Trilha Mobile

A informação em suas mãos

A trilha terá foco em todas as novidades que estão ocorrendo nessa era da Mobilidade, novas plataformas surgindo, novidades, diferenças entre aplicativos nativos e web. O que vem por aí.

Horário Palestra
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã simples
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Novidades SenchaTouch 2.3
Novidades SenchaTouch 2.3
Pablo Hadler
Nesta palestra vamos ver uma introdução e mostrar todas as novidades da versao 2.3 do framework para aplicações Mobile. 1-TouchGrid 2-Apache Cordova Suporte 3-Theming 4-IE10 5-Tablets

Pablo Hadler
11:10 às 12:00 Padrões de navegação para Apps - O mapa do labirinto
Padrões de navegação para Apps - O mapa do labirinto
Douglas Hermann / Matias Schertel
A fragmentação das plataformas móveis e as formas de utilizá-las torna cada vez mais difícil prover uma experiência consistente e amigável para os usuários. Nessa apresentação mergulharemos em padrões de navegação multiplaforma e específicos para iOS e Android, que lhe ajudarão a definir o modelo que melhor se adapta a sua App. - O que não fazer? (exemplos de modelos de navegação falhos) - O papel do espaçamento, gestos e mudanças de telas na experiência do usuário. - Principais padrões de navegação multiplataforma (Nested dolls, The hub and spoke, Bento Box, Filtered View...) - Como é no iOS? (exemplos de padrões específicos) - E no Android? (exemplos de padrões específicos) - Defini um padrão, e agora? (a importância da prototipação e dos testes com usuários, somente ele dirá que seu App é amigável)

Douglas Hermann / Matias Schertel
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Guia do Desenvolvedor das Galáxias (Stadium)
Guia do Desenvolvedor das Galáxias (Stadium)
Marlon Luz
Venha conhecer o Babel Fish pro desenvolvedor mobile e aprenda a portar seus aplicativos Android ou IPhone para Windows Phone. Essa palestra mostra um guia pro desenvolvedor mobile, que já desenvolve para Android e para IPhone, e como ele pode desenvolver pra nova plataforma Windows Phone apresentando um Babel Fish, um dicionário que traduz as plataformas Android e IOS para Windows Phone. Apresenta também casos de Porting e como o desenvolvedor deve trabalhar em portings.

Marlon Luz
14:10 às 15:00
A arte de prototipar
A arte de prototipar
Felipe Plets / Douglas Hermann
- Por que prototipar? - Tipos de protótipos - Comece pelo esboço (papel, caneta e fluxograma...) - Criando protótipos funcionais (no coding, ferramentas mais comuns) - Como capturar feedback de seus usuários A melhor pessoa para te dizer como sua app deve ser é seu usuário. Os protótipos te dão a oportunidade de buscar essa informação. Com poucas horas de investimento em um protótipo, você tem a oportunidade de mergulhar nos pensamentos de seus usuários e obter o feedback que você necessita para fazer uma app matadora. Conheça nessa palestra os principais tipos de protótipos, ferramentas e práticas que ajudarão você nessa etapa crucial da criação de sua app.

Felipe Plets / Douglas Hermann
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Objective-C para quem está chegando agora
Objective-C para quem está chegando agora
Eduardo Costa
Venha descobrir como utilizar o conhecimento que você já tem para começar a desenvolver aplicativos para iOS. Nesta apresentação vou dar dicas de como utilizar o conhecimento em outras linguagens no desenvolvimento para iOS com objective-C. No caso de uma apresentação maior, podemos fazer demos onde podemos apresentar o Xcode, no caso de uma apresentação mais curta, não vamos falar de Xcode nem fazer demo, mas vamos fazer um de-para do que as pessoas conhecem, para iOS.

Eduardo Costa
O que você faz para ser mobile?
O que você faz para ser mobile?
Jackson F. de A. Mafra
Hoje em dia é mais que necessário comunicar e compartilhar. O que sua empresa / cliente faz para estar sempre acessivel? A grande maioria não sabe se deve ter um aplicativo ou mobile site. Responsivo pra que? Descubra o que, por que e como. Serão abordados temas como RESS (Responsive Web Design + Server Side Components), RWD (Responsive Web Design), o que fazer no lado do servidor para entregar o melhor conteúdo da melhor forma. Boas praticas para algumas Plataformas (iOS, Android, WebApps)

Jackson F. de A. Mafra
Enviando mensagens da nuvem para o seu device
Enviando mensagens da nuvem para o seu device
Renan Reis
Aprenda como enviar mensagens a milhares de devices em tempo real, poupando bateria, consumo de banda e evitando polling, através do Google Cloud Messaging. O que é o Google Cloud Messaging. Quando usá-lo. Overview da arquitetura. Overview de implementação mais demonstração relâmpago.

