Trilha Arduino

Um Arduino na mão e uma idéia na cabeça. Computação física, Robótica e Domótica simples do básico ao avançado.

Uma trilha para amantes da eletrônica. Se você faz parte desse grupo, venha aprender conosco do básico ao avançado sobre temas como: Arduino, Robótica, Eletrônica, RFID, Raspberry Pi e muito mais. . Um dia cheio de trocas incríveis com outros interessados. Ainda, haverão variadas apresentações curtas de interessantes projetos amadores e profissionais. Participe.

Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Introdução ao Arduino
Introdução ao Arduino
Leandro Mota Guimarães da Silva
O Primeiro contato com o microcontrolador Arduino

Leandro Mota Guimarães da Silva
11:10 às 12:00 Arduino para .NET... É Netduino!
Arduino para .NET... É Netduino!
Marcio Paulo Mello Martins
Se você gosta de fazer experiências, gostaria de criar bugigangas eletrônicas que ninguém mais criou, ou gosta do Arduino mas gostaria de programar seus projetos em .NET, conheça o Netduino! Nesta palestra você irá conhecer o Netduino, para que serve e como integrá-lo aos circuitos eletrônicos mais básicos, para que você possa dar asas à sua imaginação e criar o que quiser! Com o Netduino você pode criar: luzes rítmicas, travas eletrônicas, mini servidores Web, robôs, e tudo o que sua imaginação alcançar! Com Netduino, o código já não é mais o limite!

Marcio Paulo Mello Martins
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Automação Residencial Open-source na prática: controlando dispositivos IR, RS-232, USB e bluetooth pela Internet (Stadium)
Automação Residencial Open-source na prática: controlando dispositivos IR, RS-232, USB e bluetooth pela Internet (Stadium)
Vinicius Morandin Senger
Nesta palestra vamos apresentar todas nossas experiências práticas com automação residencial, predial e geral utilizando tecnologias open-source como Arduino, Java e Android com equipamentos de baixo custo e sem propriedade intelectual. Controle de projetores, aparelhos de vídeo-conferência, luzes, amplificadores e muito mais! Vamos finalizar falando do último projeto que instalamos mais de 12 equipamentos em uma sala de treinamentos super sofisticada usando o premiado @jHomeAutomation.

Vinicius Morandin Senger
14:10 às 15:00
"Quebrando" uma central de alarme doméstica com Arduino e "consertando-a" com RFID
"Quebrando" uma central de alarme doméstica com Arduino e "consertando-a" com RFID
Paulo Marcos Trentin
Nesta palestra pretende-se apresentar as falhas de segurança de alguns alarmes domésticos já existentes no mercado, passando pela análise de dispositivos que trabalham na frequência 433MHz e sua vulnerabilidade. Será mostrado passo-a-passo como assegurar a central contra as falhas apresentadas usando como dispositivo para trava/destrava um cartão/chaveiro RFID gerenciado pelo Arduino.

Paulo Marcos Trentin
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Programação C para Arduino
Programação C para Arduino
Charles Borges de Lima
Programação C para o desenvolvimento profissional de projetos com o Arduino. Vantagens e desvantagens da IDE do Arduino frente ao uso de outros ambientes de programação. Questões de otimização de código e questõe referentes ao projeto de hardware com o Arduino, bem como detalhes do microcontrolador utilizado no Arduino.

Charles Borges de Lima
16:40 às 17:30 Controle de Motor com Arduino provendo interface SNMP
Controle de Motor com Arduino provendo interface SNMP
Felipe Augusto de Souza
Utilização de uma placa Arduino com Ethernet Shield controlando a velocidade de um motor elétrico, sujeito a variações de carga no seu eixo. O código no Arduino disponibiliza uma interface SNMP para ajustes, tornando possível a supervisão de variáveis. Controle a velocidade mandando um tweet durante a palestra!

