Trilha .NET

Uma nova era do desenvolvimento de software

Vários lançamentos ocorreram e estão ocorrendo neste ano, e cada vez mais a plataforma .NET fica melhor. Venha ver o s principais lançamentos do ano e como utilizá-los no seu dia a dia. Teremos ASP.NET MVC4, Web API, Visual Studio 2012, .NET Framework 4.5, Entity Framework, C# 5, entre outros. Aproveite!


Público Alvo

Desenvolvedores de Software, Analista de Sistemas, Arquitetos de Software, Gamers e entusiastas.



Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Aplicações Web com ASP.NET MVC 4 para multiplos dispositivos
Aplicações Web com ASP.NET MVC 4 para multiplos dispositivos
André Baltieri
O aumento contínuo de dispositivos com acesso a internet vem crescendo cada dia mais, e nós, desenvolvedores, devemos preparar nossas aplicações para que se adequem a diversas resoluções, a utilizar menos bateria, a fazer menos requisições ao servidor. Veja nesta palestra algumas dicas de como tornar isto possível na plataforma .NET com ASP.NET MVC. Serão abordados os seguintes tópicos - Criação de aplicação Web - Criação de aplicação Mobile - Criação de aplicações mistas (Web/Mobile) - Dicas para desenvolvimento de aplicações Web para dispositivos móveis - Frameworks para layouts mobile

André Baltieri
11:10 às 12:00 Novidades sobre Testes de Unidade com Visual Studio 2012
Novidades sobre Testes de Unidade com Visual Studio 2012
André Dias
Nesta palestra veremos as principais novidades do Visual Studio 2012 em relação a testes de unidade. Será abordado o Microsoft Fakes, o novo framework de Isolamento da Microsoft, mostraremos também o novo suporte do Visual Studio para frameworks de testes de terceiros com NUnit, além de outros recursos como Continuous Test Runner, melhorias no Code Coverage, etc.

André Dias
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Turbine sua aplicação .Net com interface de toque (touch), gestos e sensores
Turbine sua aplicação .Net com interface de toque (touch), gestos e sensores
Luciano Palma
O mundo da tecnologia está migrando da interface WIMP (Windows, Icons, Menus, Pointers) para o modelo MPG (Multitouch, Physics, Gestures). Veja como adaptar sua aplicação .Net para utilizar o novo modelo de interface dos novos dispositivos do mercado e para implementar soluções inovadoras através de sensores como GPS, acelerômetro, giroscópio, fotômetro, etc, presentes nos modernos Ultrabooks, tablets e smartphones.

Luciano Palma
14:10 às 15:00
ASP.NET WEBAPI
ASP.NET WEBAPI
Luis Gustavo Lopes Furtado
Apresentação da WEB API, nova tecnologia da Microsoft para o ASP.NET Framework 4.5 para trabalhar com REST. Sem dúvida uma das grandes tendências mundiais para o desenvolvimento, que oferece total liberdade à interfaces e clientes. Na apresentação será demonstrado conceitos do REST e Testes de Conceito, com implementação em duas tecnologias diferentes consumindo o serviço produzido.

Luis Gustavo Lopes Furtado
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Novidades do Entity Framework 5 e Integração com Odata
Novidades do Entity Framework 5 e Integração com Odata
Marcelo Paiva
Veja como é simples criar uma API de serviço e compartilhar informações com outros sistemas e plataformas. Conheça a evolução do Entity Framework 5, que agora é Open Source, de forma prática e objetiva. Abordaremos as novidades como o uso do enumeradores e também a criação e consumo de serviços oData (REST) para Web.

Marcelo Paiva
16:40 às 17:30 Programação assíncrona com C# 5 (Stadium)
Programação assíncrona com C# 5 (Stadium)
Giovanni Bassi
O ambiente de execução do Windows fornece um ambiente robusto para programação assíncrona. A incorporação do suporte async na linguagem C# 5 simplifica a programação assíncrona, principalmente quando combinada com as extensões nas APIs do .NET Framework 4.5. Não há mais a necessidade de se usar métodos de callback.

Giovanni Bassi
17:40 às 18:30 Novidades do .NET Framework 4.5
Novidades do .NET Framework 4.5
Rogério Moraes de Carvalho
Veja um resumo das principais novas características e melhorias do .NET Framework 4.5 para desenvolvedores da plataforma .NET. A ideia da palestra é apresentar informações sobre as principais novidades e melhorias do .NET Framework 4.5 para desenvolvedores da plataforma .NET, abordando os seguintes tópicos: - .NET para apps Windows Store: Subconjunto do .NET Framework 4.5 para construir apps para Windows Store no Windows 8. - Biblioteca de classes portáteis Novo projeto no Visual Studio 2012 para criação assemblies que funcionam em múltiplas plataformas do .NET Framework. - Novas características e melhorias no CLR e nas classes do .NET Framework 4.5 Suporte a arrays com mais de 2 GB de tamanho, JIT para processadores com múltiplos núcleos, melhorias na compressão ZIP, etc. - Managed Extensibility Framework (MEF) Suporte a tipos genéricos, programação baseada em convenções, escopos múltiplos, subconjunto do MEF para apps Windows Store. - Computação paralela Melhorias do .NET Framework 4.5 no suporte a programação paralela. - ASP.NET 4.5 Melhor suporte a HTML5, integração da biblioteca AntiXSS para proteger contra scripts cross-site, suporte ao protocolo WebSockets, leitura e escrita assíncrona de requisições e respostas HTTP, etc. - ASP.NET MVC 4 - Windows Presentation Foundation (WPF) 4.5 Controle Ribbon, interface INotifyDataErrorInfo, novas características das classes VisualizingPanel e Dispatcher, etc. - Windows Communication Framework (WCF) 4.5 Simplificação dos arquivos de configuração gerados, suporte a desenvolvimento baseado em contratos, etc. - Windows Workflow Foundation (WF) 4.5 As principais novas características incluídas no WF 4.5.

