Quem quer novas possibilidades pensa em .NET

O .NET está maior e mais poderoso do que nunca. Com linguagens imperativas, funcionais, dinâmicas, de baixo ou alto nível, forte ou fracamente tipadas, que interoperam em inúmeras plataformas, somos capazes de entregar de soluções de alta performance a aplicações RIA de alto apelo visual.

Podemos programar para um grande portal corporativo, hospedar as aplicações em um poderoso portal de aplicações ou colocar tudo na nuvem para rodar sem nos preocuparmos com infraestrutura.

Desktop, web, mobile, games, embarcado, o .NET está em todo lugar.

Nesta trilha veremos o melhor destas tecnologias e vamos expandir um pouco nossos horizontes.

Macro-temas

Entity Framework, ASP.NET MVC, Silverlight, Kinect, Windows Azure, Visual Studio 2010, Team Foundation Server

Público alvo

Desenvolvedores e Arquitetos de Software


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Evolução da linguagem de programação C#
Evolução da linguagem de programação C#
Rogério Moraes de Carvalho
Veja os principais recursos introduzidos na linguagem C# durante a sua evolução desde a versão 1.0 (fev 2002) até a versão 4 (mar 2010) e o que esperar da versão 5 (2012). Veja também informações sobreo que está sendo planejado para a linguagem C# após 2012 com o projeto Roslyn.

"Nesta palestra, eu apresentarei uma visão geral da evolução da linguagem de programação C# desde o lançamento da versão 1.0, em fevereiro de 2002, até a versão 4, em março de 2010. Depois, eu também apresentarei a principal novidade da linguagem C# 5: suporte direto da linguagem à programação assíncrona. Este novo recurso permite que o desenvolvedor realize programação assíncrona de modo similar à programação síncrona. Além disto, eu também comentarei sobre as principais novidades esperadas para a versão posterior (C# 6?), que atualmente é conhecida pelo nome de projeto Roslyn. Abaixo, seguem os tópicos que serão abordados sobre cada versão da linguagem C#. A evolução da linguagem C# - Cronograma dos lançamentos das versões da linguagem C#. Linguagem C# 1.0 - Sistema de tipos - Memória e instruções - Herança e membros de classe - Atributos e outros recursos Novidades da linguagem C# 2.0 - Generics e Iterators - Tipos parciais e tipos anuláveis - Métodos anônimos e qualificador de apelidos de namespace - Classes estáticas e possibilidade de definir diferentes níveis de acesso nos métodos de leitura e escrita de uma propriedade Novidades da linguagem C# 3.0 - Tipos implícitos em variáveis locais - Métodos de extensão - Tipos anônimos - Iniciadores de objetos - Iniciadores de coleções - Métodos parciais - Propriedades automáticas - Expressões lambda - Árvores de expressão - Expressões de consulta - LINQ (Language INtegrated Query) Novidades da linguagem C# 4 - Parâmetros opcionais e nomeados - Interoperabilidade com COM - Objetos com tipagem dinâmica - Covariância e contravariância Novidades da linguagem C# 5 - Task-based Asynchronous Pattern (TAP) - Versão assíncrona via TAP - Funções assíncronas - async e await Projeto Roslyn (C# 6?) - Compiler-as-a-Service (CaaS) - APIs para o CaaS"

Rogério Moraes de Carvalho
11:10 às 12:00 Desenvolvendo Aplicações para o Windows Phone 7.5 (Mango)
Desenvolvendo Aplicações para o Windows Phone 7.5 (Mango)
Pablo Hadler
"Como Desenvolver para a nova plataforma mibile da MicroSoft. Melhores práticas , ciclo de vida de aplicações , Market Place, Performance,Storage,Notificações , Camera" "Push Notifications - Componentes Arquitetura de Push Notifications Live Tiles ? API para ?local tile? Push Notifications - Novidades Acesso a câmera ?ao vivo? PhotoCamera Silverlight 4 Webcam Exibir conteúdo em sua aplicação Vide Brush Ciclo de Vida -Running -Deactivated -Dormant -Activated Thombstoned Isolate Storage -Key/Value Pair -Local Database Arquitetura -View -Model ViewModel MarketPlace -Processo de Submissão -Dicas para passar sua aplicação Silverlight -XAML"

Pablo Hadler
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Construindo uma aplicação em Windows Azure
Construindo uma aplicação em Windows Azure
Vitor Meriat / Bruno Kenj (Microsoft Innovation Center)

Nesta palestra pretendo abordar de maneira sucinta a arquitetura do windows azure. A idéia é criar uma aplicação com uma Web Role e uma Worker Role contendo os serviços de armazenamento da plataforma, a saber, tables, queues e blobs.

