Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Ruby on Rails - além do Active Record
Ruby on Rails - além do Active Record
Hanneli Carolina Andreazzi Tavante
Rails não está preso ao Active Record. Há diversas gems que permitem uma integração estável em Ruby utilizando diversas soluções noSQL - Neo4j, MongoDB, Redis, entre outros. Utilizar Ruby com bancos não relacionais pode ser uma alternativa extremamente ágil para o desenvolvimento de aplicações performáticas e robustas; desempenho que dificilmente seria atingido alcançado com alternativas relacionais.

Hanneli Carolina Andreazzi Tavante
11:10 às 12:00 Transifex - Desenvolvendo uma aplicação complexa na simplicidade do Django
Transifex - Desenvolvendo uma aplicação complexa na simplicidade do Django
Diego Búrigo Zacarão
Transifex é uma plataforma Open Source de gerenciamento de traduções desenvolvida utilizando Django. Esta palestra tem como foco explanar técnicas e artifícios utilizados para resolver problemas dos mais diversos no desenvolvimento desta ferramenta, que hoje é utilizada pelo próprio projeto Django.

Diego Búrigo Zacarão
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Ambiente de testes outside-in com Rails
Ambiente de testes outside-in com Rails
Victor Hugo Germano
...........

Victor Hugo Germano
14:10 às 15:00
Python sem sotaque: o que todo programador precisa saber
Python sem sotaque: o que todo programador precisa saber
Luciano Ramalho
Não basta aprender a sintaxe, para usar bem Python (ou qualquer linguagem) é preciso entender o jeito de pensar, as melhores práticas, as bibliotecas mais importantes, os serviços disponíveis e tudo o mais que forma a cultura e o eco-sistema da linguagem. Esta palestra vai mostrar um pouco disso tudo, a partir da visão de quem está mergulhado na cultura Python desde 1998, como desenvolvedor profissional e como responsável por introduzir a linguagem Python em várias empresas.

Luciano Ramalho
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Ruby e Design Patterns
Ruby e Design Patterns
Rafael Felix
Abordagem prática sobre o uso de alguns design patterns com ruby

Rafael Felix
16:40 às 17:30 Cython: acelerando seu código
Cython: acelerando seu código
Eduardo Felipe Castegnaro
Cython (http://cython.org/) é uma linguagem com sintaxe inspirada em Python que facilita criar módulos que utilizam a Python/C API. Mas não só isso. Cython é também um compilador que transforma dessa linguagem para C de forma otimizada. E tem mais. Se você utilizar agora leva totalmente de graça ganhos de até 30x e a melhor maneira de criar bindings para bibliotecas C/C++ em Python! Nessa palestra será apresentada a linguagem e seus usos através da criação de bindings simples para a biblioteca de eventos asíncronos Libevent (http://monkey.org/~provos/libevent/). Cuidado! Você pode ser exposto à código C. Esteja preparado!

Eduardo Felipe Castegnaro
17:40 às 18:30 SOLID através de BDD - um guia prático para rubistas
SOLID através de BDD - um guia prático para rubistas
Lucas Húngaro

Já conhecemos muitos dos benefícios do BDD para design de código. Mas há algo que deveríamos fazer mais: ouvir a voz de nossas suítes de testes.

Nessa palestra mostrarei como você pode fazer isso enquanto aprendemos a identificar e resolver os seguintes problemas através do BDD:

  • Alto acoplamento
  • Baixa coesão
  • Overmocking
  • Domínios anêmicos
  • Programação Orientada a Objetos mal aplicada (ou: como aplicar SOLID através do BDD)

Veremos como todos esses problemas estão interconectados e como resolvê-los e colher benefícios como testes que rodam mais rápido, código flexível e tempo de manutenção reduzido.

Esta é uma palestra muito prática e um bom conhecimento de Ruby é requerido.

Por que este tópico?
===================

A comunidade Ruby tem um entendimento muito maduro da abordagem do BDD ao desenvolvimento de software. À medida que evoluímos nossas práticas, surge uma demanda para técnicas mais avançadas de design de código.

Essa palestra objetiva tomar um passo nessa direção mostrando como o BDD pode nos ajudar a implementar comprovados princípios de design da POO.


