Pense mais e escreva menos, utilize PHP

O PHP é uma linguagem dinâmica para desenvolvimento Web, com origens no ano de 1995. Atualmente, o PHP é uma linguagem orientada a objetos, madura e a mais utilizada na Web. Existem diversos frameworks e ferramentas desenvolvidos utilizando tal tecnologia. O mercado Goiano de desenvolvimento de software utilizando PHP está em constante crescimento.

O objetivo desta trilha, então, é expor as características vantajosas do PHP e novidades para profissionais que ainda não tiveram a oportunidade de trabalhar com tal tecnologia. Também é foco desta trilha, apresentar frameworks, e características inovadoras da linguagem PHP para aqueles que já possuem alguma experiência com ela.

Macro-temas

Ferramentas e CMS, Inovação, Frameworks, MVC e Web Semântica

Público alvo

Profissionais de TI em Geral


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Integração Contínua e PHP
Integração Contínua e PHP
Alberto Guimarães Viana
Apresentar os conceitos de Integração Continua, valores que são agregados com a sua utilização, os riscos que serão evitados se a IC for utilizada e apresentar um exemplo do seu uso. Apresentar como a IC melhora a qualidade de um produto de software, onde a cada build construído há possibilidade de descobrir como o software se comporta e se o que está sendo desenvolvido está funcionando corretamente e conjunto com o que está sendo desenvolvido pela equipe. Será abordado a utilização PHP Depend,PHPMD,PHPCPD,PHPLOC,CodeSniffer,PHPDocumentor, PHP CodeSniffer,Phing e o Jenkins CI.

Alberto Guimarães Viana
11:10 às 12:00 JPlatform, um passo importante para a Comunidade Joomla!
JPlatform, um passo importante para a Comunidade Joomla!
Hugo Seabra
O Projeto Joomla! foi constituído para manter um Gerenciador de Conteúdo que veio a se tornar o mais utilizado do mundo. Contudo, as várias possibilidades e versatilidades de extensões trouxeram um amadurecimento diferente para a Comunidade a partir de 2011: JPlatform, uma separação do CMS do Framework principal do projeto, dando uma nova linha para a comunidade (não tão nova assim) para a criação de aplicações Web sem a dependência da arquitetura de CMS do projeto. E isso está dando o que falar. - O que é Joomla! - Comunidade Joomla!: como funciona; - Equipes e o Software: como o projeto está organizado; - CMS e Framework: o que mudou? - JPlatform: por que é considerado um projeto promissor?

Hugo Seabra
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 REST: Faça o Serviço Direito
REST: Faça o Serviço Direito
Alexandre Gomes Gaigalas
O estilo REST tem sido reconhecido como a maneira mais simples e robusta de expor suas aplicações como serviços. A palestra será dividida em três tópicos principais que, em conjunto, explicam como um aplicativo pode ser desenvolvido utilizando o estilo REST: -Conceito: Por que usar REST. -Projeto: REST desde o berço. -Implementação: Ferramentas e técnicas.

Alexandre Gomes Gaigalas
14:10 às 15:00
TDD e testes de unidade avançados com PHPUnit
TDD e testes de unidade avançados com PHPUnit
Luís Otávio Cobucci Oblonczyk
Testar é fundamental na nossa vida, com testes automatizados fica ainda melhor e algumas práticas nos ajudam a manter SEMPRE nossos testes corretos e atualizados. TDD é uma delas. Nossa idéia é mostrar como aplicar esta técnica utilizando o framework PHPUnit. Busco aqui mostrar como ir além do básico do PHPUnit usando mocks, testar métodos private e protected e assim aplicar a técnica TDD para manter suas regras de negócio sempre atendidas. A idéia é ir além de simplesmente mostrar o que é o TDD, os participantes terão oportunidade de ver como é aplicado o TDD tanto na criação quanto na manutenção do código.

