A plataforma do presente e futuro

A ideia central desta trilha e mostrar como o Java se consolidou no mercado atual, e como o Java a cada dia que passe se consolida como plataforma ideal para seus negócio.

Macro-temas

Java, JSF, Servidores de Aplicação, Produtividade

Público alvo

Desenvolvedores, Estudantes, Apaixonados por tecnologia


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Desenvolvimento de frameworks corporativos: até onde vale a pena
Desenvolvimento de frameworks corporativos: até onde vale a pena
Marco A. S. Reis
O objetivo da apresentação é mostrar a experiência do TJDFT (www.tjdft.jus.br) na construção de frameworks para web, persistência, segurança e certificação digital. Os resultados têm se mostrado muito positivos, apesar do esforço de se manter esses projetos. A equipe de desenvolvimento, que não é altamente especializada em Java, consegue produzir relativamente bem, eliminando a necessidade de trabalhar com JSF, que é o padrão oficial da Oracle. Toda a complexidade da construção fica encapsulada em componentes desenvolvidos por uma equipe altamente especializada. Algumas questões devem ser consideradas. Os órgãos do governo geralmente não têm a mesma urgência de atualização de tecnologia que o sistema bancário ou companhias aéreas, por exemplo, que sabemos estar sempre buscando os mais modernos recursos de tecnologia, até mesmo em função da forte concorrência. Essa é a justificativa para que o setor de tecnologia dos órgãos públicos terem cuidado ao escolher um framework. Dificuldade com mão-de-obra especializada em tecnologia e o peso do próprio governo impedem a adoção de ferramentas recém lançadas. Tudo isso não significa que no governo há defasagem tecnológica. Projetos como IRPF eletrônico, e-CPF, NF-e, urnas eleitorais eletrônicas são referência mundial. Os principais tópicos a serem expostos: Características dos produtos do TJDFT Comparação com frameworks de mercado Evolução dos projetos Ajax - transparência total na construção de aplicações RIA Complexidade dos sistemas, que devem refletir a enorme quantidade de leis do Brasil Satisfação do usuário Vantagens e desvantagens Discussão sobre o tema

Marco A. S. Reis
11:10 às 12:00 JavaME no mundo real: novas ferramentas para desenvolvimento para a plataforma Série 40 da Nokia
JavaME no mundo real: novas ferramentas para desenvolvimento para a plataforma Série 40 da Nokia
Awdren de Lima Fontão
Em breve a descrição estará disponível no site

Awdren de Lima Fontão
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Integração contínua em Java
Integração contínua em Java
Bruno P. Kinoshita
Apresentação de técnicas para facilitar a integração contínua em Java. Serão demonstradas as diferenças entre usar Maven, Ant e Ivy, como utilizar um servidor de integração para compilar seu projeto, análise de cobertura de testes e análise estática do projeto. Bem como uma maneira divertida de você aplicar isso na sua empresa, seja ela ágil ou no modelo waterfall. Vamos mostrar exemplos de projetos Open Source que utilizam integração contínua, e também iremos abordar temas como continuous delivery e enumerar as vantagens e benefícios dessa técnica no desenvolvimento Java. Uma palestra que programadores Java vão achar divertida, e devops vão torcer para que todos entendam porque eles são importantes :)

Bruno P. Kinoshita
14:10 às 15:00
Tirando proveito dos novos recursos do Java 7
Tirando proveito dos novos recursos do Java 7
Otávio Gonçalves de Santana
Depois de aproximadamente 5 anos de espera finamente chega a nova versão do jdk, o jdk 7. Nessa versão trouxeram algumas novidades para facilitar ainda mais o desenvolvimento da linguagem que hoje é a mais popular do mundo. Java 7 Novidades O que virá nas próximas versões JSR 203: NIO 2 (Files, Path, Paths) JSR 334: Projeto Coin (mult-try, try resource, switch com strings) pacote concurrent (Thread pool,Concurrent Collections, Atomic Variables)

Otávio Gonçalves de Santana
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Arquiteturas Modulares com OSGI
Arquiteturas Modulares com OSGI
Filipe Portes
A modularização de um software é uma tarefa complexa, e que impõe diversas preocupações para o desenvolvedor, como comunicação e compatibilidade entre módulos, versionamento, manutenabilidade, entre outras... e exige um desing com baixo acoplamento e alta coesão. Para nos ajudar nessa tarefa vamos conhecer a especificação OSGI, que já vem sendo utilizada com sucesso em softwares como eclipse e netbeans, e está ganhando destaque também entre aplicações comerciais.

Filipe Portes
16:40 às 17:30 Desenvolvimento de Aplicações Desktop Profissionais com NetBeans RCP
Desenvolvimento de Aplicações Desktop Profissionais com NetBeans RCP
Mauricio Leal
Desenvolver aplicações em Desktop tem sido um grande desafio, principalmente quando se precisa entregar algo para diversas plataformas. Alem disso, precisamos fazer a integracao com diversas funcões do proprio Desktop e garantir que a aplicação apresente um grande desempenho. NetBeans RCP é um framework utilizado essencialmente pela ferramenta de desenvolvimento NetBeans, mas pode ser utilizada para escrever as mais simples aplicacões (ex: Gerenciamento de Locadora, Controle de Alunos) ou aplicações Desktop extremamente complexas. Esse mini-curso ira demonstrar essa ferramenta, seus principais conceitos de modulos e serviços.