Lucas Húngaro
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Felipe Rodrigues de Almeida

Felipe Rodrigues de Almeida


Empreendedor nato, viciado em inovação e agilidade. Com mais de 8 anos de experiência, atualmente trabalha com consultoria em arquitetura e processos ágeis para software na Crafters, vivendo um de seus sonhos.

Nos últimos anos tem estudado e experimentado muito na área de linguagens de programação e cultura ágil. Ele também ajuda as pessoas a alcançarem suas metas através de coaching.

Compartilha informações e opiniões através de sua conta no Twitter.



Luciano Ramalho

Luciano Ramalho


Autor do livro Fluent Python (O'Reilly) / Python Fluente (Novatec) e consultor na ThoughtWorks, Inc.



Hanneli Carolina Andreazzi Tavante

Hanneli Carolina Andreazzi Tavante


Hanneli (a.k.a @hannelita) é uma desenvolvedora fissurada por programar, aprender novas linguagens, frameworks, explodir capacitores, programar em C pra relaxar e comittar código útil (ou não) em projetos Open Source aleatórios que encontra vasculhando Githubs alheios. Ela também gosta de café, especialmente os do Starbucks.


Lucas Húngaro

Lucas Húngaro


Desenvolvedor de software há 10 anos, escreve código Ruby desde o início de 2007. Seu foco é minimalismo aplicado ao código e como princípios da POO podem nos ajudar a criar arquiteturas bonitas e flexíveis. Palestrou sobre Ruby e BDD no TDC SP 2011, RubyConf Brasil 2010, Dev in Sampa 2010 e FISL 2009.


Luciano Ramalho

Luciano Ramalho


Autor do livro Fluent Python (O'Reilly) / Python Fluente (Novatec) e consultor na ThoughtWorks, Inc.



Rafael Felix

Rafael Felix


Graduado em Ciência da Computação, desenvolvedor de Software a 5 anos, já trabalhou com linguagens como Java, Delphi, C#, PHP e Ruby, apaixonado por novidades no desenvolvimento de software.


Diego Búrigo Zacarão

Diego Búrigo Zacarão


Catarinense, formado em Ciência da Computação pela UNESC, Diego é um entusiasta de Software Livre e vem contribuindo com a comunidade deste 2006, onde iniciou sua jornada através do Projeto Fedora, participando de sub-projetos de tradução, embaixadores, websites e infra-estrutura de tradução. Atualmente trabalha desenvolvendo uma plataforma Web aberta de gerenciamento de traduções, chamada Transifex (http://www.transifex.net), sendo o co-criador do projeto.


Victor Hugo Germano

Victor Hugo Germano


Cientista da Computação, escalador e mais recentemente: empreendedor. Trabalhando com métodos ágeis desde 2003, já viu várias empresas falirem. Depois de inúmeras tentativas "in company" de mudança cultural, cansou de trabalhar para os outros e decidiu o óbvio: fazer a própria empresa dar certo. Assim nasceu a Lambda3, empresa multidisciplinar que atualmente possui projetos Ágeis de diversos tamanhos em muitas indústrias diferentes. Neste momento, Victor é um dos diretores do Board da Agile Alliance Global, conselheiro da Agile Alliance Brazil e faz parte da organização inúmeros eventos no Brasil e no Mundo



Eduardo Felipe Castegnaro

Eduardo Felipe Castegnaro


Desenvolvedor Python há mais 7 anos, começou a trabalhar em Django antes da versão 1.0. Atualmente é programador sênior na E3C Tecnologia onde lidera uma equipe de desenvolvimento com Django no seu dia a dia.


SÁBADO - 20 de Agosto

Java .NET Empreendedorismo
Web SOA/Cloud Testes
Stadium

DOMINGO - 21 de Agosto

Mobile Arduino Agile
Arquitetura Ruby/Python PHP
Stadium

Coordenação

Felipe Rodrigues Crafters
Luciano Ramalho Associação Python Brasil

Apoio Trilha

Data e Local

Domingo, 21 de agosto de 2011

Das 8:30 às 18:30 h

Universidade Estácio de Sá

Av. Leoberto Leal, 431
São José - SC


Exibir mapa ampliado