Felipe Augusto de Souza
Arduino, Amplificador operacional e Motores de passo
Arduino, Amplificador operacional e Motores de passo
Natan Spricigo
Baseia se na construção de um dosador de produtos sólidos, do tipo granulado, podendo ser adaptado para outras utilizações. Utiliza células de carga, onde captura o peso através da pressão inserida sobre a um bloco metálico, transformando a deformação em corrente elétrica através de strain gauges, resistências que variam de acordo com o deslocamento, dispostos associados em um ponte de wheatstone. Utiliza também motores de passo, unipolares e bipolares, onde esses fazem a abertura e fechamento das portas de saída do produto, utilizando fusos, proporcionam um posicionamento preciso no controle de dosagem. O amplificador operacional amplifica sinais elétricos de baixa intensidade, para que sua variação possa ser utilizada para algum fim. E ele que vai determinar o ponto de acionamento dos motores de passo, fechando ou liberando os produtos. Controlando tudo isso, o Arduíno Mega 2560, juntamente com drivers de potência para acionamento dos motores de passo. O arduino também capta de forma analógica o sinal da celula de carga, porem necessita de um amplificador operacional, pois o sinal gerado pela ponte de wheatstone é muito baixo, impossibilitando o conversor analógico digital do Arduíno realizar a leitura. A palestra segue o roteiro de construção do protótipo do dosador, ela mostra as etapas realizadas para a construção, mecânicas, elétricas e codificação para o Arduíno.

Natan Spricigo
17:40 às 18:30 Construindo um analisador de redes com a Raspberry Pi e sus GPIOs
Construindo um analisador de redes com a Raspberry Pi e sus GPIOs
Sergio Cioban Filho
Hoje, quem necessita analizar o tráfego da rede, certamente precisará ou colocar um computador para capturar os pacotes ou dispor de equipamentos caros para isso, mas com o acesso fácil à hardwares embarcados de baixo custo fica relativamente simples construir o seu próprio analisador de tráfego. A idéia desta apresentação é demonstrar a construção e o desenvolvimento de um analisador de trafego de redes utilizando a Raspberry Pi, um display LCD ligado nos GPIOs da placa e software livre. Utilizando a biblioteca wiringPi podemos acessar os pinos da raspberry utilizando as mesmas funções e nomenclaturas utilizadas no Arduíno.

Sergio Cioban Filho
Projetos com Arduino: Open source e reciclagem - A Lata de Cerveja que Seca Mãos e a Luminária Despertador
Projetos com Arduino: Open source e reciclagem - A Lata de Cerveja que Seca Mãos e a Luminária Despertador
Mikael Pontes Fonseca / Saulo Labres
Problemas com importação? Não encontra componentes na sua região? Cansado de esperar as compras da Ásia chegar? Recicle e inove na criação de suas bugigangas! Descricao do projeto: Projeto desenvolvido utilizando a plataforma do Arduino junto com o uso de peças consideradas lixo eletrônico.

Mikael Pontes Fonseca / Saulo Labres
Energia - Arduino para microcontroladores da Texas Instruments
Energia - Arduino para microcontroladores da Texas Instruments
Gustavo Carlos da Silva
Apresentação do Energia, IDE baseada no Arduino para o desenvolvimento de firmwares para as placas de baixo custo da Texas Instruments, as LaunchPads, tanto para o microcontrolador MSP430 quanto para o Stellaris ARM Cortex M4.

Gustavo Carlos da Silva
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração


Luiz Augusto Pena de Ávila

Luiz Augusto Pena de Ávila


Desenvolvedor de sistemas há mais de 15 anos, trabalha com a plataforma java desde 1997. Entre 2005 e 2009 foi um dos lideres do Grupo de Usuários Java de Santa Catarina (GUJavaSC). Trabalhou em grandes projetos com foco em gestão pública, educação e entretenimento, entre outros. Entusiasta de eletrônica e robótica desenvolve projetos de automação predial utilizando Arduíno e tecnologias de identificação por Radio Frequencia (RFID).


Natan Spricigo

Natan Spricigo


Desenvolvedor Web na empresa Camtwo sistemas, com dois anos de experiência, Formado em Ciência da computação pela Unoesc Xanxerê, cursando pós graduação em Engenharia de sistemas computacionais embarcados pela Unoesc Joaçaba, palestrante do TDC Florianópolis em 2013 (Arduino, Amplificador operacional e Motores de passo) e 2014 (Irigasoft - Irrigação utilizando Arduino).


