Dudel Mayer
Demonstraremos como a ferramenta open source LiquiBase pode ser utilizada para versionamento e automação do processo de gestão de alterações de banco de dados. É comum encontrar ambientes de trabalho/equipes que tratam o banco de dados como uma entidade completamente separada do sistema. Isso pode acontecer em função da estrutura organizacional instaurada, que separa as equipes de banco de dados das equipes de desenvolvimento de sistemas, ou mesmo simplesmente porque as equipes estão acostumadas a fazer dessa maneira. De qualquer forma, separar as coisas nos leva a algumas práticas ineficientes, como por exemplo a aplicação manual de alteração de banco de dados e, por vezes, o não compartilhamento das alterações de banco de dados com a(s) equipe(s). Existe, portanto, o risco de gerar inconsistencias na aplicação de alteração do banco de dados. Além disso, aplicar manualmente as alterações no banco de dados pode tornar difícil a operação de desfazer o que já foi feito e inviabilizar a analise do histórico de alterações do banco de dados ao longo do tempo. Consideramos estas práticas, manuais, insustentáveis para a gestão de alterações de banco de dados. E nós podemos evitar esses problemas fazendo uso de um processo consistente e repetível para aplicar as alterações no banco de dados e dados. Para tanto, veremos como usar a ferramenta LiquiBase para a gestão das alterações do banco de dados, executando as alterações de banco de dados automaticamente atraves do LiquiBase - seguindo práticas para aplicar consistentemente as alterações de banco de dados. O LiquiBase suporta vários bancos de dados, permite a visualização do histórico de mudanças aplicadas ao banco de dados e é capaz de identificar as mudanças realizadas manualmente no banco de dados. É possível executar scripts SQL personalizados e são disponibilizados utilitários para reverter as alterações banco de dados.

Eleonor Vinicius Dudel Mayer
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Os 7 equívocos gerenciais na busca pela agilidade
Os 7 equívocos gerenciais na busca pela agilidade
Alejandro Olchik
A palestra fará uma revisão dos equívocos que são geralmente cometidos na gestão das organizações e apresentará algumas abordagens que apoiam gerentes e times na busca por um modelo de gestão mais ágil. Os equívocos gerenciais são baseados em princípios do Pensamento Complexo e na visão de pensadores e consultores em gestão, que há décadas reforçam o efeito negativo de várias das práticas que ainda fazem parte da rotina da maior parte das organizações. Serão tratados aspectos decorrentes do uso de metáforas inadequadas para representar a estrutura organizacional, assim como o efeito dos diferentes modelos motivacionais, o impacto da distribuição do controle assim como a inaptidão em lidar com incerteza. Após a discussão dos equívocos serão apresentadas abordagens como Management 3.0, Radical Management e Beyond Budgeting, que podem servir de inspiração para gestores face a esses desafios.

Alejandro Olchik
16:40 às 17:30 Os limites do universo front-end: um panorama de ferramentas e técnicas
Os limites do universo front-end: um panorama de ferramentas e técnicas
Jean Carlo Emer
Muitas ferramentas e técnicas nos cercam. Além da necessidade de conhecê-las a fundo, é preciso fazer as escolhas certas para cada projeto. Vamos falar de técnicas, templates, frameworks, grids, pré-processadores e sobretudo o estado da arte do HTML de uma maneira bem crítica, como você nunca viu! Um panorama de ferramentas e técnicas front-end. Abordando templates, boilerplates, frameworks, processadores e muito mais. A função aqui é elevar seu projeto a altos níveis de abstração para garantir melhor qualidade e agilidade no desenvolvimento.

Jean Carlo Emer
17:40 às 18:30 DEBATE - O Mercado e a Indústria de Games no Brasil
DEBATE - O Mercado e a Indústria de Games no Brasil
Julio Matos
Painel com os diretores de cursos de jogos digitais de Porto Alegre em Grande Porto Alegre. Os desafios, os caminhos e projetos para o desenvolvimento do Mercado Brasileiro de Jogos Digitais. Painel Mediado por Julio Matos e João Bittencourt (em breve divulgaremos participantes)

Julio Matos
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Alejandro Olchik

Alejandro Olchik


Sócio-diretor da ionatec. Participa de projetos ágeis desde 2002. Atuou como diretor de desenvolvimento e operações de três empresas que adotaram abordagens ágeis de trabalho. Possui vivência prática em diversos contextos que vão do software embarcado até operações web. Como consultor já capacitou mais de 1.000 pessoas em temas relacionados a metodologias ágeis.


