Trilha Arquitetura

Tendências, tecnologias, futuro e o arquiteto!

A arquitetura das aplicações é uma peça chave para o sucesso do seu projeto de software. Esta trilha vai apresentar as principais tendências de mercado em termos de tecnologias e métodos com palestras que são úteis para as mais diversas linguagens e plataformas de programação.

Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Arquitetura NoOps para a Nuvem - Experiência e Boas Práticas
Arquitetura NoOps para a Nuvem - Experiência e Boas Práticas
Aldrin Lucier Mendes Leal
DevOps já era! Nesta aplicação, iremos discutir a ascenção do movimento NoOps. O segredo por trás das startups meteóricas, o mesmo consiste em delegar o aspectos que não são o core business em outros fornecedores. Como projetar minha aplicação, como escolher fornecedores, e como abordar isto no design? Nesta palestra, iremos tratar destes assuntos e tornar a sua aplicação o próximo sucesso da Internet.

Aldrin Lucier Mendes Leal
11:10 às 12:00 Evoluindo o desenvolvimento Web: Criando Single Page Applications
Evoluindo o desenvolvimento Web: Criando Single Page Applications
Juliano P Alves
Quinze anos atrás descobrimos como gerar HTML dinamicamente, e é assim que temos gerado a maior parte das aplicações inteligentes. Isso começou a mudar quando passamos a fazer requisições assíncronas e usar XML e JSON para, em vez de entregar conteúdo, entregar dados ao navegador. Hoje não precisamos mais de geradores de HTML, mas de aplicações que processam e fornecem dados, e o navegador assumiu a posição de grande hospedeiro de aplicações. Agora, aplicações podem entregar uma única página HTML, e a partir daí só entregar JSON. Entenda nessa palestra o que muda pra você com essa nova maneira de encarar a web.

Juliano P Alves
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 "Aplicações Sociais", como Integrar e Compartilhar sua plataforma de maneira Simples Fácil !
"Aplicações Sociais", como Integrar e Compartilhar sua plataforma de maneira Simples Fácil !
Felipe Oliveira
"Aplicações Sociais", como Integrar e Compartilhar sua plataforma de maneira Simples Fácil !

Felipe Oliveira
14:10 às 15:00
Continuous Delivery - Entrega Contínua (Stadium)
Continuous Delivery - Entrega Contínua (Stadium)
Edson Yanaga
Continuous Delivery (Entrega Contínua) está conquistando uma grande popularidade, misturando tópicos que envolvem os movimentos de Desenvolvimento Ágil e DevOps. O objetivo é um só: entregar software de valor aos clientes de modo previsível, rápido e confiável. Com Entrega Contínua torna-se possível entregar software (atualizar em produção) várias vezes por hora, e não mais uma vez a cada dois meses, duas semanas, uma semana? Mas como fazê-lo? Por onde começar? Quais são as ferramentas necessárias?

Edson Yanaga
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Integre um grid de dados em memória em sua arquitetura
Integre um grid de dados em memória em sua arquitetura
Fernando Galdino
Suas aplicações precisam acessar várias vezes o banco de dados? Você precisa armazenar dados em cache? Conheça o Oracle Coherence, uma ferramenta de grid de dados em memória que combina recursos de caching, análise, transações e eventos. Conheça diversos casos de uso para a sua utilização e tenha seus dados sempre disponíveis. Veja uma demonstração destes recursos usando APIs em Java e .NET.

Fernando Galdino
16:40 às 17:30 Logic-free markup for a team of drunk developers
Logic-free markup for a team of drunk developers
Miere Liniel Teixeira
Entenda como "Logic-Free Markup" pode ajudar o time a desenvolver web a separar a regra de negócio da camada de marcação, permitindo re-uso e teste destas lógicas, a componentização do front-end e ainda ter tempo para tomar uma boa cerveja depois do expediente.

Miere Liniel Teixeira
17:40 às 18:30 Não fique preso a apenas uma arquitetura
Não fique preso a apenas uma arquitetura
Rafael Mueller
Tópicos como SOA e DDD indicam que você divida seu domínio (serviços ou bounded contexts), contudo na prática quase todo software tem um domínio monolítico e uma arquitetura única que é aplicada em todo software. Diferentes partes do sistema podem ter necessidades diferentes, vou apresentar como o seu domínio na verdade são vários domínios, que podem ser quebrado em diferentes arquiteturas e como isso pode beneficiar o desenvolvimento.

Rafael Mueller
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Giovanni Bassi

