O que vem depois do Agile?

A trilha de Agile é uma trilha que aborda vários aspectos do desenvolvimento de software. Seu público alvo vai desde desenvolvedores até gerentes.

A adoção da agilidade tem crescido muito no mercado brasileiro e cada vez mais grandes empresas tem aderido ao seu uso. Isso aumenta sua visibilidade, mas também vai exigindo adaptações nem sempre fáceis ou bem recebidas pela comunidade.

A grande pergunta que surge é: Qual é o próximo passo? O que vem depois do Agile?

Público Alvo

Desenvolvedores, Gerentes, Analistas, Líderes

Macro-temas

Scrum, XP, Lean, TDD


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Construindo uma Cultura de Aprendizagem
Construindo uma Cultura de Aprendizagem
André Faria Gomes
Quando alguém te pergunta se deseja continuar evoluindo profissionalmente, sua resposta é automaticamente positiva. Porém, o que você realmente faz para que isto se torne verdade? Você dedica algum tempo para aprender uma nova linguagem? Estuda ou contribui com projetos de código livre? Participa ativamente de comunidades e eventos? A empresa onde você trabalha lhe oferece algum incentivo para que se dedique aos estudos? O que você tem feito para mudar este cenário? Nesta apresentação você conhecerá alguns experimentos aplicados na Bluesoft, que têm resultado em uma cultura de melhoria contínua, onde o aprendizado é levado a sério. Mostraremos o que temos feito para conquistar a excelência técnica que tanto desejamos bem como as lições aprendidas com os erros cometidos neste caminho.

André Faria Gomes
11:10 às 12:00 Desculpe, mas você não é ágil
Desculpe, mas você não é ágil
Leonardo Ribeiro Oliveira / Soraya Sybele Hossain
Então você cola post-its na parede, faz stand-ups diárias, programa em pares e desenvolve em sprints? Utiliza integração contínua e testes automatizados? Tem certificação Scrum? Desculpe, mas talvez você não seja ágil. Através desta palestra tentaremos demonstrar as diferenças entre ambientes e profissionais realmente ágeis e os que se dizem ágeis, enfatizando o "ser ágil" ao invés do "fazer ágil". Compararemos as metodologias e ferramentas ágeis e a motivação por trás de cada uma em contraste com a forma como são utilizadas no mercado.

Leonardo Ribeiro Oliveira / Soraya Sybele Hossain
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 #Fail - Onde erramos e o que aprendemos com isso?
#Fail - Onde erramos e o que aprendemos com isso?
Renato Willi
Normalmente nas conferências são apresentados cases de sucesso na aplicação das metodologias Ágeis, para que as boas idéias sejam replicadas e também como motivação para os que ainda não as aderiram. Essas apresentações têm um efeito bastante positivo, porém podem induzir as pessoas a acreditarem que os problemas deixarão de existir após a adoção de uma metodologia. Nós passamos por essa fase, e também podemos dizer que passamos desta fase. Mesmo sendo Ágeis, falhamos. Cometemos novos erros e pudemos aprender bastante com eles. Nesta apresentação, narraremos alguns cases problemáticos recentes em grandes órgãos governamentais, e para cada um deles, exercitaremos uma retrospectiva com a audiência para explorar as causas-raiz desses problemas. Esta reflexão trará novas lições interessantes e deixará mais claro o porquê da existência de algumas práticas, princípios e valores, e o que pode acontecer quando estes não são seguidos.

Renato Willi
14:10 às 15:00
Lightning Talk - Planejamento e Estimativas Ágeis com Planning Poker
Lightning Talk - Planejamento e Estimativas Ágeis com Planning Poker
Glesio Garcia de Paiva
Métodos ágeis surgiram como uma nova forma de visualizar o processo de desenvolvimento de forma menos rigorosa mas de forma que alcance a satisfação do cliente e o sucesso no processo de desenvolvimento de software. Para isto, planejamento é uma tarefa essencial. Esta palestra tem como objetivo demonstrar como o Planning Poker pode ser utilizado no planejamento e na estimativa no desenvolvimento de software ágil. Esta palestra irá introduzir conceitos para planejamento de desenvolvimento de software e como estima-lo no contexto de métodos ágeis fazendo uso do Planning Poker. O Planning Poker auxilia na compreensão da complexidade de cada tarefa/componente a ser desenvolvido, quebrando as barreiras da falta de comunicação e transparência entre a equipe. Planejamento de desenvolvimento de software O que são métodos ágeis? Princípios fundamentais de métodos ágeis Estimativa Técnicas para estimativas Planning Poker Jogando...

