Desenvolvedores em movimento!

O uso de aplicações móveis vem crescendo rapidamente e um grande mercado de oportunidades está se abrindo para os desenvolvedores. As plataformas são diversas e todas possuem seus pontos positivos e negativas.

Macro-temas

Android, iOS, Windows Phone, Java ME

Público alvo

Desenvolvedores


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Mobilidade hoje e amanhã
Mobilidade hoje e amanhã
Ademar Varela
Palestra que apresentará temas para debate sobre mobilidade, qual o cenário atual e quais as tendências para o futuro. Próximas ondas de tecnologia da plataforma e o que podemos esperar das novas tecnologias. Tópicos importantes: - Breve história da plataforma mobile - Mundo Android - Mundo iOS - Mundo WP7 - Mundo Blackberry - Tendências para os próximos 3 anos

Ademar Varela
11:10 às 12:00 Desenvolva para Smartphones Nokia ? a oportunidade para desenvolvedores com Symbian e Windows Phone
Desenvolva para Smartphones Nokia ? a oportunidade para desenvolvedores com Symbian e Windows Phone
Heitor Repolho
Desenvolva para Smartphones Nokia ? a oportunidade para desenvolvedores com Symbian e Windows Phone

Heitor Repolho
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Criando jogos para o Windows Phone 7
Criando jogos para o Windows Phone 7
José Antonio Leal de Farias
Essa palestra irá demonstrar técnicas e tecnologias empregadas na criação de jogos para o novo Windows Phone 7, da Microsoft. A palestra terá os seguintes tópicos: Introdução ao Windows Phone 7 Windows Phone MarketPlace Introdução a programação de Jogos XNA Exemplos práticos

José Antonio Leal de Farias
14:10 às 15:00
GameKit: Classes e implementação (Enviando NSData)
GameKit: Classes e implementação (Enviando NSData)
Rafael Costa
Demonstrar como utilizar e tirar proveito do Gamekit, um 3D game engine cross-plataform.

Rafael Costa
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Como trabalhar com sites móveis e web apps
Como trabalhar com sites móveis e web apps
Marcelo Quinta / André Vilas Boas Fagundes (Triangulum)
Você sabe fazer um site que funcione em um dispositivo móvel (celulares e tablets), adequando todas as informações a ele? Nós vamos falar sobre como tornar isso realidade. Com o mínimo de treinamento é relativamente fácil fazer um site para computadores comuns. Porém, quando pensamos no mundo mobile, o cenário é diferente. Existem diversas restrições e se fala muito de tecnologias para aplicações e pouco em ferramentas para a Web. O objetivo da palestra é falar sobre as tecnologias de construção de sites adaptados para dispositivos móveis com o uso de diferentes tecnologias para sistemas operacionais. Além disso, abordaremos também a criação de aplicações para Android e iOS utilizando HTML5.

Marcelo Quinta / André Vilas Boas Fagundes (Triangulum)
16:40 às 17:30 Desmistificando o programa de desenvolvedor iOS
Desmistificando o programa de desenvolvedor iOS
Edson Luiz
Apresentar os detalhes sobre o programa de desenvolvimento da apple. - O que é preciso para se tornar um desenvolvedor iOS (investimentos, cursos, cadastro); - Como realizar o cadastro junto à Apple no Programa de desenvolvedor (Cadastro, Pagamento, Configurações para recebimento); - Apresentar o portal do desenvolvedor iTunes Connect (iTC) itunesconnect.apple.com; - Como cadastrar e gerenciar um app no iTC (Informações, Screenshots, preço, lojas); - Como transmitir o binário e acompanhar as etapas para liberação (Wainting for Review, In Review, Ready for Sale); - Como acompanhar as suas vendas (via iTC e via AppViz);

Edson Luiz
17:40 às 18:30 Reuso de código com Android, BugSense e PushLink
Reuso de código com Android, BugSense e PushLink
Célio Vasconcelos Lima
Palestra divida em 3 principais assuntos: 1º Reuso de código para verificação de recursos como GPS, Bluetooth, 3G, Wifi, etc: Toda app que usa esses recursos tem que checá-los. Vou explicar tecnicas de UI para isso ser checkado automaticamente, dando a opção para o usuário de habilitar o recurso através de um atalho. 2º Bugsense: Demonstar as vantanges do serviço. 3º PushLink: Você desenvolveria uma app coorporativa e colocaria ela para livre download no android market? Saiba como gerenciar suas aplicações corporativas com recursos melhores que do android market.

