Os novos caminhos da WEB

Mais e mais novidades aparecem a cada dia no mundo mundo WEB. Esta trilha apresentará vários temas que estão em alta. O foco no usuário também terá o seu espaço, afinal, é para eles que desenvolvemos. Outro tópico interessante a ser abordado é o desenvolvimento ágil utilizando Groovy e Grails. Teremos também um fishbowl sobre HTML5 e uma apresentação sobre segurança na Web.

Público Alvo

Desenvolvedores

Macro-temas

HTML5, Segurança, UX, Groovy, Grails, GWT


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Desenvolvimento Ágil com Groovy e Grails
Desenvolvimento Ágil com Groovy e Grails
Hálisson Bruno Vitor
Desenvolvimento ágil para Web com Groovy e Grails. Conheça Groovy, uma linguagem ágil e dinâmica, com sintaxe elegante e recursos extremamente úteis que roda sobre a JVM. Conheça também o Grails, um framework para desenvolvimento web que torna o desenvolvimento ágil, e divertido. Tópicos: - Groovy, linguagem ágil e dinâmica sobre a JVM; - Breve comparativo entre Java e Groovy - Grails, desenvolvimento ágil para web - Grails, o poder das convenções - Grails, não é bala de prata

Hálisson Bruno Vitor
11:10 às 12:00 Anatomia de um Ecossistema Web Inseguro
Anatomia de um Ecossistema Web Inseguro
Ricardo Couto Antunes da Rocha
Resumo: Desenvolver uma aplicação web segura é uma tarefa complexa. Manter um Ecossistema web seguro é mais complexo ainda. Por este motivo, esta palestra irá tomar um caminho inverso: discutir como nós podemos construir uma aplicação web insegura e delinear alguns anti-padrões elementares, baseado em casos reais e críticos. Os problemas de segurança podem estar onde menos esperamos. Descrição: 1. O que é ser seguro? 2. De Aplicação Web para Ecossistema Web 3. Anatomia de um Ecossistema Web e seu Uso 4. Anatomia de um Ataque a Ecossistema Web 5. Diversos agentes de insegurança em sistemas - usuario, desenvolvedor, administrador, 6. Estudo de casos

Ricardo Couto Antunes da Rocha
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Sistemas Web com Google Maps
Sistemas Web com Google Maps
Walison Moreira
Coloque o google maps dentro do seu sistema web usando com o Google Maps API. Tópicos: - O site Google Maps. - Sistemas de Informações Geográficas. - APIs para o Google Maps. - Outras APIs para mapas.

Walison Moreira
14:10 às 15:00
Alcance o próximo bilhão de usuários com Web Apps para Série 40 da Nokia
Alcance o próximo bilhão de usuários com Web Apps para Série 40 da Nokia
Awdren de Lima Fontão
Alcance o próximo bilhão de usuários com Web Apps para Série 40 da Nokia

Awdren de Lima Fontão
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Acessibilidade em aplicações Web
Acessibilidade em aplicações Web
Sofia Larissa da Costa
Resumo: Por meio de diferentes dispositivos a internet tem se tornado o meio mais utilizado para disponibilização de informações no mundo, tendo diferentes grupos de usuários. Pessoas que possuem alguma deficiência ou limitação ainda têm dificuldade ao acessar a Web. Para isto, a W3C definiu um conjunto de orientações para serem seguidas no desenvolvimento de aplicações Web mais acessíveis. Esta palestra tem por objetivo apresentar os princípios de usabilidade e acessibilidade definidos pela W3C no documento "Web Content Accessibility Guidelines" em sua versão 2.0. Descrição: A palestra abordará alguns conceitos básicos para usabilidade na Web. Em seguida, deve ser apresentada o princípios fundamentais do WCAG - "Web Content Accessibility Guidelines 2.0", documento lançado pela W3C em 2008 que orienta a criação de aplicações acessíveis na Web. Os seguintes tópicos serão abordados: - Usabilidade na Web - Interfaces acessíveis: como fazer? - WCAG 2.0 - Requisitos da WCAG: - Perceptível - Operável - Compreensível - Robusto - Exemplos de aplicação das orientações

Sofia Larissa da Costa
16:40 às 17:30 Evolução da linguagem de programação JavaScript
Evolução da linguagem de programação JavaScript
Rogério Moraes de Carvalho
Nesta palestra, eu apresentarei uma visão geral da evolução da linguagem de programação JavaScript desde a sua criação, em setembro de 1995 (ainda com o nome LiveScript), até a ECMAScript 5 (última padronização), em dezembro de 2009. Além de comentar sobre o ECMAScript 5.1 para alinhamento com o ISO/IEC 16262:2011 e o futuro da linguagem com o Harmony. Abaixo, seguem os tópicos que serão abordados sobre a linguagem JavaScript. A linguagem JavaScript - O que é JavaScript? - Influências da JavaScript - História da JavaScript A linguagem ECMAScript - História da ECMAScript Usos mais comuns da JavaScript - Usos da JavaScript Conceitos iniciais da JavaScript - Objetos e propriedades - Valores primitivos e funções - Objetos pré-definidos - Operadores - Instruções condicionais - Instruções de iteração - Tratamento de erro - Outras instruções - Funções - Retorno - Chamada de funções Orientação a objetos em JavaScript - Objetos - Literais de objetos - Propriedades - Herança baseada em protótipo - Objeto global - Novidades da ECMAScript 5 - Novidades - Prevenindo a extensibilidade - Novo tipo de propriedade - Descritores de propriedade - Definição de uma propriedade - get/set em propriedades - Criação de objetos - Modo estrito Browsers mais usados - Estatística de uso dos 5 browsers mais usados (desktop) (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Apple Safari e Opera) Suporte à ECMAScript 5 - Suporte à ECMAScript 5 pelos principais browsers e engines (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Apple Safari, WebKit e Opera) Considerações finais

Rogério Moraes de Carvalho
17:40 às 18:30 HTML5 - O Próximo ní­vel do desenvolvimento WEB
HTML5 - O Próximo ní­vel do desenvolvimento WEB
Filipe Portes
Esta palestra apresenta as principais novidades nas especificações HTML5 e CSS3 e outras tecnologias para enriquecer o desenvolvimento de aplicações web standart, apresentando um leque de possibilidades totalmente novo. Tópicos abordados: Offline / Storage File / Hardware Access Web Semântica & Markup Graphics / Multimedia CSS3

Filipe Portes
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* almoço livre

Obs.: Grade em constante atualização e portanto sujeita a alteração

Vinícius Gonçalves Braga

Vinícius Gonçalves Braga


Estudante de Engenharia de Software na Universidade Federal de Goiás. Bolsista em projeto de pesquisa e desenvolvimento financiado pela Dell Computadores. Fundador e um dos organizadores do GDG Goiás, o Grupo de Usuários de Tecnologia Google de Goiás. Apaixonado por tecnologia, é desenvolvedor Java e entusiasta do mundo Android.


Allan Vieira Ribeiro

Allan Vieira Ribeiro


Estudante de Engenharia de Software na Universidade Federal de Goiás. Desenvolvedor no Projeto Prontuário Eletrônico do Paciente. Trabalha com tecnologias Java e JavaFX. Colaborador do GO-GTUG.


Awdren de Lima Fontão

Awdren de Lima Fontão


Evangelista de Desenvolvedores da Nokia. Diverte-se no Instituto Nokia De Tecnologia em Manaus. Cientista da Computação com interesse na área de Ecossistemas de Software e Apps! "Caboquinho" do Amazonas.


Sofia Larissa da Costa

Sofia Larissa da Costa


Mestre em Ciência da Computação pela UFG. Possui experiência em aplicações Web e desenvolvimento de interfaces de usuário. Conhecimentos em usabilidade, desenvolvimento Web, Java, PHP, MDD. Atualmente é professora das Faculdades Objetivo-Goiânia e pesquisa na área de Engenharia de Software.


Walison Moreira

Walison Moreira


Graduado em Ciências da Computação pela PUC-GO, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Mestrando em Ciências da Computação pela UFG com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de software.


Rogério Moraes de Carvalho

Rogério Moraes de Carvalho


Palestrante frequente em diversos eventos de Tecnologia da Informação pelo Brasil: XXI SEPAI (2007), SETIC (2007), Encontro da Comunidade de TI do Bacen - Banco Central do Brasil (2008), JustJava (2008), Community Launch (2010), TechEd Brasil (2005, 2008, 2010, 2011), , TDC Goiânia (2011, 2012), Congresso Internacional de Educação no Brasil - CIDEB (2012, 2013), Feira Educar (2013) etc. Idealizador e organizador de várias edições do evento Plataforma Java x Plataforma .NET no DF e em SP (2003, 2005, 2009 e 2010). Reconhecido pela Microsoft como Most Valuable Professional (MVP) por quatro anos consecutivos (2009-2010, 2010-2011, 2011-2012 e 2012-2013). Desenvolvedor registrado na Apple para desenvolvimento de apps para iOS (App Store), no Google para desenvolvimento de apps para Android (Google Play Store), na Microsoft para desenvolvimento de apps para Windows 8 (Windows Store) e para Windows Phone (Windows Phone Store. Foi responsável técnico pelo implantação do projeto de adoção de livros digitais em tablets em uma das maiores escolas particulares de Brasília/DF, que foi aplicado no ano letivo de 2012, beneficiando inicialmente cerca de mil alunos, dentre diversas outras iniciativas em Tecnologia da Informação.


Ricardo Couto Antunes da Rocha

Ricardo Couto Antunes da Rocha


Professor Adjunto do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás, onde ministra as disciplinas na área de redes de computadores, sistemas distribuídos e segurança. Doutor em Informática pela PUC-Rio Mestre em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo. Pesquisa a área de computação ubíqua sensível ao contexto.


Filipe Portes

Filipe Portes


Coordenador do Grupo de Usuário Java de Goiás - GoJava e desenvolvedor FullStack apaixonado pelo que faz, possui mais de 7 anos de experiência com desenvolvimento e arquitetura Java para a Web, entusiasta de software livre, agilidade, devOps e muito mais. Atualmente é desenvolvedor na TecSinapse.


Hálisson Bruno Vitor

Hálisson Bruno Vitor


Bacharelando em Engenharia de Software, atuando à 2 anos com desenvolvimento para web com Groovy e Grails.


SÁBADO - 29 de Outubro

Java Arduino TV Digital
.NET Empreendedorismo Testes
Stadium

DOMINGO - 30 de Outubro

Mobile Web SOA/Cloud
Agile PHP Stadium

Data e Local

Domingo, 30 de outubro de 2011

Das 8:30 às 18:30 h

Faculdade Cambury

Av. T2, 3531 - St. Sol Nascente
Goiânia - GO


Exibir mapa ampliado