Glesio Garcia de Paiva
Lightning Talk - Kanban from a n00b to n00bs!
Lightning Talk - Kanban from a n00b to n00bs!
Guilherme Flores da Cunha da Motta
Nesta palestra falarei sobre a minha experiência com o uso desta ferramenta e sobre casos reais de projetos que acham que usam Kanban mas na verdade nem sequer entendem a ferramenta :-) Alguns Tópicos: - Kanban - Melhoria continua - Swarming - Revolucao & Evolucao

Guilherme Flores da Cunha da Motta
Lightning Talk - O quê impede o governo de ser ágil?
Lightning Talk - O quê impede o governo de ser ágil?
Alexandre Gomes (SEA Tecnologia)
Alexandre irá compartilhar suas boas e más experiências sobre até onde o governo consegue ser ágil (ou não).

Alexandre Gomes (SEA Tecnologia)
Lightning Talk - A Definir
Lightning Talk - A Definir

Lightning Talk - A Definir


15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Fishbowl - Conversas colaborativas e francas sobre erros e acertos em Agile
Fishbowl - Conversas colaborativas e francas sobre erros e acertos em Agile
Todos os participantes
Nessa atividade, realizaremos uma espécie de painel de debates, só que no formato Fishbowl. Nesse formato, todos poderão participar de uma conversa bem legal sobre erros e acertos nas adoções de Agile

Todos os participantes
16:40 às 17:30 10.000 horas como um "gerente" ágil - Você sabia que a liberdade existe?
10.000 horas como um "gerente" ágil - Você sabia que a liberdade existe?
Fernando Ultremare
Reflexões de um ?gerente de projetos? sobre temas como liberdade e responsabilidade nas equipes, pessoas, amizades, comando e controle, processos, paradigmas, satisfação de clientes, organizações, crises e celebrações ? extraídas principalmente dos 2 últimos anos junto a uma grande equipe de desenvolvimento.

Fernando Ultremare
17:40 às 18:30 World Café sobre Como suplantar os desafios da adoção organizacional de Agile
World Café sobre Como suplantar os desafios da adoção organizacional de Agile
Manoel Pimentel Medeiros
Venha construir ideias sobre como vencer os desafios da adoção corporativa/organizacional das diferentes metodologias/modelos ágeis. Nessa atividade, todos os participantes vão debater diferentes ideias de uma forma colaborativa e dinâmica.

Manoel Pimentel Medeiros
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* almoço livre

Obs.: Grade em constante atualização e portanto sujeita a alteração

Manoel Pimentel Medeiros

Manoel Pimentel Medeiros


"Manoel é coach, blogueiro, palestrante, inovador, rule-breaker e agente de mudança viciado em grandes desafios. Ele é Agile Coach/Trainer na Adaptworks Treinamentos e Presidente da Agile Alliance Brazil. Trabalha há mais de 18 anos na área de TI, onde possui uma profunda experiência em ajudar, como coach ou trainner, a transição/experimentação Ágil (Scrum, XP, FDD, Lean) em grandes e complexas organizações (Como Stefanini, Sicoob, Bancoob, Oi, GVT, Petrobras, Localiza, Itaú). Manoel é um dos pioneiros no movimento Ágil no Brasil. É membro ativo da organização do Agile Brazil (inclusive sendo chairman da edição 2013). Ele também é o fundador da Revisa e Blog Visão Ágil. Já escreveu para portais internacionais como InfoQ, AgileJournal, ScrumAlliance, AgileAlliance e revistas como SQL Magazine, JavaMagazine, Mundo J Ágil e outras. É o mais ativo licensed trainer de Management 3.0 no Brasil, tendo inclusive, contribuído para formação e lincenciamento de outros grandes facilitadores do cenário nacional."


Leonardo Ribeiro Oliveira

Leonardo Ribeiro Oliveira


Leonardo tem mais de 10 anos de experiência em testes e qualidade de software, é evangelista de métodos ágeis e automação de testes com uso ferramentas open source. Off-roader e internet troll nas horas vagas.


Glesio Garcia de Paiva

Glesio Garcia de Paiva


Analista e Desenvolvedor de Sistemas, pós-graduando em Desenvolvimento de Sistemas em Software Livre. Possui 7 anos de experiência em soluções Web. Trabalhou em projetos para o Governo do Estado do Tocantins, Goiás e Banco Mundial. Possui conhecimento em PHP, JEE, Linux, Postgres, Ágile. Atualmente trabalha na Megasoft, empresa que desenvolve software para gestão pública.


Soraya Sybele Hossain

Soraya Sybele Hossain


Formada em Ciência da Computação pela UFRGS, com mais de 15 anos de experiência na área de tecnologia. Já foi desenvolvedora, sysadmin, QA, analista de negócios, gerente de projetos, product owner/manager, CEO de uma startup e hoje acumula experiência em diversos papéis vividos em diferentes empresas e áreas. Acompanha os movimentos Agile e Lean Startup desde seus primórdios e vive a constante busca de encontrar a melhor combinação entre negócios, tecnologia e pessoas.