Mauricio Leal
17:40 às 18:30 Iniciando com o NOSQL- Cassandra
Iniciando com o NOSQL- Cassandra
Otávio Gonçalves de Santana
Os banco de Dados NOSQL (not only SQL) foram criados, principalmente, para resolver problemas com aplicações web que precisam operar com gigantescas cargas de dados além de poder escalar com grande facilidade. Esses tipos de banco de dados vem sendo usados com muita frequência em redes sociais como Twiter, Facebook, além de persistência em aplicações nas nuvens. O Cassandra é um tipo de banco nosql que originalmente foi criado pelo Facebook e que atualmente é mantido pela Apache e outras empresas. Ele é um sistema de banco de dados distribuído baseado no modelo BigTable do Google e no sistema de armazenamento Dynamo da Amazon.com.

Otávio Gonçalves de Santana
Test Driven e CDI?
Test Driven e CDI?
Rafael Liu
Quero mostrar o state of the art de testes em CDI, passando pelo arquillian e os vários frameworks de mocks, e expôr onde esses frameworks deixam a desejar. Seguinte a isso quero mostrar academicamente o conceito de IoC e mostrar como ele pode nos ajudar a criar testes de forma controlada. Após isso vou sugerir a criação de uma extension para facilitar os testes e vou mostrar um beta do trabalho que venho fazendo para implementá-la. Vai ser a oportunidade de lançar esse pequeno projeto e chamar contribuidores.

Rafael Liu
Fishbowl
Fishbowl
Todos os participantes
Uma conversa com todos os palestrantes sobre java, projetos com bastante dinâmica.

Todos os participantes
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* almoço livre

Obs.: Grade em constante atualização e portanto sujeita a alteração

Raphael Helmonth Adrien Caetano

Raphael Helmonth Adrien Caetano


Desenvolvedor Java com mais de 5 anos de experiência, e JUG Leader do GoJava ( Grupo de Usuários Java do Estado de Goiás) e coordenador da iniciativa JEDI no estado de Goiás, e já palestrou em diversos eventos importantes sobre Java, como JustJava e JavaOne Brasil. Já ministrou diversos treinamentos para empresas privadas e públicas.


Rafael Liu

Rafael Liu


Rafael Liu é bacharel em Ciência da Computação pela UnB e trabalha com Java desde 2005, já havendo atuado na área de desenvolvimento de software como engenheiro e arquiteto, e também na área de consultoria de middlewares desta plataforma. Atualmente trabalha como JBoss Consultant para a Red Hat Brasil, onde é especialista nas soluções de Portais Corporativos e SOA da stack JBoss. É entusiasta Open Source, fã Linux e participante do JBUG:Brasil.


Mauricio Leal

Mauricio Leal


Mauricio Leal (também conhecido como Maltron) é Arquiteto de Soluções para JBoss na Red Hat e possui mais de 15 anos de experiência em tecnologias Open Source, ambientes de Alta Disponibilidade e Software de Tecnologias Móveis. Antes da Red Hat, trabalhou na Sun Microsystems (mais tarde adquirida pela Oracle) como Gerente de Programas para Desenvolvedores para toda a comunidade de Java no Brasil. Ao longo de sua carreira, obteve grandes experiências e resultados trabalhando junto com empresas de Mídia, Telecom e cooperando em projetos Governamentais em todo mercado Latino Americano. Maltron já trabalhou em outros mercados de alta tecnologia em países como a Alemanha, França e Irlanda e sempre esta procurando forma de promover Open Source não importa onde ele vai.


Marco A. S. Reis

Marco A. S. Reis


Trabalha como Arquiteto de Software no TJDFT, com experiência em Java EE, servidores de aplicaçãoo e sistemas de busca textual. Instrutor e palestrante, pesquisa a área de big data.



Filipe Portes

Filipe Portes


Coordenador do Grupo de Usuário Java de Goiás - GoJava e desenvolvedor FullStack apaixonado pelo que faz, possui mais de 7 anos de experiência com desenvolvimento e arquitetura Java para a Web, entusiasta de software livre, agilidade, devOps e muito mais. Atualmente é desenvolvedor na TecSinapse.


Bruno P. Kinoshita

Bruno P. Kinoshita


Bruno trabalha com Java há sete anos em empresas de telecomunicações, bancos, varejo entre outras. Há dois anos passou a ser Engenheiro de Qualidade e então aprendeu que havia muito espaço para desenvolvedores contribuírem com qualidade e testes, bem como coisas novas para aprender com testadores. Possui artigos e já fez palestras no Brasil e no exterior. No seu tempo útil pratica natação, academia, slack line, escalada indoor e desenha.


Awdren de Lima Fontão

Awdren de Lima Fontão


Evangelista de Desenvolvedores da Nokia. Diverte-se no Instituto Nokia De Tecnologia em Manaus. Cientista da Computação com interesse na área de Ecossistemas de Software e Apps! "Caboquinho" do Amazonas.


Otávio Gonçalves de Santana

Otávio Gonçalves de Santana


Otávio Santana (@otaviojava) is a developer and enthusiast of open source. He is an evangelist and practitioner of agile philosophy and polyglot development in Brazil. Santana is a JUG leader of JavaBahia and SouJava, and a strong supporter of Java communities in Brazil, where he also leads the BrasilJUGs initiative to incorporate Brazilian JUGs into joint activities. He is a cocreator and is also responsible for the Linguagil Group, merger of Java, Ruby, Python, and Agile groups that promotes agility across language-focused communities.



SÁBADO - 29 de Outubro

Java Arduino TV Digital
.NET Empreendedorismo Testes
Stadium

DOMINGO - 30 de Outubro

Mobile Web SOA/Cloud
Agile PHP Stadium

Coordenação

Raphael Adrien
Raphael Adrien
R3TI

Patrocínio Trilha

Grupo PC - Sistemas

Data e Local

Sábado, 29 de outubro de 2011

Das 8:30 às 18:30 h

Faculdade Cambury

Av. T2, 3531 - St. Sol Nascente
Goiânia - GO


Exibir mapa ampliado