Renan Reis
16:40 às 17:30 Mercado de aplicativos móveis para Plataforma Windows
Mercado de aplicativos móveis para Plataforma Windows
Osvaldo Daibert
Mercado de aplicativos móveis para Plataforma Windows

Osvaldo Daibert
17:40 às 18:30 Android e a Internet das Coisas
Android e a Internet das Coisas
Ricardo da Silva Ogliari / Robison Cris Brito
A palestra conceitua o termo Internet of Things. Em seguida mostra o papel dos sensores neste novo mundo assistido. Na sequência aborda as bibliotecas disponíveis na plataforma Android para uso de sensores e imersão no conceito IoT. Também é falado sobre o ADK e explicado porque a plataforma Android é a que oferece melhores recursos para interagir com outros hardwares. No final, são apresentadas demonstrações envolvendo o hacking de diversas "coisas". Por exemplo, um sistema de automação residencial controlado por NFC e Android ou, através de uma Ocarina (instrumento musical utilizado pelos índios). A palestra terá a seguinte sequência lógica: 1) Conceito de IoT: o que é uma coisa? O que o termo Internet of Things prega? Porque essa idéia revolucionará a forma como vivemos? A IoT é algo real ou algo para as próximas décadas? 2) Sensores: detalhamos o papel dos sensores na internet das coisas, além disso, também é falado sobre Arduino e Raspberry Pi. 3) Android e sensores: quais API´s estão disponíveis para os desenvolvedores trabalharem com sensores dentro da plataforma Android? E em relação ao NFC, uma aposta para os próximos anos, existe alguma API? 4) Android e Concetividade: Internet das Coisas necessita de concectividade ao extremo para se popularizar, sendo assim, o que a plataforma Android nos oferece? 5) ADK: Accessory Development Kit é uma plataforma de hardware criada com base no Arduino. Com ela é possível criar um hardware específico para um aplicativo Android. Neste item mostramos o ADK, conceituamos o mesmo e, ensinamos como utilizá-lo em uma aplicação Android. 6) Demonstração: demonstração de sistema de automação residencial controlado por NFC (aplicação android) ou Ocarina. Máquina de doces que só funciona através de uma senha. Sistema de alarme construído totalmente com arduino, adk e sensores altamente disponíveis no mercado. 7) Conclusão

Ricardo da Silva Ogliari / Robison Cris Brito
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Morvana Bonin

Morvana Bonin


Analista de desenvolvimento na empresa Kinghost, estudante de Analise e Desenvolvimento de Sistemas no Senac. Apaixonada por tecnologia e tudo que evolva esse mundo fascinante, principalmente a web.


Luiz Henrique Rauber Rodrigues

Luiz Henrique Rauber Rodrigues


Professor universitário na URI Santiago/RS especialmente ao curso de Ciência da Computação, Pesquisador mestrando em Nanociências na área de Bioinformática na UNIFRA em Santa Maria/RS, Consultor em Gerenciamento de Projetos especialmente de TI. Especialista em Gerenciamento de Projetos pela PUC-RS/PMI-RS, bacharel em Ciência da Computação pela URI Santiago/RS e desde 2009 gira a região sul do Brasil com a temática central em Software Livre fazendo palestras/debates, como as realizadas 3x no fisl e 2x no Latinoware além de inúmeras em eventos locais/ regionais, além de organizar eventos como Fórums Tchelinux e Flisol. Voluntariamente é Coordenador do GUGP ? Grupo de Usuários de Gerenciamento de Projetos da SUCESU-RS e membro ativo do Grupo de Usuários Tchelinux.org e sócio Lions Clube Santiago Centro.


Felipe Plets

Felipe Plets


Felipe Plets é mestrando em Computação Aplicada pela UNISINOS e desenvolve software desde 2000. Poliglota das linguagens de programação, viciado em JavaScript, entusiasta de hardware aberto e com espírito empreendedor, tem uma autêntica mente inquieta. É praticante e coach de metodologias ágeis e design thinking. Co-fundador da menvia.com, uma startup que desenvolve soluções mágicas utilizando UX e IoT.