Bruno Borges

Bruno Borges


Gerente de Produtos da Oracle na linha Java EE como GlassFish e WebLogic. Profissional da área há 10 anos, atuou em empresas como EDS/HP, CETIP, Summa Technologies, CETIP, Neociclo e agora arquiteto de sistemas na wdev; desenvolve softwares e soluções em padrões de integração (EIPs), aplicativos Web e aplicativos Android. Participante de comunidades de software livre (RioJUG, SouJava, Apache Software Foundation, #horaextra), fundou o grupo Wicket em Português e contribui para projetos Open Source da ASF.


Elemar Rodrigues Severo Júnior

Elemar Rodrigues Severo Júnior


Elemar Júnior é consultor-líder na EximiaCo. Tem décadas (literalmente) de experiência acelerando e potencializando o lado digital dos negócios. É Microsoft MVP desde 2012 e Microsoft Regional Director desde 2019.



Eleonor Vinicius Dudel Mayer

Eleonor Vinicius Dudel Mayer


Eleonor Vinicius é analista de sistema e líder de projetos de Tecnologia da Informação. Atua também como professor de cursos técnicos e tecnológicos da área da Tecnologia da Informação. Tem experiência no desenvolvimento e operação de sistemas (web, de integração, dentre outros), bem como na implantação de processos contemporaneos de desenvolvimento e operação de sistemas.


Fabrízio de Royes Mello

Fabrízio de Royes Mello


Atualmente, como Especialista de Banco de Dados na Timbira, ajudo pessoas e times a tirar máximo proveito do PostgreSQL. Realizo trabalhos voluntários para Comunidade Brasileira de PostgreSQL (listas discussão, organização de eventos e administração). Também ajudo o PostgreSQL Global Development Group (PGDG) na implementação de algumas funcionalidades e revisão de patches (git.postgresql.org).



Jean Carlo Emer

Jean Carlo Emer


Desenvolvedor na Codeminer 42, artesão da internet e cientista da computação. Adora aprender uma linguagem diferente, seja as do tipo que solucionam problemas aritméticos e lógicos, marcam, estilizam ou geram outras. É também um dos criadores da Rye.js e defensor da pluralidade das bibliotecas aspirantes a superar a jQuery.


Julio Matos

Julio Matos


Júlio Matos é Administrador, especialista em Marketing por formação. Empreendedor no ramo da Comunicação e Design digital há mais de 15 anos com a Gradium e responsável pela Comunicação de todas as edições do The Developer?s Conference. Possui projetos de Game Design de Jogos Narrativos, com diversos títulos publicados em Português e Inglês, além de pesquisar as relações entre Games e Educação. Professor nas áreas de Comunicação, Jogos e Educação, também desenvolve conteúdo em texto e podcast nestas áreas.



Vinicius Senger

Vinicius Senger


Vinicius Senger é desenvolvedor, inventor e palestrante técnico trabalhando como no time de especialistas global da AWS Califórnia como Senior Developer Advocate. Começou a desenvolver softwares com apenas 8 anos de idade e nunca mais parou acumulando 30 anos de trabalho na área de T.I.. Fundador da Globalcode e do The Developers Conference, Vinicius foi considerado top 20 influenciador em desenvolvimento de IoT, Java Champion ganhando dois Duke's Choice Award na Califórnia por projetos de inovação em automação, robótica, barcos, casas, capacetes e muitas outros. Desde 2017 na AWS, tem trabalhado com Java, IoT, Serverless, Machine Learning, Inteligência Artificial, Alexa skills e outros





Público Alvo

.


Atenção

Não haverá devolução do valor pago após realização da inscrição.


Coordenação



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Sábado, 26 de Outubro de 2013

Das 8h00 às 19h00

UniRitter - Campus Porto Alegre

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis, Porto Alegre - RS

Mais informações


Patrocinadores TDC 2013 Porto Alegre Oracle Technology Network Grupo de Software da Intel Microsoft DevMedia InfoQ Brasil Amazon Web Services Google SUCESU-RS Webgoal JetBrains Unity Firefox OS Wildtech Triangulum Soluções Globalcode UniRitter -->