Durante a palestra, enquanto estiver codificando a aplicação, a intenção e demostrar na prática a estrutura da plataforma Windows Azure.

Neste caso o ouvinte não precisa necessariamente conhecer sobre cloud ou especificamente sobre azure, uma vez que o mesmo poderá entender atravéz do exemplo prático o funcionamento da plataforma.


Vitor Meriat / Bruno Kenj (Microsoft Innovation Center)
14:10 às 15:00
Customizando templates de projetos (MSF, CMMI, Scrum) do Team Fountation Server para adaptação ao processo de desenvolvimento de software.
Customizando templates de projetos (MSF, CMMI, Scrum) do Team Fountation Server para adaptação ao processo de desenvolvimento de software.
José Lino Neto

Customização de process template utilizados pelo Team Foundation Server, por padrão o mesmo vem com os processos: MSF Agile, CMMI e Scrum. O objetivo da sessão é demonstrar como customizar algum desses templates para utilização da organização independente da plataforma utilizada para o desenvolvimento, gerenciando o ciclo de vida de uma aplicação.

Por padrão temos o MSF Agile e o CMMI como process templates na instalação do Team Foundation Server, podemos instalar outros processos como o Scrum. O objetivo dessa trilha é aprender como personalizar algum desses templates ou criação de um próprio que possa atender a necessidade e controle de uma organização.


José Lino Neto
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Um mergulho nas tecnologias de acesso a dados no .NET
Um mergulho nas tecnologias de acesso a dados no .NET
Marcelo Paiva

A escolha de uma tecnologia de acesso e exposição de dados precisa atender aos atributos de produtividade, elegância e desempenho. Podemos levantar algumas questões tais como: podemos continuar a usar data readers e datasets? Como escolher entre NHibernate e Entity Framework? Devo desenhar os meus próprios tipos ou usar tipos vindo de um schema do banco de dados? Como expor o meu modelo através de um serviço WCF?

Vamos fazer demonstrações com Entity Framework 4.1, NHibernate 3.2 e como expor dados através de REST, apresentando para a audiência suas diferenças e benefícios.


Marcelo Paiva
16:40 às 17:30 Desenvolvendo a integração do Windows Azure e SharePoint 2010
Desenvolvendo a integração do Windows Azure e SharePoint 2010
Fabian André Gehrke (Invit)
Cada vez mais as empresas adotam o SharePoint como plataforma de colaboração e centralização de informações, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. O SharePoint ajuda muito na aproximação das pessoas, e na centralização, processamento e busca de informações; agilizando as demandas de informações das empresas possibilitando a elas maior produtividade de seus funcionários e respostas rápidas às necessidades de mercado. Com a integração do SharePoint com o Windows Azure, que é a plataforma de nuvem da Microsoft, podemos tirar proveito das duas ferramentas e potencializar as soluções de negócios entregues aos clientes. Nesta palestra vamos ver como criar um serviço no Windows Azure e disponibilizá-lo para ser consumido a partir do Silverlight e JavaScript. Por último faremos o aplicativo cliente que irá consumi-lo no SharePoint OnPremise e SharePoint Online.

Fabian André Gehrke (Invit)
17:40 às 18:30 Silverlight 5, mais vivo que nunca!
Silverlight 5, mais vivo que nunca!
Rodrigo Kono
Venha ver o que há de novo e emocionante no Silverlight 5. Aprenda sobre os recursos para o desenvolvimento de aplicações de negócios, visualização e jogos. Nesta sessão iremos apresentar os principais recursos do Silverlight 5 assim como as atividades futuras desta tecnologia. Esteja preparado para ser produtivo com a última versão do Silverlight.

Rodrigo Kono
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* almoço livre

Obs.: Grade em constante atualização e portanto sujeita a alteração

Rodrigo Kono

Rodrigo Kono


Microsoft MVP, MCP, MCTS, MCPD e MCT. Possui mais de onze anos de carreira em desenvolvimento de aplicações, graduado em Ciências da Computação e atualmente é Arquiteto de Software pela Allen. Fundou o grupo de usuários DevGoiás.NET, é um dos disseminadores da plataforma.NET no Brasil, é membro do board da INETA (International .NET Associations), ministrou palestras nas principais capitais do país e em grandes eventos como o TechEd, totalizando mais de 15.000 pessoas nos últimos nove anos. Adora correr e de uma boa partida de futebol e Guitar Hero no XBOX.


Marcelo Paiva

Marcelo Paiva


Envangelista .Net, MCP, MTA e IBM CLP. Gerente Desenvolvimento na Softprime Soluções. Possui conhecimentos em ferramentas de workflow, infra-estrutura de servidores e redes. Trabalha com o .Net desde a versão 1.0 e atualmente desenvolve projetos com o .Net Framework 4.0 utilizando tecnologias WCF Data Services, Entity Framework e WCF.


Vitor Meriat

Vitor Meriat


Desenvolvedor, músico e apaixonado por soluções. Programa há 5 anos quando viu pela primeira vez um código na tela do computador. Desde então largou sua formação em história e iniciou seus estudos em computação, compondo sua carreira trabalhando com diversas tecnologias e nos último ano embarcando no mundo da cloud computing.


Bruno Kenj (Microsoft Innovation Center)

Bruno Kenj (Microsoft Innovation Center)


Coordenador do Centro de Inovação Microsoft de Brasília, MCT, MCP, MCAD, MCSD, MCTS, MCPD, CSM, Front End Engineer, MVP ASP.NET.


Rogério Moraes de Carvalho

Rogério Moraes de Carvalho


Vem sendo premiado como Most Valuable Professional (MVP) pela Microsoft desde 2009, há 8 anos. Tem trabalhado com a plataforma .NET desde 2001 (versão Beta 1) e está focado na evolução da plataforma com os novos frameworks Core multiplataforma (.NET Core, ASP.NET Core e Entity Framework Core). É palestrante frequente em grandes eventos e congressos de TI pelo Brasil, incluindo Campus Party, Microsoft Tech Road, MVP V-Conf, TechEd Brasil, TDC (The Developer?s Conference), QCon, dentre outros. Participa com frequência como palestrante em grupos de usuários como DFJUG e SQLServerDF, e da organização de eventos presenciais e virtuais de TI. Atualmente, ele é consultor e desenvolvedor do Cebraspe/Cespe.



Rodrigo Kono

Rodrigo Kono


Microsoft MVP, MCP, MCTS, MCPD e MCT. Possui mais de onze anos de carreira em desenvolvimento de aplicações, graduado em Ciências da Computação e atualmente é Arquiteto de Software pela Allen. Fundou o grupo de usuários DevGoiás.NET, é um dos disseminadores da plataforma.NET no Brasil, é membro do board da INETA (International .NET Associations), ministrou palestras nas principais capitais do país e em grandes eventos como o TechEd, totalizando mais de 15.000 pessoas nos últimos nove anos. Adora correr e de uma boa partida de futebol e Guitar Hero no XBOX.


Fabian André Gehrke (Invit)

Fabian André Gehrke (Invit)


Consultor SharePoint, iniciou a carreira como desenvolvedor de tecnologia onde acabou conhecendo o SharePoint. Atualmente trabalho com SharePoint, seja criando portais corporativos simples até customizações de layout, workflows, desenvolvimentos, etc, focando sempre no uso racional dos recursos do produto. É certificado MCITP e MCPD em SharePoint e MCT. Formado em Sistemas de Informação e pós graduado em Gestão de Desenvolvimento de Software.


Pablo Hadler

Pablo Hadler


Graduado pela Unisul em programação e Web Design. Especialista em Desenvolvimento de Software ,trabalha como arquiteto de soluções no Sicoob e atua como desenvolvedor .Net a 10 anos é MCP MSTS e escreveu boa parte dos componentes do Gerador de Aplicações GASweb. Atualmente atua no desenvolvimento de apps corporativas para mobile.


José Lino Neto

José Lino Neto


Brasileiro, goiano, desenvolvedor de software, amante de tecnologia. Principais interesses: Desenvolvimento de aplicações web, games e dispositivos móveis. Arquiteto de software na Pensou.NET. Um dos autores do livro Desenvolvendo para Web com Visual Studio 2008. MCP ASP.NET 3.5


SÁBADO - 29 de Outubro

Java Arduino TV Digital
.NET Empreendedorismo Testes
Stadium

DOMINGO - 30 de Outubro

Mobile Web SOA/Cloud
Agile PHP Stadium

Coordenação

Rodrigo Kono
Rodrigo Kono
Pensou.NET

Data e Local

Sábado, 29 de outubro de 2011

Das 8:30 às 18:30 h

Faculdade Cambury

Av. T2, 3531 - St. Sol Nascente
Goiânia - GO


Exibir mapa ampliado