Douglas Hermann

Douglas Hermann


Douglas Hermann é graduado em Sistemas de Informação pela FEEVALE e pós-graduado em Gestão de Projetos pela UNISINOS. Desenvolve software desde de 2000, atualmente trabalha na SAP Labs Latin America e co-fundador da appstartup.me. Entusiasta do mundo iOS desde o lançamento do iPhone SDK em 2008. Tem a crença que uma App de sucesso não é feita apenas de código, mas sim de um processo que nasce na concepção da ideia, prototipação, validação com os usuários, design alinhado com desenvolvimento, marketing e manutenção - não necessariamente nessa ordem.


Eduardo Costa

Eduardo Costa


Co-fundador da Craftbox, organizer do GDG Porto Alegre, instrutor das mais diversas tecnologias e apaixonado pelo empreendedorismo.


Ricardo da Silva Ogliari

Ricardo da Silva Ogliari


Desenvolvedor Sênior Android. Bacharel em Ciência da Computação. Especialista em Web: Estratégias de Inovação e Tecnologia. MBA em Aplicativos e Jogos Móveis. Co-autor do livro Android: do Básico ao Avançado. Mais de 340 publicações entre livro, artigos em revistas e sites especializados, palestras e workshops. Um dos 10 nomes do Open-Hardware em 2013, eleito pela revista iMasters.



Pablo Hadler

Pablo Hadler


Graduado pela Unisul em programação e Web Design. Especialista em Desenvolvimento de Software ,trabalha como arquiteto de soluções no Sicoob e atua como desenvolvedor .Net a 10 anos é MCP MSTS e escreveu boa parte dos componentes do Gerador de Aplicações GASweb. Atualmente atua no desenvolvimento de apps corporativas para mobile.


Marlon Luz

Marlon Luz


Marlon Luz é Evangelista Técnico na Microsoft. Trabalhou junto com o Catraca Livre no desenho e na arquitetura do portal de notícias no Azure.


Renan Reis

Renan Reis


Desenvolvedor com mais de 7 anos de experiência, apaixonado por tecnologia e open source.


Matias Schertel

Matias Schertel


Estudante de Sistemas de Informação na UNISINOS, Co-fundador da Menvia, uma startup baseada em computação de contexto e atua como desenvolvedor e coach senior de design thinking no SAP Labs Latin America, porém já foi de tudo um pouco,de desenhista técnico a quase formado em química (queria ser um ciêntista maluco). É dessa vasta experiência em vários campos que vem uma forte formação interdisciplinar e paixão por inovação e empreendedorismo e o mais importante o compartilhamento de conhecimento e experiências. Já participou de diversos eventos como FISL (Palestrante), TDC (Palestrante e Workshop de DT), Encontro de Ubiquidade Tecnológica e muitos outros.


Robison Cris Brito

Robison Cris Brito


Robison Cris Brito é Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde ministra aulas sobre tecnologia Java e computação móvel para os cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação. Evangelista das novas tecnologias, ministra palestras e minicursos em universidades e eventos. Autor do livro "Android: do Básico ao Avançado" e "Java ME na Prática".


Jackson F. de A. Mafra

Jackson F. de A. Mafra


Desenvolvedor web desde 1998, com background em projetos de e-commerce e real estate, desde 2009 com interesses focados para o desenvolvimento de interfaces móveis e aplicações MEAP. Palestrante, Instrutor, atualmente é Lider Técnico na Tolv12 e atua com os Bots das plataformas de atendimento.



Osvaldo Daibert

Osvaldo Daibert


Evangelista técnico da Microsoft Brasil




Público Alvo

Desenvolvedores, designers


Atenção

Não haverá devolução do valor pago após realização da inscrição.



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2013

Das 8h00 às 19h00

UniRitter - Campus Porto Alegre

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis, Porto Alegre - RS

Mais informações


Patrocinadores TDC 2013 Porto Alegre Oracle Technology Network Grupo de Software da Intel Microsoft DevMedia InfoQ Brasil Amazon Web Services Google SUCESU-RS Webgoal JetBrains Unity Firefox OS Wildtech Triangulum Soluções Globalcode UniRitter -->