Trilha Ruby

Nem só de Rails vive o Ruby

Ruby possui um eco-sistema que vai muito além do Rails. Nesta trilha você poderá conhecer diversas soluções além de projetos web, e ainda explorar features pouco conhecidas da linguagem.


Público Alvo

Desenvolvedores Ruby e entusiastas em Rails que gostariam de conhecer outras soluções que a linguagem oferece


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 A ferramenta ideal: uma questão de perspectiva.
A ferramenta ideal: uma questão de perspectiva.
Ricardo Valeriano
Como aproveitar o que a sua ferramenta preferida tem de melhor, sem ter que lidar com o que ela tem de ruim? Esse talk é sobre uma experiência vivida durante o desenvolvimento de uma plataforma de ensino online para qual uma das soluções que se provou mais efetiva foi o uso não de uma única linguagem ou framework. Mas sim de tecnologias específicas para problemas específicos e pontuais. Um ponto importante e crítico dessa abordagem é a integração de todos esses micro sistemas.

Ricardo Valeriano
11:10 às 12:00 Automação de ambiente de infraestrutura com Puppet
Automação de ambiente de infraestrutura com Puppet
Bruno Coimbra
Está tendo problemas para manter seu parque de máquinas? Tem sido difícil manter as configurações mais do que 10 máquinas? Precisa provisionar mais algumas máquinas para suprir um crescimento repentino? Esta palestra tem como objetivo responder estas questões além de auxiliar a manter sua sanidade quando precisar manter perfis de configuração distintos entre as máquinas do seu parque. E o mais legal de tudo, utilizando Ruby :D e demonstrando que o potencial da linguagem é muito maior do que apenas o seu uso para desenvolvimento Web.

Bruno Coimbra
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Dicas e truques com Ruby
Dicas e truques com Ruby
Nando Vieira
Conheça algumas dicas, truques e mágicas que o Ruby permite fazer. Você conhecerá uma série padrões, com explicações detalhadas, de técnicas usadas por muitos desenvolvedores como Metaprogramação, Arrays, Hashes, dentre outros. Não sabe o que é um iterator? Não entende o conceito de blocos, closures e lambdas? Tem dúvidas do que é Duck Typing e como o Ruby utilizada isso como um dos princípios da linguagem? Então esta palestra é para você!

Nando Vieira
14:10 às 15:00
Porque você não deve usar os callbacks do ActiveRecord
Porque você não deve usar os callbacks do ActiveRecord
Cássio Marques
Por que o uso de callbacks do ActiveRecord implica em um design OO pobre e altamente acoplado? Problemas com suítes de teste extremamente lentas e desorganizadas? Aqui você irá conhecer algumas técnicas para que o uso de callbacks não seja necessário.

Cássio Marques
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Ruby é lento?
Ruby é lento?
Douglas Campos
Um olhar crítico sobre os problemas de performance da linguagem, e como o JRuby resolve boa parte deles.

Douglas Campos
16:40 às 17:30 Lightning Talks
Lightning Talks

Este é um espaço aberto para mini-apresentações (5 ou 10 minutos) do público do evento.


17:40 às 18:30 Ruby: Patterns e Anti-Patterns
Ruby: Patterns e Anti-Patterns
Fábio Akita
A definir

Fábio Akita
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Victor Hugo Germano

Victor Hugo Germano


Co-Fundador da Lambda3, atuando como CEO. Cientista da Computação, escalador e mais recentemente: empreendedor. Trabalhando com métodos ágeis desde 2003, já viu várias empresas falirem. Depois de inúmeras tentativas "in company" de mudança cultural, cansou de trabalhar para os outros e decidiu o óbvio: fazer a própria empresa dar certo. Assim nasceu a Lambda3, empresa multidisciplinar que atualmente possui projetos Ágeis de diversos tamanhos em muitas indústrias diferentes. Neste momento, Victor é um dos diretores do Board da Agile Alliance Global, conselheiro da Agile Alliance Brazil e faz parte da organização inúmeros eventos no Brasil e no Mundo