Luís Otávio Cobucci Oblonczyk
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Joomla e o Exército Brasileiro
Joomla e o Exército Brasileiro
Ivanio Luiz da Rosa
Após mais de seis anos trabalhando exclusivamente com esta ferramenta, o Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS) está, através de solicitação ao Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército, homologando e padronizando o Joomla como sendo o CMS para uso em todas as suas organizações militares. O CDS é responsável por mais de 300 pessoas treinadas nesta ferramenta e pelo desenvolvimento de alguns portais e sites. A palestra Joomla e o Exército Brasileiro vai mostrar o que temos feito com o Joomla na Força Terrestre. Inicialmente iremos mostrar o porque foi decidido pelo Joomla para ser o CMS do Exército. Depois iremos mostrar as dificuldades, as facilidades e os próximos passos do nosso pessoal para tornar o Joomla padrão no Exército. Vou falar um pouco de segurança e a organização do Exército para que possamos atender a todas as Organizações Militares nos mais distantes rincões do Brasil e até no Exterior.

Ivanio Luiz da Rosa
16:40 às 17:30 Mágica com Manipulação de Imagens
Mágica com Manipulação de Imagens
Alexandre Gomes Gaigalas
Uma visão geral de como a extensão ImageMagick para PHP pode facilitar o trabalho de editar, transformar, analisar e processar imagens, vídeos e documentos automaticamente. Serão explicadas tarefas rotineiras como: -Alterar formatos de imagens. -Redimensionar e cortar imagens. -Extrair imagens de páginas de documentos PDF e quadros de vídeos. -Trabalhar com GIFs animados. -Aplicar filtros e trabalhar com cores. -Adicionar texto e elementos a imagens. -Desenhar e criar formas em imagens.

Alexandre Gomes Gaigalas
17:40 às 18:30
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* almoço livre

Obs.: Grade em constante atualização e portanto sujeita a alteração

Otávio Calaça Xavier

Otávio Calaça Xavier


Graduou-se em Redes de Comunicação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG. Durante sua graduação, desenvolveu o ClasseV, uma ferramenta livre para videoconferência no Moodle, para EaD. Mestre em Ciência da Computação, nas áreas de Web Semântica e Inteligência Artificial, pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Possui experiência com desenvolvimento Web desde 2004. Professor e Consultor principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Web, Ontologias, RESTful, Orientação a Objetos, AJAX, PHP e MVC. Ministrou palestras em mais de 15 eventos nacionais e internacionais e é entusiasta do Software Livre e da Web 2.0. Atualmente é pesquisador em Tecnologia da Informação, na Requisito Tecnologia.



Alberto Guimarães Viana

Alberto Guimarães Viana


Graduado em Sistemas de Informações, atualmente trabalha como Arquiteto de Software no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


Hugo Seabra

Hugo Seabra


Desenvolvedor de Aplicações Web desde 2006; Membro do "Leadership Team", atuante no desenvolvimento do JPlatform; Colaborador da Comunidade Joomla!; Colaborador da Comunidade Mootools; Trabalha atualmente na empresa In2Web com soluções de Sistemas para Web; Gerente de Equipe de Desenvolvimento; Participante ativo de várias Comunidades de Software Livre; e, Amante do Sistema Operacional Debian.


Luís Otávio Cobucci Oblonczyk

Luís Otávio Cobucci Oblonczyk


Zend Certified Engineer em PHP 5.3 e PHP 5.5, apaixonado por boas práticas e qualidade de software com foco em PHP. Palestrante e contribuidor em projetos open source. É co-founder da Darwinsoft, secretário da ABRAPHP e core member do PHPSC.


Ivanio Luiz da Rosa

Ivanio Luiz da Rosa


Sargento de carreira do Exército Brasileiro, trabalha com informática na área de desenvolvimento desde 1990, Passando por diversas linguagens (Cobol, Clipper, Visual Basic, ASP e PHP). Trabalho desde o início para tornar o trabalho do pessoal dentro de organizações militares mais simples e com isso tornar mais agradável a interação Homem-Computador.


SÁBADO - 29 de Outubro

Java Arduino TV Digital
.NET Empreendedorismo Testes
Stadium

DOMINGO - 30 de Outubro

Mobile Web SOA/Cloud
Agile PHP Stadium

Coordenação

Otávio Calaça
Otávio Calaça

Data e Local

Domingo, 30 de outubro de 2011

Das 8:30 às 18:30 h

Faculdade Cambury

Av. T2, 3531 - St. Sol Nascente
Goiânia - GO


Exibir mapa ampliado