Rogério Moraes de Carvalho
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Rodrigo Kono

Rodrigo Kono


Microsoft MVP, MCP, MCTS, MCPD e MCT. Possui mais de onze anos de carreira em desenvolvimento de aplicações, graduado em Ciências da Computação e atualmente é Arquiteto de Software pela Allen. Fundou o grupo de usuários DevGoiás.NET, é um dos disseminadores da plataforma.NET no Brasil, é membro do board da INETA (International .NET Associations), ministrou palestras nas principais capitais do país e em grandes eventos como o TechEd, totalizando mais de 15.000 pessoas nos últimos nove anos. Adora correr e de uma boa partida de futebol e Guitar Hero no XBOX.


Giovanni Bassi

Giovanni Bassi


Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é melhor que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP depois que notaram que gostava de se envolver com a comunidade. Já palestrou sobre .NET, Ruby, Node.js, Front-end e Backend, Agile, etc. No Brasil, e no exterior. Lidera diversos grupos de usuários, como o Brasil .NET, o .NET Architects, e o Docker SP. É instrutor da Scrum.org e fundador da Lambda3.



Giovanni Bassi

Giovanni Bassi


Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é melhor que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP depois que notaram que gostava de se envolver com a comunidade. Já palestrou sobre .NET, Ruby, Node.js, Front-end e Backend, Agile, etc. No Brasil, e no exterior. Lidera diversos grupos de usuários, como o Brasil .NET, o .NET Architects, e o Docker SP. É instrutor da Scrum.org e fundador da Lambda3.



Marcelo Paiva

Marcelo Paiva


Envangelista .Net, MCP, MTA e IBM CLP. Gerente Desenvolvimento na Softprime Soluções. Possui conhecimentos em ferramentas de workflow, infra-estrutura de servidores e redes. Trabalha com o .Net desde a versão 1.0 e atualmente desenvolve projetos com o .Net Framework 4.0 utilizando tecnologias WCF Data Services, Entity Framework e WCF.


Luis Gustavo Lopes Furtado

Luis Gustavo Lopes Furtado


Apaixonado por inovação. Arquiteto de informação e analista de sistemas. cursei Ciências da computação na UFG, depois Administração em Marketing e pós graduado em Gestão de Projetos. Tenho mais de 8 anos no desenvolvimento WEB, com larga experiencia em client side (javascript, jquery, css, html) e outras linguagens como ASP.NET e PHP.


Rogério Moraes de Carvalho

Rogério Moraes de Carvalho


Vem sendo premiado como Most Valuable Professional (MVP) pela Microsoft desde 2009, há 8 anos. Tem trabalhado com a plataforma .NET desde 2001 (versão Beta 1) e está focado na evolução da plataforma com os novos frameworks Core multiplataforma (.NET Core, ASP.NET Core e Entity Framework Core). É palestrante frequente em grandes eventos e congressos de TI pelo Brasil, incluindo Campus Party, Microsoft Tech Road, MVP V-Conf, TechEd Brasil, TDC (The Developer?s Conference), QCon, dentre outros. Participa com frequência como palestrante em grupos de usuários como DFJUG e SQLServerDF, e da organização de eventos presenciais e virtuais de TI. Atualmente, ele é consultor e desenvolvedor do Cebraspe/Cespe.



Luciano Palma

Luciano Palma


Electronic Engineer with MBA in Enterprise Management. 20+ years in the Technology Industry, including the roles of Google Business Group Lead (Google), Community Manager (Intel) , Technical Evangelist, Consultant and Premier Field Engineer (Microsoft). 4 years experience as a Developer in England and Italy. Founder of Desquebre (a startup that helps people fixing their home appliances) and GBG São Paulo Manager.



André Baltieri

André Baltieri


Microsoft MVP desde 2013, trabalha com aplicações Web desde 2013 tendo atuado em projetos de pequeno, médio e grande porte no Brasil e Estados Unidos.

Apesar do grande vínculo com a Microsoft, é amante das tecnologias Open Source, onde atua boa parte do tempo.

Atualmente trabalha com consultorias e treinamentos, tendo passado por inúmeras empresas no Brasil, e é CIO da plataforma de cursos online, balta.io.



André Dias

André Dias


André Dias é CQO (Chief Quality Officer) na BR Soluções Integradas, Visual Studio ALM Ranger, Visual Studio ALM MVP e Professional Scrum Developer Trainer pela Scrum.Org. Possui as seguintes certificações: SCJP, SCWCD, MCP, MCTS, CSM, PSM, PSD, PSDT, MCSD ALM e MCT É graduado em Ciência da Computação pela Unip, atua na área de desenvolvimento de software há mais de 15 anos e, nos últimos anos, tem se dedicado as práticas de ALM (Application Lifecycle Management) e de Agilidade. É co-fundador da Lambda3, foi consultor de ALM da Microsoft Brasil e morou na Irlanda onde trabalhou em projetos de desenvolvimento para o governo Irlandês. No Brasil, atuou em dezenas de projetos, muitos deles para o governo e para grandes instituições financeiras. Tem participação ativa na comunidade através da realização de palestras, organização de eventos, seu blog e seu twitter em @AndreDiasBR


Data e Local

Sábado, 20 de Outubro de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Faculdade Fasam

BR-153 - Km 502 - Jardim da luz - CEP:74850-370
Goiânia - GO

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 Goiânia Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions PagSeguro DevMedia Intel Software Positivo Google Plusoft Oobj Mozilla InfoQ Brasil Octo Technology Sebrae - 40 Anos Faculdade FASAM R3TI Globalcode