Manoel Pimentel Medeiros

Manoel Pimentel Medeiros


"Manoel é coach, blogueiro, palestrante, inovador, rule-breaker e agente de mudança viciado em grandes desafios. Ele é Agile Coach/Trainer na Adaptworks Treinamentos e Presidente da Agile Alliance Brazil. Trabalha há mais de 18 anos na área de TI, onde possui uma profunda experiência em ajudar, como coach ou trainner, a transição/experimentação Ágil (Scrum, XP, FDD, Lean) em grandes e complexas organizações (Como Stefanini, Sicoob, Bancoob, Oi, GVT, Petrobras, Localiza, Itaú). Manoel é um dos pioneiros no movimento Ágil no Brasil. É membro ativo da organização do Agile Brazil (inclusive sendo chairman da edição 2013). Ele também é o fundador da Revisa e Blog Visão Ágil. Já escreveu para portais internacionais como InfoQ, AgileJournal, ScrumAlliance, AgileAlliance e revistas como SQL Magazine, JavaMagazine, Mundo J Ágil e outras. É o mais ativo licensed trainer de Management 3.0 no Brasil, tendo inclusive, contribuído para formação e lincenciamento de outros grandes facilitadores do cenário nacional."



André Faria Gomes

André Faria Gomes


André Faria Gomes (@andrefaria) é Sócio-Diretor de Produtos e Tecnologia na Bluesoft em São Paulo e Associated Trainer na Adaptworks. Bacharel em Sistemas de Informação pela FIAP, Black Belt em Lean Seis Sigma pela Fundação Vanzolini, e Management 3.0 Licensed Trainer. O foco principal de seu trabalho é no desenvolvimento de software, atuando na liderança de equipes, no coaching de métodos ágeis, e no desenvolvimento de produtos para a Internet em diversas linguagens e plataformas. Iniciou sua carreira na TI em 1999, desde então trabalhou com uma grande diversidade de tecnologias. Atua também como palestrante e podcaster. Escreve artigos para revistas e portais de TI, e mantém seu blog andrefaria.com. André é autor do livro ?Agile: Desenvolvimento de software com entregas frequentes e foco no valor de negócio? pela Editora Casa do Código, e é também tradutor do livro How to Change the World de Jurgen Appelo para Português.



Guilherme Flores da Cunha da Motta

Guilherme Flores da Cunha da Motta


Guilherme Motta atua como Agile Coach, facilitador e na gestão de equipes que desenvolvem software. Atuou em empresas globais como Klarna, ThoughtWorks, Nokia, HP, e outras. Certified Scrum Professional pela Scrum Alliance, graduado pela PUC-RS em Sistemas da Informação e MBA em Gestão Estratégica da TI pela FGV. Docente na pós graduação de Desenvolvimento de Software Ágil na UniRitter.



Alexandre Gomes (SEA Tecnologia)

Alexandre Gomes (SEA Tecnologia)


Alexandre Gomes é empresário, empreendedor, educador e grande entusiasta do uso da tecnologia para promoção do bem social. Membro do coletivo Transparência Hacker, representa a sociedade civil no processo colaborativo de desenvolvimento do Portal Brasileiro de Dados Abertos (http://dados.gov.br) e tem atuado ativamente com a comunidade internacional no compartilhamento das experiências brasileiras no âmbito dos trabalhos da Parceria para Governo Aberto - OGP (http://www.opengovpartnership.org).


Renato Willi

Renato Willi


I've had a long experience (10+ years) leading teams at my own company, with a big help from Agile Methodologies, mostly for Brazil's Public Sector IT projects.

Now I'm helping companies to fit in a Digital World as a consultant/coach/mentor. I've worked at Media, Telco and Banking sectors.

Also, I've been voluntarily mentoring entrepreneurs to help them reaching their goals.

I really like to learn and share knowledge: I'm one of the authors of the book "Métodos Ágeis para Desenvolvimento de Software", I've been a speaker at the main events about Agile Methodologies of Brazil, having helped to create 2 of them. I've helped the translation of 2 Agile books to Brazilian Portuguese.



SÁBADO - 29 de Outubro

Java Arduino TV Digital
.NET Empreendedorismo Testes
Stadium

DOMINGO - 30 de Outubro

Mobile Web SOA/Cloud
Agile PHP Stadium

Coordenação

Manoel Pimentel
Manoel Pimentel
ICA-TI

Apoio Trilhas

Data e Local

Domingo, 30 de outubro de 2011

Das 8:30 às 18:30 h

Faculdade Cambury

Av. T2, 3531 - St. Sol Nascente
Goiânia - GO


Exibir mapa ampliado