Muito mais do que abrir empresa

Na trilha de empreendedorismo, quebraremos paradigmas. Entenderemos por que Planos de Negócio são péssimas ferramentas para o empreendedorismo digital e aprenderemos as técnicas que estão sendo utilizadas por Startups bem sucedidas. Ouviremos não apenas histórias de sucesso, mas também casos de fracasso. Descobriremos as oportunidades que o interior do país nos reserva e que o sucesso não se restringe exclusivamente ao eixo Rio-São Paulo. Iremos além da TI e veremos como desenvolvedores de software também podem se dar bem em outras áreas do conhecimento. E, por fim, investigaremos como a habilidade empreendedorística pode ser desenvolvida a baixísimo custo, com muita criatividade e colaboração.

Macro-temas

Lean Startup, Customer Development, Business Model Generation, Lean Canvas...

Público alvo

Todo e qualquer profissional cansado de realizar sonhos de terceiros e não os seus


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Lean Startup
Lean Startup
Matheus Haddad

   Geralmente, programadores e empresas de tecnologia decidem criar um novo produto começando pelo desenvolvimento do software. Entretanto, descobrir e definir um modelo de negócio e um mercado para seu produto é mais importante. A maioria das Startups falham pela falta de um modelo de negócio sólido e pela falta de clientes para o seu produto, e não por questões tecnológicas.

   Estamos acostumados a encontrar no mercado diversos processos e metodologias para desenvolver produtos e software. Por outro lado, pouco se vê em relação a processos e metodologias para desenvolver mercados e clientes.

   A partir deste ponto de vista, Steve Blank criou o processo Customer Development, que foca no desenvolvimento do mercado e de clientes para uma Startup. Este modelo possui 4 etapas (customer discovery, customer validation, customer creation e company build) que ajudam a validar e consolidar um modelo de negócio ao mesmo tempo em que o produto/software é implementado.

   Eric Ries combinou Customer Development com o desenvolvimento ágil de software, criando o conceito de Lean Startup. Essa união resultou em uma abordagem enxuta de criação de novos produtos, proporcionando vantagem competitiva e aprendizado contínuo para as Startups.

   Essa palestra tem como objetivo explicar o processo de Customer Development, mostrando exemplos e técnicas que podem ser utilizadas em cada uma de suas etapas, e sua integração com métodos ágeis e práticas como TDD, Continuous Integration e Continuous Deployment.


Matheus Haddad
11:10 às 12:00 Business Model Generation
Business Model Generation
Marcos Roberto Martins de Oliveira

   Chegar a um modelo de negócios ideal para seu produto ou empresa não é uma tarefa fácil. A idéia seguida da empolgação natural em vê-la funcionando no mercado muitas vezes sobrepõe fatores intimamente ligados ao ganha pão do empreendedor e geração de receita do negócio.

   A palestra sobre Business Model Generation irá mostrar as novas técnicas e metodologias para se alcançar o melhor modelo de negócios possível para sua empresa e para o mercado que irá consumir seu produto. E por quê não também fazer os olhos de um investidor brilharem pelo seu produto?


Marcos Roberto Martins de Oliveira
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Empreender no interior - Visão de acertos e dificuldades
Empreender no interior - Visão de acertos e dificuldades
Rogério Fontes Tomaz
A história de quem desbrava oportunidades de TI em mercados predominantemente rurais.

Rogério Fontes Tomaz
Aprendendo a errar ou errando para aprender?
Aprendendo a errar ou errando para aprender?
Saulo Arruda
Em um ano fomos do céu ao inferno e aprendemos muito com isso. Nessa apresentação vamos falar sobre como aprendendo a errar e o que aprendemos errando. Estará na pauta lições sobre construir uma ótima equipe, criar produtos, fazer negócios, entender o mercado e manter as finanças em dia. Este não é um caso de sucesso, mas também não é o fim. É o início de uma nova fase na nossas vidas.

Saulo Arruda
14:10 às 15:00
A jornada do empreendedor
A jornada do empreendedor
Josenaldo de Oliveira Matos Filho
Visão de acertos e dificuldades, para se empreender fora de grandes centros, visando o sucesso do seu negócio com ajuda de ferramentas ágeis. Um bate-papo sobre o olhar de como empreender e como tentar superar as dificuldades de um região em crescimento e com dificuldades de interior.

Josenaldo de Oliveira Matos Filho
Pitches/Openspace
Pitches/Openspace
Todos os participantes
Espaço aberto a qualquer participante do evento que queria:
  • * Apresentar ideias de produtos e negócios
  • * Realizar convite de parcerias e investimentos
  • * Compartilhar experiências
  • * Contar uma piada (!)
  • * ...e o que mais lhes der na telha.

Todos os participantes
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 PALESTRA SURPRESA
PALESTRA SURPRESA

..........


