Trilha Front-End

Se aprofundando no mundo do HTML, CSS e Javascript

HTML, CSS e Javascript. Por muito tempo vistos como tecnologias secundárias da web, hoje recebem grande foco. Aproximadamente 75% da performance de uma página depende do front end, e esta trilha tem como objetivo fazer com que maximize este resultado.


Público Alvo

Programadores HTML, CSS e Javascript, designers de interface e de interação, arquitetos de informação. Desenvolvedores back end querendo aperfeiçoar técnicas de desenvolvimento client-side.


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Responsive Design Sem Mitos
Responsive Design Sem Mitos
Bernardo Heynemann

Responsive design é a técnica de adaptar um mesmo conteúdo para diversos dispositivos e tamanhos de tela.

Nesta palestra faremos uma demonstração de um site responsive, serão mostrados os principais mitos e problemas de implementação.


Bernardo Heynemann
11:10 às 12:00 Como usar Canvas, SVG e WebGL sem uma máquina do tempo
Como usar Canvas, SVG e WebGL sem uma máquina do tempo
Zeno Rocha

Aprenda como utilizar tecnologias como Canvas, SVG e WebGL para desenvolver hoje a próxima geração de páginas web.


Zeno Rocha
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Estilizando Folhas de Estilo com Estilo
Estilizando Folhas de Estilo com Estilo
Bernard De Luna

Veja como desenvolver CSS aproveitando ao máximo a performance dos browsers de forma organizada, além de aprender a desenvolver com foco na modularização (OOCSS, Smacss) e algumas mágicas, tudo isso com muito estilo.


Bernard De Luna
14:10 às 15:00
Front-end: o futuro e além
Front-end: o futuro e além
Zeno Rocha / José Papo / Bernard De Luna / Bernardo Heynemann / Eduardo Shiota Yasuda / Renato Mangini

Um debate entre toda a audiência da trilha Front-end e os palestrantes disponíveis.

Envie

Perguntas, opiniões, sugestões, idéias.

Participe enviando suas perguntas e sugestões através do link: http://bit.ly/tdc2012-fe


Zeno Rocha / José Papo / Bernard De Luna / Bernardo Heynemann / Eduardo Shiota Yasuda / Renato Mangini
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Acelerando sites ou aplicações web com uma CDN: dicas e exemplos práticos
Acelerando sites ou aplicações web com uma CDN: dicas e exemplos práticos
José Papo

Nessa palestra daremos várias dicas para desenvolvedores Web acelerarem seus sites e aplicações partindo da base de uma CDN.

O objetivo é conseguir velocidades até 80% melhores nos sites com o uso dessas práticas.


José Papo
16:40 às 17:30 Arquitetura do Front-end em Aplicações de Larga Escala
Arquitetura do Front-end em Aplicações de Larga Escala
Eduardo Shiota Yasuda

Para desenvolver um site institucional simples ou um hotsite pequeno, não é preciso muito mais que um pouco de HTML, um ou dois arquivos de CSS, alguns arquivos de JavaScript, e um sistema de CMS. No entanto, à medida que a complexidade de um site aumenta, o código passa a se tornar cada vez mais extenso, complexo, difícil de ser organizado, e projeto acaba virando um grande "code spaghetti".

Para garantir que isso não aconteça, é necessário implementar uma estrutura sólida para o HTML, CSS e JavaScript, de modo que os componentes da aplicação funcionem independentemente e sejam facilmente mantidos e modificados. Nesta palestra, irei mostrar como elaborar uma arquitetura de front-end que sustente uma aplicação de larga escala.


Eduardo Shiota Yasuda
17:40 às 18:30 Fazendo web apps que conversam entre si com WebIntents
Fazendo web apps que conversam entre si com WebIntents
Renato Mangini
WebIntents permitem que aplicações web deleguem e exponham funcionalidades e conversem entre si de uma forma incrivelmente simples. Aprenda nesta sessão o que é e como usar esse recurso poderoso.

Renato Mangini
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Daniel Filho

Daniel Filho


Daniel Filho é programador front end, com grande foco no desenvolvimento de interfaces e interações. Com experiência em aplicações web móveis, sempre focando a performance do HTML, CSS e JavaScript.


Paulo Fernandes

Paulo Fernandes


Paulo Fernandes é desenvolvedor de software há mais de 5 anos. Desenvolvedor apaixonado pelo que faz, seja Web ou Mobile. Nas horas vagas ele ajuda a comunidade sendo um dos coordenadores do Google Developer Group de São Paulo


Bernard De Luna

Bernard De Luna


Atua em Design de interfaces e Desenvolvimento Front-end há 14 anos, já tendo trabalhado em diversos projetos no Brasil, EUA, Inglaterra e Austrália. Nos últimos 2 anos liderou o Front-end da Petrobras no RJ e atualmente é UX e Diretor Criativo da Melt DSP em São Paulo.


Bernardo Heynemann

Bernardo Heynemann


Atual líder técnico da home da Globo.com. Possui mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de software. Criador dos projetos Pyccuracy, Skink, Ion, Thumbor e pyVows. Responsável direto pela implementação de responsive design nos portais etc.globo.com e www.globo.com.


Eduardo Shiota Yasuda

Eduardo Shiota Yasuda


Eduardo Shiota Yasuda já estudou Ciência da Computação, acabou se formando em Design Gráfico, e trabalha com Front-end Engineering há 10 anos, atuando em desde hotsites pequenos até grandes aplicações web. Ama códigos elegantes, modulares e legíveis, layouts centrados no usuário, documentos semânticos, CSS modular, e ama as melhores partes do JavaScript.


José Papo

José Papo


José Papo é Developer Relations Program Manager no Google. Também já trabalhou na Amazon (AWS) e na Microsoft. É desenvolvedor de software, evangelista de novas tecnologias e mestre em engenharia da computação pelo IPT. Também atua como professor de pós-graduação na PUC-SP. Fala sobre tendências tecnológicas, computação em nuvem, agilidade, inovação e desenvolvimento de produtos em seu twitter @josepapo


Renato Mangini

Renato Mangini


Renato Mangini trabalha na equipe Chrome do Google. Seu objetivo é ajudar a comunidade de desenvolvedores web a transformar tecnologia web em produtos mágicos e surpreendentes.



Data e Local

Domingo, 8 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode