Trilha Cloud Computing

O céu não é mais o limite

Cloud Computing tem ganhado cada vez mais importância não só tecnicamente, mas para o modelo de negócio das empresas. As possibilidades e plataformas criadas, democratizaram o acesso a uma grande quantidade de processamento e armazenamento, e tem sido um ponto diferencial para o negóicio de pequenas, micro, e grandes empresas


Público Alvo

Arquitetos, desenvolvedores, analistas, gerentes de TI


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Dev e Infra #together
Dev e Infra #together
Thiago Cardoso Luiz
O que um Desenvolvedor precisa saber sobre Infraestrutura? Em empresas de diferentes tamanhos existe uma dificuldade enorme desde o planejamento da infraestrutura utilizada para uma nova aplicação. Até no momento de Crise onde está o problema? Na aplicação? No servidor? Minha aplicação não funciona mas o servidor esta no ar. Preciso de um servidor de teste #COMOFAZ? Private Cloud Conceitos. Vamos juntos pensar em como endereçar estes problemas. Na prática.

Thiago Cardoso Luiz
11:10 às 12:00 Cloud Computing - Plataforma e Desenvolvimento com AWS
Cloud Computing - Plataforma e Desenvolvimento com AWS
Eduardo Ximenes Soares
Com a crescente necessidade de serviços e recursos para o desenvolvimento de software a área de TI (infraestrutura) vê um desafio para suportar tal demanda e, em paralelo, dar autonomia para o desenvolvimento de projetos. Além disso, o alto custo em aquisição de hardware para uso em curtos períodos e a alocação de pessoas para manter a infraestrutura "acesa", impacta diretamente no dia a dia da equipe. Na Dextra Sistemas, o Cloud auxilia o desenvolvimento de software dando autonomia para os projetos gerenciarem suas máquinas, suportando com um baixo custo e pouca burocracia as eventuais necessidades. Com isso, a agilidade de escalabilidade com um baixo custo que o Cloud (AWS) provê para as equipes de desenvolvimento, agiliza muito o processo de necessidade de recursos de hardware e software, deixando as equipes gerenciarem as próprias máquinas e recursos instalados nela, tendo um baixo custo para a empresa trazendo um grande benefício.

Eduardo Ximenes Soares
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Dicas de Deploy, DevOps e APIs na Nuvem da Amazon Web Services
Dicas de Deploy, DevOps e APIs na Nuvem da Amazon Web Services
José Papo
Nessa palestra faremos como os Mythbusters e detonaremos diversos mitos sobre a Nuvem.

José Papo
14:10 às 15:00
Novidades do Windows Azure
Novidades do Windows Azure
Luciano Condé de Souza
Time do Windows Azure no Brasil apresenta as novidades da plataforma

Luciano Condé de Souza
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Computação em Nuvem com Windows Azure
Computação em Nuvem com Windows Azure
Luciano Condé de Souza
O mercado entende que computação em nuvem é um dos principais temas abordados e desejados pelas empresas devido a redução de custos em TI e outros benefícios, porém ainda existem dúvidas e desafios para a adoção. Esta palestra irá mostrar pontos importantes para a adoção da computação em nuvem com o Windows Azure. Serão apresentados os principais conceitos da computação em nuvem, os principais serviços disponíveis no Windows Azure e como utilizá-los.

Luciano Condé de Souza
16:40 às 17:30 Google AppEngine 2.0
Google AppEngine 2.0
Rafael Pereira Nunes
O que aconteceu com a plataforma depois da promoção de preview para produção? Vamos mostrar alguns novos serviços, o que mudou, e qual o caminho que a plataforma tomou depois de se tornar oficialmente um produto

Rafael Pereira Nunes
17:40 às 18:30 Sua solução SaaS é multi-tenant? Entendendo o modelo Multi-tenant
Sua solução SaaS é multi-tenant? Entendendo o modelo Multi-tenant
Fabricio Giordani
O modelo SaaS requerer tecnologias e arquiteturas especificamente desenhadas para operar em nuvem. As aplicações podem ser oferecidas como serviços a muitas organizações. Para os provedores desses serviços, é imprescindível que os recursos computacionais a serem oferecidos sejam o mais amplamente compartilhados. Para os usuários, é fundamental que uma falha de um software na operação para um outro usuário não o afete. Além disso, cada usuário gostaria de adaptar, na medida do possível, a aplicação às suas características específicas. Porém as arquiteturas de software atuais não atendem a esse novo cenário. É necessário um novo modelo arquitetônico de software, chamado de multi-tenant ou multi-inquilino. A proposta do modelo SaaS multi-tenant é ter uma aplicação atendendo aos múltiplos clientes, chamados de tenants ou inquilinos. Inquilinos não são usuários individuais, mas empresas clientes do software. Uma arquitetura multi-tenant é uma arquitetura essencial para um ambiente em nuvem, pois permite que múltiplas empresas ou clientes compartilhem os mesmos recursos, mas permaneçam logicamente isolados.