Giovanni Bassi


Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. Programa porque gosta, e começou a trabalhar com isso porque acha que trabalhar como administrador é meio chato. Por esse motivo sempre diz que nunca mais vai virar gerente de ninguém. E também porque acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é melhor que hierarquia. Mas isso é outro assunto. Foi reconhecido Microsoft MVP depois que alguém notou que ele não dormia a noite pra ficar escrevendo artigos, cuidando e participando do .Net Architects, gravando o podcast Tecnoretórica, escrevendo posts no blog e falando o que bem entende no twitter @giovannibassi. E por falar nisso é no twitter que conta pra todos que gerencia de projetos deve ser feita pelo time e não por um gerentes, que greves em TI são coisas sem sentido e que stored procedure com regras de negócio são malígnas. Você já deve ter percebido (até porque está lá na primeira frase) que Giovanni é agilista. De tanto gostar disso ele trouxe os programas de certificação e treinamento PSD e PSM da Scrum.org pro Brasil, e por causa deles, do MVP e de algum trabalho que aparece tem que ficar indo pros EUA de vez enquando, coisa que prefere não fazer. (É bem comum você ouvir ele perguntando porque a Scrum.org e a Microsoft não estão na Itália, por exemplo.) Junto com alguns Jedis criou a Lambda3, que, apesar de ser pequena e de não ser muito comum no Brasil, insiste em fazer projetos e consultoria direito. Por causa da Lambda3 ele tem trabalhado mais do que quando era consultor independente, mas menos do que a maioria das pessoas. Quer dizer, isso se você considerar que os trabalhos junto à comunidade não são trabalho, caso contrário ele trabalha mais que a maioria das pessoas. Recentemente ele resolveu que merecia viver melhor e ganhar uns anos de vida e desistiu de ser sedentário, fazendo algum barulho de vez em quando com os amigos no twitter com a hashtag #DotNetEmForma. Por causa do convite recente de amigos do lado Open Source (que ele respeita e admira), começou a escalar, e agora está sempre com as mãos machucadas. Mas ainda dá pra programar. Você encontra ele sempre em algum evento, como o TechEd, e o DNAD, mas também outros menos comuns para o pessoal do .NET, como a RubyConf. Nesses eventos, ou ele está vendo palestras, ou batendo papo com alguém, ou codando alguma aplicação que alguém achou que dava pra fazer durante o evento.


rcandidosilva@gmail.com

rcandidosilva@gmail.com


Com mais de 14 anos de experiência na área de TI, vem trabalhando para grandes empresas nas áreas de consultoria, desenvolvimento, treinamento e design de arquiteturas de softwares. Sua especialidade encontra-se focalizada no estudo, ensino e na utilização da Plataforma Java.


Felipe Oliveira

Felipe Oliveira


Fundador da SOA|EXPERT, cientista da computação, arquiteto de software, programador poliglota com aproximadamente 16 anos de experiência na área de tecnologia e especialista em projetos de integração. Foi IT Manager da VAD da Sun Microsystems, com 5 certificações pela companhia, arquiteto de software chefe da américa latina do banco europeu BNP Paribás, arquiteto de software da General Eletric, Deloitte Touche Tohmatsu, Sul América, Grupo Pão de Açúcar, gerente de tecnologia e pesquisa BEA-Oracle, experiência internacional em diferentes projetos e palestrante em eventos sobre SOA. Responsável pela formação de mais de 1200 profissionais no país, com inúmeros cases e mais de 40 clientes corporativos ativos.


Miere Liniel Teixeira

Miere Liniel Teixeira


Músico nas horas vagas, atua na área de tecnologia da informação há 10 anos. Trabalhou em diversos projetos entre Desenvolvimento Web, IA, compressão de videos e sistemas distribuidos. Hoje é arquiteto chefe do ContaAzul, onde é coach de lean development (CleanCode, SOLID, etc), aplica tolerância a falha em software na nuvem e guia o time a tomar as decisões tecnológicas.


Edson Yanaga

Edson Yanaga


Edson Yanaga se considera um Artesão de Software, com um gosto particular por projetos difíceis. Acredita que desenvolver software é mais que uma profissão, é um objetivo de vida. Palestrante de diversos eventos nacionais e internacionais, falando sobre Java, ALM, Cloud Computing, DevOps e Artesanato de Software. Entusiasta de Métodos Ágeis e Software Livre, participando e praticando estes princípios desde 2004. Atua como Líder Técnico da Produtec Informática e Consultor da Ínsula Tecnologia em projetos de inovação que envolvem computação em nuvem, serviços e sistemas distribuídos. Também é professor de pós-graduação de diversas instituições, e instrutor líder da Globalcode no Paraná. Possui diversas certificações (7), em sua maioria destinadas à plataforma Java.


Aldrin Lucier Mendes Leal

Aldrin Lucier Mendes Leal


Aldrin Leal trabalha como Arquiteto, especialmente focado em Nuvem e Big Data. Além de sua cota de anos acumulados nas trincheiras em projetos variando a Telecom, Aerospacial, Governo, ele ainda possui uma paixão para encontrar novos paradigmas e imaginar uma maneira de incorporá-las em novas empreitadas.


Rafael Mueller

Rafael Mueller


Arquiteto e desenvolvedor de software na Inventti Soluções. Bacharel em Ciências da Computação pela UFSC, e especialista em engenharia de software pela IST. Trabalha profissionalmente com software desde 2001, nesses anos já trabalhou com PHP, Java, Ruby e nos últimos 4 anos na plataforma .net. Agilista desde 2004, sempre buscando mudança e melhoria no desenvolvimento de software.


Juliano P Alves

Juliano P Alves


Juliano Alves é especializado em Engenharia de Software pela PUC-SP e considera desenvolver software uma arte. Desenvolvedor a 7 anos, é PSM, possui experiência com Java, Scala, Ruby e Python. Commiter do framework opensource Mirror e do VidaGeek Games, uma plataforma de prática deliberada e gamefication para ensino. Palestrate em eventos como TDC, Caipira Ágil e DevDay. Hoje trabalha na Lambda3, empresa nascida e criada no meio ágil.


Fernando Galdino

Fernando Galdino


Formado em Ciência da Computação pela Unicamp e Mestrado em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, atuou em diversos projetos de TI em empresas como CPqD, IBM e Ericsson ao longo de mais de quinze anos de atuação profissional. Atualmente trabalha como especialista em soluções de SOA e BPM na Oracle do Brasil. Certificado PMP - Project Management Professional pelo PMI.




Público Alvo

Arquitetos de software e desenvolvedores.



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Domingo, 26 de Maio de 2013

Das 8:30 às 19:00 h

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses - Florianópolis - SC

Mais informações