Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Impérios Acidentais: Falando de empreendedorismo e um breve olhar sobre o mercado de TIC
Impérios Acidentais: Falando de empreendedorismo e um breve olhar sobre o mercado de TIC
Moacir Antonio Marafon
A referida palestra será desenvolvida sobre os seguintes tópicos: - Recentes cases mundiais: Google, Facebook, Apple etc - Números sobre o mercado mundial, nacional e regional de TIC - Case Softplan e Carreira empreendedora de seus sócios.

Moacir Antonio Marafon
11:10 às 12:00 Modelos de Negócios de Software Livre
Modelos de Negócios de Software Livre
Fernando Santos
Software Livre hoje não é apenas um movimento ideológico adotado por desenvolvedores e ativistas, o software livre é uma realidade consolidada e de forte impacto como modelo de negócio, com grande potencial de diminuir custos de informática e garantir o aumento de competitividade. O Software Livre mudou o paradigma das empresas que desenvolvem software, onde a redução de custos oriunda de aquisição de licença passa a garantir um grande valor estratégico para a organização. A proposta desta palestra é apresentar as características pertencentes ao modelo de negócio para software proprietário e livre e a compensação financeira dos membros que compõem a comunidade de software livre. Além de levantar questões relacionadas aos valores financeiros e sociais atribuídos ao software livre, relacionados ao código fonte e à liberdade de uso, além de mostrar a forma de lucratividade do software livre. Apresentar a primeira empresa de consultoria em software livre a freehammer - consulting & associates e o seu modelo de negócio frente ao mercado catarinense. Falar sobre o caso de sucesso de capacitação dos servidores do Ministério da Fazenda. Tópicos: - Relação software livre e proprietário - O valor do software livre - A lucratividade do software livre - freehammer - consulting & associates, empresa que leva o selo catarinense - Treinamento servidores Ministério da Fazenda

Fernando Santos
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Caindo na Real e Desenvolvendo Aplicações Web de Sucesso
Caindo na Real e Desenvolvendo Aplicações Web de Sucesso
Ricardo Delcastanher
Caindo na Real é um livro da 37signals com ensinamentos dos cases de sucesso dos seus principais produtos. Como agir no lançamento, manutenção e desenvolvimento de aplicações web. Vários comportamentos, já conhecidos pela maioria dos desenvolvedores, agindo juntos podem garantir o sucesso: ?menos é mais?, DRY, KISS, etc.

Ricardo Delcastanher
14:10 às 15:00
Empreendendo no Caos e na Ordem
Empreendendo no Caos e na Ordem
João Bosco A. Pereira Filho
Acreditamos na complementaridade do caos e da ordem. Somos caóticos na busca pela inovação e na forma de promover a criatividade e buscamos a ordem para levar boas idéias rapidamente ao mercado através de excelentes produtos. Nesta palestra contaremos um pouco da história da Chaordic Systems, uma start-up de Floripa que atua no desenvolvimento de sistemas que descobrem os gostos e preferências das pessoas para oferecer uma experiência online personalizada. Abordaremos alguns assuntos como: investimento, contratação, cultivo de cultura, desenvolvimento de software, desenvolvimento de produto, pesquisa científica aplicada, entre outros.

João Bosco A. Pereira Filho
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Globalcode, 10 anos de história: o que deu e o que não deu certo
Globalcode, 10 anos de história: o que deu e o que não deu certo
Vinicius Morandin Senger / Yara M. H. Senger
Globalcode, 10 anos de história: o que deu e o que não deu certo

Vinicius Morandin Senger / Yara M. H. Senger
16:40 às 17:30 Startup On Rails
Startup On Rails
Fernando Ultremare
Um talk simples e direto de como Ruby On Rails e o ecossistema Ruby podem conduzir sua idéia de uma simples landing page até um produto de sucesso.

Fernando Ultremare
17:40 às 18:30 Open Space
Open Space

Espaço para debater, conversar, trocar ideias e consolidar o networking entre os participantes da trilha com os palestrantes.


18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Bruno Fernandes Pereira

Bruno Fernandes Pereira


Sócio/Desenvolvedor da Jera Software Ágil. Gosta muito de trabalhar com PHP e o que for relacionado a Desenvolvimento Mobile Web.


Yara M. H. Senger

Yara M. H. Senger


Sócia-diretora educacional e instrutora da Globalcode, formada pela Universidade de São Paulo, em São Carlos, detém expressiva experiência no Brasil e no exterior em desenvolvimento de soluções críticas com Java.

Co-criadora dos programas Academia do Java e Academia do Web Developer, acumulando mais de 1000 horas em sala de aula ensinando Java.




Moacir Antonio Marafon

Moacir Antonio Marafon


Diretor da Softplan, Marafon é vice-presidente da ACATE ? Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, presidente do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Informática da Grande Florianópolis e vice-presidente da Federação Nacional de Empresas de Informática. Graduado em Engenharia Civil, tem pós-graduação em Planejamento Econômico e em Ciência da Computação. Em sua atuação profissional, Moacir Marafon foi, de 1980 a 1990 professor de curso pré-vestibular. De 1982 a 1990 foi funcionário público e em 1990 fundou, ao lado de Carlos Augusto de Matos e Ilson Stabile a Softplan/Poligraph, empresa que possui cerca de 800 funcionários e atua na área de soluções em informática nas área de Construção Civil, Gestão Pública e Justiça, com clientes de todo o Brasil e exterior.


Vinicius Morandin Senger

Vinicius Morandin Senger


Trabalha com desenvolvimento de software desde os 13 anos de idade foi instrutor e consultor da Sun Microsystems e fundou a Globalcode.

Trabalha com Java desde há mais de 10 anos com foco em Java EE e embarcados.

Adepto ao movimento de hardware open source desenvolvendo projetos de automação e robótica de baixo custo.




João Bosco A. Pereira Filho

João Bosco A. Pereira Filho


CTO e co-fundador da Chaordic Systems, uma empresa que leva o mundo personalizado para as pessoas. Acredita que é possível criar uma empresa diferente, com alto grau de liberdade, propício para o desenvolvimento de tecnologias realmente inovadoras e equipe de excelente desempenho. Mestre em Machine Learning pela Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou anos com desenvolvimento de software, gestão de projetos, gestão de equipes e mais recentemente como empreendedor.


Ricardo Delcastanher

Ricardo Delcastanher


Bacharel em Ciências da Computação, especialista em Software Livre e Certified ScrumMaster. Desenvolvedor PHP Sênior, já lançou várias aplicações web nas suas horas vagas. É sócio fundador da ifull e do TwittePaga.


SÁBADO - 20 de Agosto

Java .NET Empreendedorismo
Web SOA/Cloud Testes
Stadium

DOMINGO - 21 de Agosto

Mobile Arduino Agile
Arquitetura Ruby/Python PHP
Stadium

Coordenação

Bruno PorKaria Jera

Data e Local

Sábado, 20 de agosto de 2011

Das 8:30 às 18:30 h

Universidade Estácio de Sá

Av. Leoberto Leal, 431
São José - SC


Exibir mapa ampliado