Empreendendo fora da caixa
Empreendendo fora da caixa
Bruno Rossi
Muito se diz que o mundo do empreendedorismo náo é pra qualquer um. A ideia dessa palestra é deixar os mitos de lado e mostrar que empreender está ao alcance de todos. Conheça a história do arquiteto de software que viu um mundo alem do Java e hoje empreende em 3 empresas completamente distintas.

Bruno Rossi
16:40 às 17:30 De coach a chapeiro
De coach a chapeiro
Manoel Pimentel Medeiros
O caso de um bem sucedido desenvolvedor de software, líder de projetos e coach de equipes que passou a fazer hambúrgueres para pagar as contas de casa.

Manoel Pimentel Medeiros
Pitches/Openspace
Pitches/Openspace
Todos os participantes
Espaço aberto a qualquer participante do evento que queria:
  • * Apresentar ideias de produtos e negócios
  • * Realizar convite de parcerias e investimentos
  • * Compartilhar experiências
  • * Contar uma piada (!)
  • * ...e o que mais lhes der na telha.

Todos os participantes
17:40 às 18:30 Empreendendo e Aprendendo
Empreendendo e Aprendendo
André Faria Gomes

   Em 10 de atividade, a Bluesoft já passou por uma grande série de inspeções e adaptações, diversos desafios foram enfrentados, práticas testadas, e muitas lições foram aprendidas. Fomos muito influenciados por empresas como 37 Signals, Toyota, Southwest Airlines, e Zappos.

   O objetivo desta palestra é apresentar as lições que aprendemos e dividir a nossa experiência e cultura para influenciar você e sua organização. Falaremos das práticas que utilizamos em nosso dia-a-dia e sobre como estamos construindo uma cultura de aprendizagem e formando uma equipe de pessoas altamente produtivas e acima da média que agrega cada vez mais valor à nossos clientes, com mais qualidade e em menos tempo, através da entrega contínua de software.

   Apesar de as respostas estarem nos clientes, não basta perguntar o que eles querem, é preciso identificar o feedback certo, testar, refinar a visão do produto e estar sempre preparado para mudanças, eliminado o desperdício e tudo aquilo que não agrega valor. Falaremos sobre nossas práticas para agregar valor ao cliente, nossa abordagem de contratação, formas de expor e tornar problemas visíveis, de engajamento do time, e sobre como fazemos para estar constantemente fora da zona de conforto e melhorando semana após semana.


André Faria Gomes
Startupeiros: Aprendendo Lean Startup com os amigos
Startupeiros: Aprendendo Lean Startup com os amigos
Fabrício Nogueira Buzeto

Se você sempre esteve a fim de desenvolver uma ideia, mas falta ânimo, conhecimento ou experiência nas técnicas envolvidas, esta palestra vai te abrir os horizontes. Vamos falar levemente sobre o Lean Startup e como um grupo de Brasília (startupei.ro) está usando a prática de Dojo para aprender e empreender neste rumo.


Fabrício Nogueira Buzeto
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* almoço livre

Obs.: Grade em constante atualização e portanto sujeita a alteração

Alexandre Gomes (SEA Tecnologia)

Alexandre Gomes (SEA Tecnologia)


Alexandre Gomes é empresário, empreendedor, educador e grande entusiasta do uso da tecnologia para promoção do bem social. Membro do coletivo Transparência Hacker, representa a sociedade civil no processo colaborativo de desenvolvimento do Portal Brasileiro de Dados Abertos (http://dados.gov.br) e tem atuado ativamente com a comunidade internacional no compartilhamento das experiências brasileiras no âmbito dos trabalhos da Parceria para Governo Aberto - OGP (http://www.opengovpartnership.org).


Josenaldo de Oliveira Matos Filho

Josenaldo de Oliveira Matos Filho


Esse nerd viciado em café e programação apronta suas confusões como arquiteto do comdominiodigital.com.br e jugleader do Grupo de Usuários Java do Triângulo Mineiro (UAIJUG). Nas horas vagas, divide seu tempo entre programação, literatura fantástica, música, filmes, seriados e games.


Bruno Rossi

Bruno Rossi


Um cara que já fez bastante coisa. Foi Digitador, Programador, Arquiteto, Lìder e Diretor de Tecnologia. Aos poucos, descobriu que o prazer não vinha só do java. Hoje empreende por prazer e programa por diversão. Co-Founder do @apetitar , Founder da @r_construtora e franqueado da @PizzariaDuCheff ...and counting


Matheus Haddad

Matheus Haddad


Matheus Haddad é empreendedor, consultor e palestrante internacional na área de gestão de projetos e engenharia de software. É sócio-fundador da Webgoal, empresa que desenvolve softwares que ajudam outras empresas na gestão dos seus negócios. Possui mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de software, e nos últimos 4 anos tem se especializado em métodos ágeis e no processo de criação de novos produtos com design thiniking e customer development. É mestre em Engenharia Elétrica na área de Inteligência Artificial pela FEI (São Bernardo do Campo), pós-graduado em Análise de Sistemas pela FASP (São Paulo), bacharel em Ciência da Computação pela UNIFENAS (Alfenas) e está cursando MBA em Gestão Empresarial na FGV. Na área acadêmica, também atua como professor de cursos de graduação, pós-graduação e MBA nas áreas de tecnologia da informação e negócios.