Raphael Molesim

Raphael Molesim


Sou consultor em Enterprise Agility na McKinsey & Company, eu ajudo as empresas a alcançar agilidade nos negócios. Trabalho com desenvolvimento de software desde 2005, já trabalhei tanto como cliente, como fornecedor em diversas empresas como MyHome.ie (Irlanda), Lambda3, Redecard, entre outras. Conheci métodos ágeis em 2008 quando trabalhava como desenvolvedor adotando práticas de engenharia ágil. Atualmente tenho me dedicado em transformação digital, atuando em projetos na América Latina, ajudando empresas a redesenharem jornadas de cliente para o mundo digital e a revisitarem as estruturas corporativas para habilitar agilidade nas pontas, como o sistemas de gestão de desempenho. Sou bacharel em Sistemas de Informação pela EACH/USP.



Bruno Coimbra

Bruno Coimbra


Desenvolvedor Ruby e Ruby on Rails, DevOp quando necessário. Entusiasta de Software Livre. Leitor assíduo de Bernard Cornwell. Protótipo de dançarino de Rock-a-billy nos finais de semana (e sempre que sobra um tempo).


Cássio Marques

Cássio Marques


Apaixonado por linguagens de programação, open-source, algorítmos, técnicas para testes automatizados e desenvolvimento web. Possui experiência com diversas linguagens, como Ruby, JavaScript, C/C++ e Java. Participa da comunidade Ruby brasileira como membro do Guru-SP, palestrando e contribuindo em projetos opensource. Atualmente é desenvolvedor da Concrete Solutions.


Douglas Campos

Douglas Campos


Douglas 'qmx' Campos is an old-school language-agnostic developer, working with software for more than 14 years. Passionate about opensource technologies, he created dynjs, is a JRuby committer, and contributes to projects like TorqueBox, VRaptor, Restfulie, jitescript, invokebinder and many more. He is currently working on the AeroGear project at JBoss by Red Hat.


Fábio Akita

Fábio Akita


Fabio Akita é um conhecido blogueiro e evangelista da comunidade Ruby on Rails e Agile. Foi Gerente de Projetos na Locaweb, onde também fez parceria na concepção da conferência anual Rails Summit (rebatizada de "RubyConf Brasil") e Gerente de Projetos pela Gonow Tecnologia. Já trabalhou como Brazil Rails Practice Manager para a consultoria americana Surgeworks LLC. Por mais de 5 anos foi consultor de integração e desenvolvimento no mundo SAP. Tem mais de 15 anos de experiência nas áreas de desenvolvimento de software e gestão de projetos, dá palestras em faculdades e conferências de tecnologia e gestão.


Nando Vieira

Nando Vieira


[Nando Vieira](http://nandovieira.com.br) escreve sobre Rails desde 2006 no [Simples Ideias](http://simplesideias.com.br), um dos blogs mais conhecidos sobre o assunto no Brasil. Atualmente trabalha na Locaweb, mas já passou por empresas como UOL e Abril. Já palestrou em diversos eventos relacionados a desenvolvimento como Rails Summit, Ceará on Rails, Oxente Rails, Brazil.js e DevInSampa. É também o fundador do [Codeplane](http://codeplane.com.br), além de manter [dezenas de projetos](http://github.com/fnando).


Ricardo Valeriano

Ricardo Valeriano


Participou da equipe que desenvolveu um serviço chamado hpG e, durante esse trabalho, se apaixonou por desenvolvimento para web. Desde então teve experiências com diversas linguagens de programação e tecnologias, e passou a se interessar e estudar cada vez mais metodologias ágeis de desenvolvimento. Tem um gosto especial por Ruby e o framework Rails, inclusive ministra aulas na Caelum sobre o assunto. Além disso também ministra cursos de Java e JavaScript e dispositivos móveis, sobretudo o iPhone e o iPad.


Data e Local

Sábado, 7 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode