Horário
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Palestra
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08:30 às 09:00
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Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
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09:00 às 10:00
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Abertura
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10:10 às 11:00
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Automação Rápida de Testes para Web
Automação Rápida de Testes para Web
José Antonio Fernandes Correia
Vamos quebrar o paradigma que automação de testes é cara e demorada. Demonstraremos como definir e executar estratégias rápidas de teste de sites, criar massa de testes, um smoke test e scripts de teste de regressão sem uma linha de código. E de quebra, como transformar seus testes funcionais em testes de performance se você utilizar as ferramentas Badboy e JMeter.
José Antonio Fernandes Correia
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11:10 às 12:00
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Botando o Jenkins para rodar seus testes
Botando o Jenkins para rodar seus testes
Bruno P. Kinoshita
O Jenkins é um servidor de integração contínua. Mas isso não quer dizer que os testadores não precisam entender nada sobre ele. O Jenkins pode executar testes automatizados para você, gerar gráficos e estatísticas, integrar os resultados com outras ferramentas ou executar tarefas que auxiliem você nos testes manuais.
Bruno P. Kinoshita
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12:00 às 13:00
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Intervalo para almoço*
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13:10 às 14:00
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Automação de Testes com ATDD e BDD
Automação de Testes com ATDD e BDD
Cristiano Caetano
Nesta palestra será apresentado como as filosofias ágeis ATDD (Acceptance Test Driven Development) e BDD (Behavior Driven Development) permitiram a revolução na automação de testes funcionais. Também serão apresentadas algumas ferramentas que permitem a realização desse tipo de teste automatizado, assim como, um exemplo real de uso dessa nova filosofia.
Cristiano Caetano
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14:10 às 15:00
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O que CrowdTesting de jogos tem a ver com software corporativo?
O que CrowdTesting de jogos tem a ver com software corporativo?
Guilherme Motta
Nesta apresentação irei falar sobre os fenômenos dos testes efetuados em jogos através das comunidades e crowds. Quais os diferentes perfis de testadores voluntários, o que eles buscam nessas aventuras que tem tantas semelhanças com o teste de software corporativo. Quais os benefícios que os grandes players deste mercado bilionário tem ao utilizar crowdtesting. Ao final, estarei compartilhando uma pequena lista com sugestões para ser mais efetivo ao participar de um teste beta/alpha de jogos.
Guilherme Motta
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15:00 às 15:30
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Coffee-break & networking
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15:40 às 16:30
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Apresentação sobre práticas e técnicas de testes manuais e automáticos para aplicativo de TV Digital embarcado em dispositivo móvel
Apresentação sobre práticas e técnicas de testes manuais e automáticos para aplicativo de TV Digital embarcado em dispositivo móvel
Luana Lobão (Instituto Nokia)
Demonstrar os tipos e técnicas de teste executadas, manuais e automáticas, em dispositivos móveis, bem bom mostrar como o INdT (Instituto Nokia de Tecnologia) efetua a validação dos produtos criados para celulares em TV Digital
Luana Lobão (Instituto Nokia)
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16:40 às 17:30
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Desenvolvimento Ágil Orientado a Testes
Desenvolvimento Ágil Orientado a Testes
Eder Ignatowicz
TDD com JUnit, BDD com JBehave, ATDD com WebJBehave e Selenium, integração contínua com Jenkins e inspeção contínua com Sonar: Como maximizar a qualidade de software através da integração destas técnicas e ferramentas, e de que maneira a utilização de valores ágeis e o desenvolvimento orientado a testes transformaram uma equipe de desenvolvimento Java, promovendo qualidade e motivação.
Eder Ignatowicz
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17:40 às 18:30
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Mesa Redonda sobre Teste de Software
Mesa Redonda sobre Teste de Software
Elias Nogueira
Nesta mesa redonda os palestrantes e convidados irão responder uma série de perguntas dos participantes no seguinte formato:
- Serão levantadas até 15 perguntas sobre diversos temas dentro da área de Teste de Software
- O palestrante que se sentir apto a responder aquela pergunta tem de 3 a 5 minutos para responder sobre a pergunta
Elias Nogueira
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18:40 às 19:00
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Encerramento e sorteios
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* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço
Obs.: Grade sujeita a alteração
Bruno trabalha com Java há sete anos em empresas de telecomunicações, bancos, varejo entre outras. Há dois anos passou a ser Engenheiro de Qualidade e então aprendeu que havia muito espaço para desenvolvedores contribuírem com qualidade e testes, bem como coisas novas para aprender com testadores. Possui artigos e já fez palestras no Brasil e no exterior. No seu tempo útil pratica natação, academia, slack line, escalada indoor e desenha.
Cristiano Caetano é especialista em teste e qualidade de software com mais de 10 anos de experiência na área. Autor de livros e artigos, consultor, empreendedor e diretor técnico da @qualister.
Sr. Software Engineer @ RedHat Uberfire Lead
Eu ajudo pessoas e empresas a aumentarem a qualidade de seus softwares para que eles possam ter menores índices de defeitos e perdas financeiras.
É Agile Coach no Sicredi. Também é Professor de Pós Graduação na Unisinos/RS.
Sempre advoga no meio dos desenvolvedores a importância de testarmos qualquer tipo de aplicação e entre os testadores que a era do teste manual irá quase acabar, onde este precisa ser mais técnico.
Guilherme Motta atua como Agile Coach, facilitador e na gestão de equipes que desenvolvem software. Atuou em empresas globais como Klarna, ThoughtWorks, Nokia, HP, e outras. Certified Scrum Professional pela Scrum Alliance, graduado pela PUC-RS em Sistemas da Informação e MBA em Gestão Estratégica da TI pela FGV. Docente na pós graduação de Desenvolvimento de Software Ágil na UniRitter.
Fundador da Iterasys, tem apoiado mais de 350 empresas e mais de 4000 alunos a evoluir sua forma de testar software e transformar defeitos em oportunidades de melhoria. Instrutor com mais de 11 mil horas de treinamentos específicos em Teste e QA. Palestrante no TDC (São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre) desde 2010 e em dezenas de outros eventos de tecnologia e negócios.
Atua no ramo de tecnologia e teste de software, é formanda no curso de Processamento de Dados na Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Trabalha atualmente como Desenvolvedora de Testes no Instituto Nokia de Tecnologia (INdT/Manaus) com planejamento, execução e automação de teste nas plataformas WEB, Data Warehouse, Desktop e Mobile. Eventualmente trabalha com desenvolvimento de sistemas na plataforma Java WEB também no INdT. Possui expriência de 2 anos e meio na área de teste de software.