Trilha Android

Conhecendo e entendendo a plataforma móvel mais popular do mundo!

A plataforma móvel Android é líder em market share mundial, além disso, entrou 2013 com uma necessidade muito grande de profissionais habilitados. Faça parte deste mundo você também.

Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 O caminho das pedras para uma boa aplicação Android
O caminho das pedras para uma boa aplicação Android
Neto Marin
Nessa palestra será discutido o cenário da plataforma Android no Brasil e no mundo e como aproveitar essa oportunidade. E mais, como e onde encontrar as guidelines, guia de design e as ferramentas para o desenvolvimento Android. Mesmo se você já desenvolve para Android, vai gostar de saber como fazer uma app ainda melhor.

Neto Marin
11:10 às 12:00 Fragments - Reusabilidade de Layouts
Fragments - Reusabilidade de Layouts
Leonardo Rossetto
- O que são fragments? - Pequena explicação sobre o que são fragments como eles surgiram, qual o propósito deles. - Como utiliza-los? - Exemplos práticos de utilização como troca dinâmica do mesmo dentro da Activity lifecycle. - Reusabilidade (Celular X Tablet) - Pequena demonstração de como reutiliza-los para fazer layouts poderosos entre tablets e celulares. - Melhores práticas - Práticas recomendadas para utilização de fragments dentro da activity lifecycle, delegação de métodos.

Leonardo Rossetto
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 As Melhores Bibliotecas do Android
As Melhores Bibliotecas do Android
Ricardo Ogliari / Marcelo Quinta
No desenvolvimento Android geralmente utilizamos bibliotecas de terceiros ou até mesmo do Google, que nos ajudam e aceleram a etapa de codificação. Quais seriam as principais bibliotecas dentre as dezenas existentes e disponíveis? A palestra objetiva responder esta pergunta.

Ricardo Ogliari / Marcelo Quinta
Saiba como se dar bem nos negócios dentro da plataforma Android.
Saiba como se dar bem nos negócios dentro da plataforma Android.
Santhyago Gallao
Saiba como se dar bem nos negócios dentro da plataforma Android.

Santhyago Gallao
14:10 às 15:00
Android, Sensores e Eletrônica
Android, Sensores e Eletrônica
Robison Cris Brito
Android, Sensores e Robótica.

Robison Cris Brito
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Escreva sua app Android sem gastar energia
Escreva sua app Android sem gastar energia
George H. Silva
As restrições das plataformas móveis, a concorrência e a facilidade dos usuários em recomendar ou criticar as aplicações tornaram o desafio dos desenvolvedores muito maior nas lojas de aplicativos. Além das preocupações com arquitetura e um bom plano de testes, as restrições de bateria e desempenho menor que as plataformas tradicionas exigem mais criatividade para encontrar o melhor balanço entre responsividade e consumo de energia. Nosso foco será apresentar um guia prático de como criar software eficiente no uso de energia, discutir quando precisamos lidar com o balanço entre resposta ao usuário e uso de energia visitando as principais ferramentas que auxiliam o desenvolvedor a melhorar o uso de energia e a responsividade de sua aplicação. Venha conhecer o trabalho que a Intel Software está fazendo no ecossitema Android que beneficia o desenvolvimento para todos dispositivos.

George H. Silva
16:40 às 17:30 Android Aplicado ao Mundo Corporativo e Integração com o ERP SAP
Android Aplicado ao Mundo Corporativo e Integração com o ERP SAP
Marcelo de Moraes Schambeck
Explorando o máximo da plataforma Android em aplicações críticas na Indústria e Integração com o ERP SAP utilizando WebServices.

Marcelo de Moraes Schambeck
ACRA - Application Crash Report for Android
ACRA - Application Crash Report for Android
Anderson Andreatta
Tem um aplicativo android publicado e deseja saber os detalhes dos erros que eventualmente acontece nas mãos dos usuários finais? Venha conferir nesta palestra como a biblioteca ACRA pode ajudar.

Anderson Andreatta
17:40 às 18:30 BlocoDroid: diversão e aprendizado que rendeu R$ 1.000
BlocoDroid: diversão e aprendizado que rendeu R$ 1.000
Bruno Borges
Em 2011 o objetivo era apenas de criar uma aplicação para uso próprio, com a programação dos blocos de rua do Rio de Janeiro, e aprender a programar e desenvolver aplicações para Android. Em 2012, o objetivo foi de melhorar a interface, deixando-a mais atraente. Mas em 2013 foi o momento de ganhar algum trocado com isso, e também de aprender a como cobrar, integrar com meios de pagamento, e como fazer o Marketing da aplicação. Conheça o caso de sucesso do BlocoDroid.

Bruno Borges
Bate-papo sobre monetização Android
Bate-papo sobre monetização Android
Todos os participantes
Todos palestrantes debatendo sobre um assunto muito importante no mundo Android, a monetização dos aplicativos. O que é melhor? Vender o aplicativo? Distribuir livremente e vender conteúdo? Apostar em uma abordagem trial? Responderemos estas e outras questões neste debate.

