Trilha SOA & Big Data

Smart APIs e Processos Inteligentes!

Trilha destinada aos profissionais que trabalham ou querem conhecer a área de SOA, Big Data e áreas correlatas como Governança, BRMS, CEP etc. Esse ano abordaremos diversas questões de design de APIs como Command Query Responsability - CQRS, OData, AtomPub, Streams de Eventos entre muitos outros modelos para construir um sistema aberto e integrado com amplas possibilidades de extensão. Também mostraremos como modelar um processo inteligente de negócio, assim como criar uma linguagem específica da empresa (DSL) para otimizar seu ciclo de desenvolvimento, máquina de estados com intervenção manual e muito mais !

Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Tirando o máximo de WS-* e REST para resolução de problemas
Tirando o máximo de WS-* e REST para resolução de problemas
Alexandre Saudate
A idéia desta palestra é mostrar os pontos fortes de WS-* e REST na resolução de problemas comumente encontrados em grandes empresas. Exemplos: - Problema: Como realizar uma consulta que retorna um número muito grande de dados? - Solução WS-*: WS-Addressing e MTOM - Solução REST: Serviços assíncronos e streaming HTTP - Problema: Como utilizar transações em vários serviços? - Solução WS-*: WS-Coordination / BPEL e WS-Transaction - Solução REST: Orquestração manual de serviços (de acordo com o modelo de Cesare Pautasso) - Problema: Como expôr serviços como WS-* e REST? - Solução lightweight: Apache Camel; - Solução heavyweight: ESB's.

Alexandre Saudate
11:10 às 12:00 Da introdução à prática com Drools Expert e Drools Flow
Da introdução à prática com Drools Expert e Drools Flow
Ricardo da Silva Longa
As suas regras de negócio mudam constantemente? Que tal gerenciar suas regras sem a necessidade de um re-deploy? Nesta palestra serão apresentadas as introduções aos projetos JBoss Drools Expert e JBoss Drools Flow (atualmente jBPM 5). Indicada as pessoas com nenhum ou mínimo conhecimento sobre a plataforma Drools pois serão desenvolvidos exemplos de regras e fluxos básicos para uma melhor compreensão.

Ricardo da Silva Longa
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 ESB + BPM + CEP: que tal usar na sua empresa ?
ESB + BPM + CEP: que tal usar na sua empresa ?
Jacques Brawerman
Vamos ver através como usar ESB, BPM e CEP através de um exemplo fictício de uma mercearia que acabou se transformando em uma cadeia de supermercados. Para isso, vamos mostrar como utilizar ESB (endpoints, roteamento, transformação e enriquecimento de mensagens) para fazer as integrações entre os sistemas das filiais com a matriz. Depois, vamos ver como podemos "materializar" os processos modelados (vantagens de se usar BPM em conjunto com ESB). Para finalizar, vamos ver como o processamento de eventos complexos (CEP) foi adotado de forma a poder fazer um pré-tratamento nos dados coletados dos produtos (isto poderia ter sido feito colocando uma tag RFID em cada produto e um leitor em cada prateleira do supermercado) para que pudéssemos ter um estoque enxuto ("just in time").

Jacques Brawerman
14:10 às 15:00
Service Bus na plataforma Microsoft
Service Bus na plataforma Microsoft
Emmanuel Gomes Brandão
Durante muito tempo a Microsoft correu por fora no segmento de SOA, porém com o Azure Service Bus, e mais recentemente Windows Service Bus, ela entra no jogo. Venha saber como. A palestra irá tratar do Service Bus da Microsoft, tanto para Cloud, quanto para on-premises. Qual o seu objetivo e como é o seu funcionamento.

Emmanuel Gomes Brandão
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Transformando Grandes Volumes de Dados em Informação Estratégica usando Fast Data
Transformando Grandes Volumes de Dados em Informação Estratégica usando Fast Data
Ricardo Ferreira
A palestra visa explicar em detalhes o que é Fast Data e como essa tecnologia pode ser usada para alavancar o negócio de muitas empresas transformando dado em informação. Através da didática de exemplos, será mostrado como aplicar Fast Data usando a plataforma da Oracle para in-memory compuring, HPC e CEP.

Ricardo Ferreira
16:40 às 17:30 Big Data Analytics e Fast Data - blueprints de arquitetura em casos reais
Big Data Analytics e Fast Data - blueprints de arquitetura em casos reais
Frederico Melo
Análise de dados Big Data - em dados estruturados e não-estruturados - incluindo tecnologias Hadoop e bancos de dados MPP estão ganhando um enorme foco do mercado hoje. Fast Data com In-Memory Data Grids - atingindo altíssima escalabilidade em memória também é algo de empresas buscando altíssima performance. Esta sessão irá mostrar como como unir estas duas forças, atingindo máxima performance, latência de sub-milisegundo e escalabilidade em Big Data - a arquitetura Big Fast Data.

Frederico Melo
17:40 às 18:30 WebServices seguros e confiáveis
WebServices seguros e confiáveis
Vinicius Carlotti de Sá
A Arquitetura Orientada a Serviço (SOA) está cada vez mais consolidada no mercado atual, devido a necessidade de integração entre sistemas corporativos e parceiros de negócio. Desenvolver e entregar serviços seguros aumenta consideravelmente a complexidade do código. Nesta palestra iremos apresentar como os padrões de qualidade e segurança facilitam e auxiliam a construção do serviço e também como monitorar possíveis ataques. * Serviço com autenticação básica. Porque não é tão seguro? * WS-Policies, Certificados e Garantias de entrega; * Ataques: Como funcionam ataques a webservices; * Análise da Ferramenta: Oracle Enterprise Gateway.

Vinicius Carlotti de Sá
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Felipe Oliveira

Felipe Oliveira


Felipe (?Scaphe?) é cientista da computação, programador poliglota com vinte anos de experiência na área de tecnologia, e especialista em SOA, projetos de integração e HPC. É fundador da SOA|EXPERT e foi IT Manager da VAD da Sun Microsystems, arquiteto de software chefe da América Latina do BNP Paribas, arquiteto das empresas General Eletric, Deloitte, Sul América e Grupo Pão de Açúcar, além de gerente de tecnologia e pesquisa BEA-Oracle. Tem experiência internacional em diferentes projetos e como palestrante em eventos e tracks sobre SOA. Responsável pela formação de mais de 2.500 profissionais no país, com múltiplos cases e mais de 40 clientes corporativos ativos.


Alexandre Saudate

Alexandre Saudate


Alexandre Saudate é graduado pela EACH-USP em Sistemas de Informação. Trabalha com SOA e correlatos desde 2008. Foi instrutor Oracle University e, desde 2012, é instrutor da SOA|Expert, uma empresa especializada em treinamentos SOA. Além disso, também é autor do livro "SOA Aplicado: Integrando com web services e além", publicado pela Casa do Código.


Emmanuel Gomes Brandão

Emmanuel Gomes Brandão


Ajudo times de desenvolvimento de software a serem mais eficientes.



Vinicius Carlotti de Sá

Vinicius Carlotti de Sá


Com uma experiência de 6 anos no desenvolvimento de softwares e integração, Vinicius Carlotti atuou em grandes projetos de integração em projetos Telecom desde o ano 2009, atualmente é Arquiteto de Integração SOA na CVC Viagens onde atualmente está implantado metodologia e migração SOA.


Ricardo da Silva Longa

Ricardo da Silva Longa


Graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Engenharia de Software, atualmente leciona sobre Android na pós-graduação do Senai e faz parte do Core team da Neoway como Go Developer. Nas horas vagas, se ?diverte? com suas startups.



Jacques Brawerman

Jacques Brawerman


Bacharel em matemática com ênfase em informática pela UERJ. Mestre em Inteligência Artificial pela COPPE-UFRJ. Curso de extensão em Big Data & Data Mining pela PUC-RJ.



Frederico Melo

Frederico Melo


Frederico Melo é Cloud Application Platform Specialist na VMware / Springsource para a América Latina. Possui mais de 10 anos de experiência de mercado, atuando no Brasil e exterior com arquitetura de soluções corporativas. Seu foco atual é em arquiteturas distribuídas de alta performance e escalabilidade em núvem. Antes da VMware, atuou também na Red Hat, IBM, Ericsson e HP.


Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira


Ricardo Ferreira é Principal Solutions Architect no A-Team, uma divisão especial da engenharia de produtos da Oracle focada em projetos críticos em nível global, fornecendo orientações sobre melhores práticas de implementação, arquitetura, troubleshooting e como potencializar o uso de produtos da linha Fusion Middleware. Ricardo começou sua carreira em 1997 programando em C++ e dando suporte em produtos baseados em CORBA. Depois disso desprendeu mais de 16 anos de sua carreira em posições técnicas como desenvolvedor, arquiteto e pré-vendas. Em 2014 mudou-se para os EUA onde mora com sua família. Antes de atuar na Oracle, Ricardo trabalhou em outras empresas de middleware como Progress Software e Red Hat.




Público Alvo

Arquitetos de Software , Desenvolvedores em nível Sr.


Coordenação

Felipe Oliveira
Felipe Oliveira
SOA|Expert

Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Facebook | Álbum

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Sexta-feira, 24 de Maio de 2013

Das 8:30 às 19:00 h

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses - Florianópolis - SC

Mais informações