Fabricio Giordani
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Rafael Pereira Nunes

Rafael Pereira Nunes


Desenvolvedor de software há mais de 10 anos, sócio fundador da YaW Tecnologia, instrutor da Globalcode desde 2006, editor da InfoQ Br, últimos anos dedicados a pesquisa e desenvolvimento com Cloud Computing, Java e Python. Atualmente trabalhando como Software Engineer na empresa catchafire.org, uma empresa voltada para o terceiro setor e trabalho voluntário profissional.



Eduardo Ximenes Soares

Eduardo Ximenes Soares


Diretor de Plataforma na AmbevTech e tem mais de quinze anos de experiência em administração de servidores. Estudioso permanente de tecnologia, é amante de software livre, além de especialista em Cloud Computing e em ferramentas de gestão ágeis para infraestrutura.



Fabricio Giordani

Fabricio Giordani


Coordenador da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Betha Sistemas e professor da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinanse. Baixarel em Sistemas de Informação e MBA em Gestão Empresarial com quase 10 anos de experiência em desenvolvimento e 7 anos ministrando cursos e aulas sobre a tecnologia Java. Participou da concepção e desenvolvimento de aplicações para orgãos privados e governamentais, arquiteruras de framework e integração de diversos frameworks ao longo do tempo


José Papo

José Papo


José Papo é Developer Relations Program Manager no Google. Também já trabalhou na Amazon (AWS) e na Microsoft. É desenvolvedor de software, evangelista de novas tecnologias e mestre em engenharia da computação pelo IPT. Também atua como professor de pós-graduação na PUC-SP. Fala sobre tendências tecnológicas, computação em nuvem, agilidade, inovação e desenvolvimento de produtos em seu twitter @josepapo


Luciano Condé de Souza

Luciano Condé de Souza


Luciano Condé (http://blogs.msdn.com/conde) trabalha na Microsoft como Gerente de Produto do Windows Azure, com a missão de atuar de apresentar os recursos da plataforma de nuvens da Microsoft junto a clientes, parceiros e a comunidade de desenvolvedores/arquitetos. Tem mais de 15 anos de experiência na área de TI, já atuou em diversos projetos desde construção, design e gerenciamento de equipes. Nos últimos anos, atuou exclusivamente me projetos ligados à Internet, montando produtos para oferta o público em geral, especialmente soluções Web 2.0. Na Microsoft, iniciou a sua carreira atendendo o mercado de parceiros como arquiteto de soluções, procurando orientar os parceiros e ISVs na adoção das últimas tecnologias da Microsoft, bem como no suporte para atendimento à novos mercados. É graduado em Tecnologia da Informação, e possui as certificações MCT, MCSD, MCAD, MCPD, MCTS, MCDBA e MCSA. Atualmente está fazendo Pós-Gradução em História Militar pela Universidade de Santa Catarina.


Rafael Pereira Nunes

Rafael Pereira Nunes


Desenvolvedor de software há mais de 10 anos, sócio fundador da YaW Tecnologia, instrutor da Globalcode desde 2006, editor da InfoQ Br, últimos anos dedicados a pesquisa e desenvolvimento com Cloud Computing, Java e Python. Atualmente trabalhando como Software Engineer na empresa catchafire.org, uma empresa voltada para o terceiro setor e trabalho voluntário profissional.



Thiago Cardoso Luiz

Thiago Cardoso Luiz


Microsoft Student Partner e Especialista em Infraestrutura Microsoft. Pós graduação em computação forense na universidade Mackenzie. Certificado MCT, MCSE, MCSA,MCITP, ITIL e MCTS. Moderador dos Fóruns Windows Server 2008, Exchange Online, SQL Infra e outros. Microsoft Community Contributor Award. Atualmente trabalha na empresa Serasa Experian, maior empresa de bureau de crédito do Brasil.


Data e Local

Domingo, 26 de Agosto de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Estácio de Sá

Av. Leoberto Leal, 431 CEP 88117-001
São José - SC

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 Floripa Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions PagSeguro DevMedia Intel Software Positivo Google Plusoft Senior Betha InfoQ Brasil Octo Technology Estácio de Sá V.Office Globalcode