Charles Borges de Lima

Charles Borges de Lima


Charles Borges de Lima é professor do Dept. de Eletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), onde, a mais de 6 anos, ministra aulas sobre microcontroladores nos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. É doutor em engenharia elétrica e é aficionado por projetos eletrônicos microcontrolados.


Marcio Paulo Mello Martins

Marcio Paulo Mello Martins


Bacharel em Ciência da Computação e Pós Graduando em Engenharia de Software, trabalha como Analista Desenvolvedor Senior na FCamara Formação & Consultoria, atuando como consultor na Unimed do Estado de São Paulo. Desenvolve softwares corporativos e jogos desde 1988, e escreve para sites e revistas especializadas desde 2008. Também é escritor e realiza projetos de automação residencial com o Netduino.


Felipe Augusto de Souza

Felipe Augusto de Souza


Engenheiro de Controle e Automação e Mestre em Engenharia de Automação e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Participou de projetos inovadores na área de tráfego urbano e teve empresa com foco em soluções na área, tanto com software quanto hardware. Trabalha hoje com projetos relacionados à tráfego. Possui experiência em programação de Firmware (C,C++) e softwares de alto nível, principalmente em Python.


Leandro Mota Guimarães da Silva

Leandro Mota Guimarães da Silva


Desenvolvedor de aulas sobe Arduíno. Ministra palestras pelo estado sobre Arduíno. Ministrou aulas de robótica. É Técnico em Eletrônica pelo IFSC. Atualmente estuda Engenharia Elétrica na UFSC.


Gustavo Carlos da Silva

Gustavo Carlos da Silva


Graduando em Ciência da Computação na Universidade Federal de São Paulo, Técnico em eletrônica atuando no desenvolvimento de sistemas embarcados desde 2010.


Vinicius Morandin Senger

Vinicius Morandin Senger


Trabalha com desenvolvimento de software desde os 13 anos de idade foi instrutor e consultor da Sun Microsystems e fundou a Globalcode. Trabalha com Java desde há mais de 10 anos com foco em Java EE e embarcados. Adepto ao movimento de hardware open source desenvolvendo projetos de automação e robótica de baixo custo.



Sergio Cioban Filho

Sergio Cioban Filho


Especialista em Redes e Segurança de sistemas pela PUCPR, Tecnólogo em Gestão de TI, Técnico em eletrônica, Certificado LPIC2, possui mais de 8 anos de experiência em Linux, redes, virtualização, roteamento avançado, segurança de rede, servidores, cluster, OpenLdap, ShellScript, Python, C, PHP, entre outras tecnologias. Já teve a oportunidade de palestrar em grandes eventos de TI no Brasil, como FISL, LinuxCon e SoLiSC. Mais infos: http://cioban.cc/site/curriculo


Saulo Labres

Saulo Labres


Tecnólogo em Sistemas de Energia, Técnico em Eletrônica e Técnico em Refrigeração pelo IFSC. Atualmente trabalha com comissionamento de usina hidrelétrica e utiliza a plataforma do Arduino como hobby.


Paulo Marcos Trentin

Paulo Marcos Trentin


Graduado em Ciência da Computação, trabalha com desenvolvimento Web (PHP + Symfony e tecnologias HTML5). Trabalhou como profesor do curso de Robótica com Arduino na escola CDI Videira. Dono e mantedor do site www.paulotrentin.com.br onde publica estudos com eletrônica, programação e Arduino.


Mikael Pontes Fonseca

Mikael Pontes Fonseca


Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Eletrônica, ambos pelo IFSC. Hobbysta e aficionado por projetos de sistemas embarcados de baixo custo, trabalha no Laboratório de Eletromagnetismo e Compatibilidade Eletromagnética da UFSC atuando na parte técnica de ensaios e pesquisas.



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Domingo, 26 de Maio de 2013

Das 8:30 às 19:00 h

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses - Florianópolis - SC

Mais informações