Célio Vasconcelos Lima
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* almoço livre

Obs.: Grade em constante atualização e portanto sujeita a alteração

Eder Magalhães

Eder Magalhães


Trabalha profissionalmente com desenvolvimento de sistemas desde 2000. Atuou com diversas tecnologias, destaque para Java, no desenvolvimento de soluções para os segmentos: logística, call center, bancário, e-commerce, educacional. Instrutor da Globalcode desde 2006, aonde já ministrou mais 3000 horas-aula. É editor do portal InfoQ Brasil, colaborando com a publicação de artigos e notícias relacionadas a tecnologia. Pós-Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FIAP. Possui as certificações Java: SCJP (Programador), SCWCD (Desenvolvedor Web), SCBDC (Desenvolvedor Business) e SCEA (Arquiteto - Fase 1). Já apresentou palestras em vários eventos nacionais e escreveu artigos em revistas relacionadas a tecnologia Java.


Rafael Costa

Rafael Costa


Atualmente com 13 anos, Rafael é um iOS Developer desde os 12 quando começou a publicar aplicativos na Apple Store, desde então vem se especializando cada vez mais em desenvolvimento mobile.


Heitor Repolho

Heitor Repolho


Desenvolvedor no Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), atualmente desenvolvendo soluções para Windows Phone. Apaixonado por pesquisa e desenvolvimento para sistemas móveis, e nos finais de semana está competindo em corridas pedestres.


Edson Luiz

Edson Luiz


Edson Luiz Pieczarka Junior é formado em Ciência da Computação pela PUC-GO e hoje é Gerente de TI na Meta Tecnologia. Apaixonado por desenvolvimento desde adolescente, iniciou na web com ASP e HTML, passando por PHP e chegando ao ASP.Net. No desktop desenvolve em VB 6. No mobile, começou com um Palm, depois se aventurou com Java J2ME e agora curte Objective-C desenvolvendo para iOS. Com a música correndo em suas veias, toca teclado, violão e bateria nas horas vagas. Sua motivação é sua esposa e seus dois filhos.


Ademar Varela

Ademar Varela


Bacharel em Matemática e Administrador de Empresas, desenvolve aplicativos para informática há 27 anos e há 7 anos está totalmente dedicado ao desenvolvimento de aplicações móveis. Já trabalhou para grandes institutos de pesquisas na área móvel, dando consultoria para grandes empresas de telecomunicações. Atualmente desenvolve para as plataformas iOS, Android e WP7 e é diretor de desenvolvimento da Mindbike ? Mobile Developers, onde desenvolve aplicações para diversos segmentos do mercado nacional e internacional.


Célio Vasconcelos Lima

Célio Vasconcelos Lima


Mockar um gerenciador de persistência não é algo viável, pois seu setup seria tão complexo como escrever o próprio gerenciador. Fixtures para banco de dados são pouco flexíveis e normalmente focam o modelo físico. Devido a esses problemas, desenvolvedores gastam muito tempo com setup de banco de dados, inserindo registros que configuram um estado para que determinados testes passem ou falhem. Se este setup for criado usando um entityManager, por exemplo, o desenvolvedor terá que se preocupar com estratégia de auto-incremento, ordem de inserção, exceções lançadas, nulabilidade e outras validações do modelo de metadados antes mesmo de pensar no que deve realmente testar. Não deixa coisa estranhas como IdentifierGenerationException, TransientObjectException, ConstraintViolationException, PropertyValueException e LazyInitializationException estragarem seu dia. Este é exatamente o ponto que o JPAMock atua, tentando trazer mais simplicidade para teste de persistência em modelos mapeados com JPA.


Marcelo Quinta

Marcelo Quinta


Desenvolvedor móvel (principalmente Android e iOS), atua como professor em Engenharia de Software na UFG e de vez em quando se arrisca em trabalhar UX. Google Developer Expert em Android, Intel Innovator e mentor do programa de startups do Google, já fez muitos aplicativos, que rodam desde o STF até a China. Na comunidade, coordenada o GDG Goiânia e participa do GOJava.


José Antonio Leal de Farias

José Antonio Leal de Farias


CEO da Stairs Game Studio, Coordenador do Curso Superior de Jogos Digitais da Facisa, Bacharel em ciências da computação pela UFCG, XNA/Directx Microsoft Most Valuable Professional, administrador do portal Sharpgames, Professor, autor de livros e artigos publicados no Brasil e nos Estados Unidos e programador profissional a mais de uma década.


André Vilas Boas Fagundes (Triangulum)

André Vilas Boas Fagundes (Triangulum)


Já fez Ciência da Computação e agora está cursando Sistemas de Informação na UFG. Tem larga experiência em sistemas para web e especializado em sites para dispositivos móveis utilizando PHP, jQuery e HTML5.


SÁBADO - 29 de Outubro

Java Arduino TV Digital
.NET Empreendedorismo Testes
Stadium

DOMINGO - 30 de Outubro

Mobile Web SOA/Cloud
Agile PHP Stadium

Coordenação

Eder Magalhães
Eder Magalhães
YaW

Patrocínio Diamond Trilha

Data e Local

Domingo, 30 de outubro de 2011

Das 8:30 às 18:30 h

Faculdade Cambury

Av. T2, 3531 - St. Sol Nascente
Goiânia - GO


Exibir mapa ampliado