Manoel Pimentel Medeiros

Manoel Pimentel Medeiros


"Manoel é coach, blogueiro, palestrante, inovador, rule-breaker e agente de mudança viciado em grandes desafios. Ele é Agile Coach/Trainer na Adaptworks Treinamentos e Presidente da Agile Alliance Brazil. Trabalha há mais de 18 anos na área de TI, onde possui uma profunda experiência em ajudar, como coach ou trainner, a transição/experimentação Ágil (Scrum, XP, FDD, Lean) em grandes e complexas organizações (Como Stefanini, Sicoob, Bancoob, Oi, GVT, Petrobras, Localiza, Itaú). Manoel é um dos pioneiros no movimento Ágil no Brasil. É membro ativo da organização do Agile Brazil (inclusive sendo chairman da edição 2013). Ele também é o fundador da Revisa e Blog Visão Ágil. Já escreveu para portais internacionais como InfoQ, AgileJournal, ScrumAlliance, AgileAlliance e revistas como SQL Magazine, JavaMagazine, Mundo J Ágil e outras. É o mais ativo licensed trainer de Management 3.0 no Brasil, tendo inclusive, contribuído para formação e lincenciamento de outros grandes facilitadores do cenário nacional."


Saulo Arruda

Saulo Arruda


Há 2 anos empreendendo, isto é, constantemente na montanha russa. Desenvolvedor de formação, vendedor por obrigação. Front man da Jera, participante ativo do Startup MS. Morador do interior do centro-oeste brasileiro, aventureiro em Objective-C e Ruby, casado e pai de duas filhas lindas.


Marcos Roberto Martins de Oliveira

Marcos Roberto Martins de Oliveira


- Co-founder da Intacto Engenharia de Sistemas; desenvolvedora de inovações como: HMA: Medidor de Audiência em Tempo Real para TV Digital; Qual Canal: medidor de audiência da TV a partir das redes sociais; iTVProject: Ferramenta para Criação de APPs Interativas para TVD (Vencedor da Campus Party Brasil e Europa 2010); Também atua como Fábrica de Software para o Gov. Federal; - Co-Founder e CEO do Urbanizo, projeto vencedor do Desafio Buscapé 2011.



André Faria Gomes

André Faria Gomes


André Faria Gomes (@andrefaria) é Sócio-Diretor de Produtos e Tecnologia na Bluesoft em São Paulo e Associated Trainer na Adaptworks. Bacharel em Sistemas de Informação pela FIAP, Black Belt em Lean Seis Sigma pela Fundação Vanzolini, e Management 3.0 Licensed Trainer. O foco principal de seu trabalho é no desenvolvimento de software, atuando na liderança de equipes, no coaching de métodos ágeis, e no desenvolvimento de produtos para a Internet em diversas linguagens e plataformas. Iniciou sua carreira na TI em 1999, desde então trabalhou com uma grande diversidade de tecnologias. Atua também como palestrante e podcaster. Escreve artigos para revistas e portais de TI, e mantém seu blog andrefaria.com. André é autor do livro ?Agile: Desenvolvimento de software com entregas frequentes e foco no valor de negócio? pela Editora Casa do Código, e é também tradutor do livro How to Change the World de Jurgen Appelo para Português.


Rogério Fontes Tomaz

Rogério Fontes Tomaz


Apaixonado em código e formas ágeis de criá-los, Lider do UaiJUG (Grupo de Usuários do Triângulo Mineiro), e agora um novo empreendedor.


Fabrício Nogueira Buzeto

Fabrício Nogueira Buzeto


Doutorando pela Universidade de Brasília pela UnB e Sócio da Intacto Engenharia de Sistemas, Fabrício notou que o mundo acadêmico e o mercado são um único time. Como um dos fundadores da Intacto tem trabalhado para trazer uma nova visão sobre o desenvolvimento de software, bem como contribuído com o grupo de pesquisa UnBiquitous


SÁBADO - 29 de Outubro

Java Arduino TV Digital
.NET Empreendedorismo Testes
Stadium

DOMINGO - 30 de Outubro

Mobile Web SOA/Cloud
Agile PHP Stadium

Coordenação

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
SEA Tecnologia

Data e Local

Sábado, 29 de outubro de 2011

Das 8:30 às 18:30 h

Faculdade Cambury

Av. T2, 3531 - St. Sol Nascente
Goiânia - GO


Exibir mapa ampliado