Todos os participantes
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Ricardo Ogliari

Ricardo Ogliari


Desenvolvedor Sênior Android. Bacharel em Ciência da Computação. Especialista em Web: Estratégias de Inovação e Tecnologia. MBA em Aplicativos e Jogos Móveis. Co-autor do livro Android: do Básico ao Avançado. Mais de 350 publicações entre livro, artigos em revistas e sites especializados, palestras e workshops. Um dos 10 nomes do Open-Hardware em 2013, eleito pela revista iMasters.



Marcelo Quinta

Marcelo Quinta


Desenvolvedor móvel (principalmente Android e iOS), atua como professor em Engenharia de Software na UFG e de vez em quando se arrisca em trabalhar UX. Google Developer Expert em Android, Intel Innovator e mentor do programa de startups do Google, já fez muitos aplicativos, que rodam desde o STF até a China. Na comunidade, coordenada o GDG Goiânia e participa do GOJava.


Anderson Andreatta

Anderson Andreatta


Professor e empreendedor na área de informática. Trabalho com desenvolvimento de aplicações web e mobile. Uso de modelos enxutos de trabalho, focados na produtividade e qualidade dos produtos.


Bruno Borges

Bruno Borges


Gerente de Produtos da Oracle na linha Java EE como GlassFish e WebLogic. Profissional da área há 10 anos, atuou em empresas como EDS/HP, CETIP, Summa Technologies, CETIP, Neociclo e agora arquiteto de sistemas na wdev; desenvolve softwares e soluções em padrões de integração (EIPs), aplicativos Web e aplicativos Android. Participante de comunidades de software livre (RioJUG, SouJava, Apache Software Foundation, #horaextra), fundou o grupo Wicket em Português e contribui para projetos Open Source da ASF.


George H. Silva

George H. Silva


Formado em Ciência da Computação e Engenharia Elétrica, é o Comunity Manager de Android da Intel do Brasil. Com experiência profissional na Coréia do Sul, participou do projeto LiMo Foundation desde 2008 pela LG Electronics. Em 2010, passou a desenvoler a plataforma Android para smartphones. Atualmente trabalha com o ecossistema de desenvolvimento de software brasileiro pela Intel Software. Áreas de interesse: software embarcado; programação distribuida e paralela.




Marcelo Quinta

Marcelo Quinta


Desenvolvedor móvel (principalmente Android e iOS), atua como professor em Engenharia de Software na UFG e de vez em quando se arrisca em trabalhar UX. Google Developer Expert em Android, Intel Innovator e mentor do programa de startups do Google, já fez muitos aplicativos, que rodam desde o STF até a China. Na comunidade, coordenada o GDG Goiânia e participa do GOJava.


Neto Marin

Neto Marin


Neto Marin trabalha há 13 anos com desenvolvimento de software, com passagens por grandes empresas brasileiras e principalmente no mercado de comunicação / mobilidade. Há mais de 5 anos no Google trabalhando inicialmente na área de Andriod Developer Relations, Neto está agora como evangelista técnico da plataforma Actions on Google (AoG) que permite aos desenvolvedores a criarem apps que funcionam com o Google Assistant.



Ricardo Ogliari

Ricardo Ogliari


Desenvolvedor Sênior Android. Bacharel em Ciência da Computação. Especialista em Web: Estratégias de Inovação e Tecnologia. MBA em Aplicativos e Jogos Móveis. Co-autor do livro Android: do Básico ao Avançado. Mais de 350 publicações entre livro, artigos em revistas e sites especializados, palestras e workshops. Um dos 10 nomes do Open-Hardware em 2013, eleito pela revista iMasters.



Robison Cris Brito

Robison Cris Brito


Robison Cris Brito é Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde ministra aulas sobre tecnologia Java e computação móvel para os cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação. Evangelista das novas tecnologias, ministra palestras e minicursos em universidades e eventos. Autor do livro "Android: do Básico ao Avançado" e "Java ME na Prática".


Santhyago Gallao

Santhyago Gallao


Santhyago Gallão é o líder técnico do UX Development da Samsung, porta-voz da Comunidade Android Brasil e o Organizador do Google Developer Group de Manaus. Cursou Ciências da Computação, Gestão de Tecnologia da Informação e pós-graduação em Design Centrado no Usuário. Possui mais de 15 anos de experiência em computação e sua experiência inclui, mas não se limita à redes de computadores, sistemas operacionais, governança de TI e mobilidade tecnológica. Tem participação em eventos nacionais e internacionais de tecnologia, comunicação e experiência de usuário.





Público Alvo

Entusiastas e interessados em ingressar no desenvolvimento de aplicações móveis.



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Facebook | Álbum

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Sexta-feira, 24 de Maio de 2013

Das 8:30 às 19:00 h

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses - Florianópolis - SC

Mais informações