Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Impérios Acidentais: Falando de empreendedorismo e um breve olhar sobre o mercado de TIC
Impérios Acidentais: Falando de empreendedorismo e um breve olhar sobre o mercado de TIC
Moacir Antonio Marafon
A referida palestra será desenvolvida sobre os seguintes tópicos: - Recentes cases mundiais: Google, Facebook, Apple etc - Números sobre o mercado mundial, nacional e regional de TIC - Case Softplan e Carreira empreendedora de seus sócios.

Moacir Antonio Marafon
11:10 às 12:00 Modelos de Negócios de Software Livre
Modelos de Negócios de Software Livre
Fernando Santos
Software Livre hoje não é apenas um movimento ideológico adotado por desenvolvedores e ativistas, o software livre é uma realidade consolidada e de forte impacto como modelo de negócio, com grande potencial de diminuir custos de informática e garantir o aumento de competitividade. O Software Livre mudou o paradigma das empresas que desenvolvem software, onde a redução de custos oriunda de aquisição de licença passa a garantir um grande valor estratégico para a organização. A proposta desta palestra é apresentar as características pertencentes ao modelo de negócio para software proprietário e livre e a compensação financeira dos membros que compõem a comunidade de software livre. Além de levantar questões relacionadas aos valores financeiros e sociais atribuídos ao software livre, relacionados ao código fonte e à liberdade de uso, além de mostrar a forma de lucratividade do software livre. Apresentar a primeira empresa de consultoria em software livre a freehammer - consulting & associates e o seu modelo de negócio frente ao mercado catarinense. Falar sobre o caso de sucesso de capacitação dos servidores do Ministério da Fazenda. Tópicos: - Relação software livre e proprietário - O valor do software livre - A lucratividade do software livre - freehammer - consulting & associates, empresa que leva o selo catarinense - Treinamento servidores Ministério da Fazenda

Fernando Santos
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Caindo na Real e Desenvolvendo Aplicações Web de Sucesso
Caindo na Real e Desenvolvendo Aplicações Web de Sucesso
Ricardo Delcastanher
Caindo na Real é um livro da 37signals com ensinamentos dos cases de sucesso dos seus principais produtos. Como agir no lançamento, manutenção e desenvolvimento de aplicações web. Vários comportamentos, já conhecidos pela maioria dos desenvolvedores, agindo juntos podem garantir o sucesso: ?menos é mais?, DRY, KISS, etc.

Ricardo Delcastanher
14:10 às 15:00
Empreendendo no Caos e na Ordem
Empreendendo no Caos e na Ordem
João Bosco A. Pereira Filho
Acreditamos na complementaridade do caos e da ordem. Somos caóticos na busca pela inovação e na forma de promover a criatividade e buscamos a ordem para levar boas idéias rapidamente ao mercado através de excelentes produtos. Nesta palestra contaremos um pouco da história da Chaordic Systems, uma start-up de Floripa que atua no desenvolvimento de sistemas que descobrem os gostos e preferências das pessoas para oferecer uma experiência online personalizada. Abordaremos alguns assuntos como: investimento, contratação, cultivo de cultura, desenvolvimento de software, desenvolvimento de produto, pesquisa científica aplicada, entre outros.

João Bosco A. Pereira Filho
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Globalcode, 10 anos de história: o que deu e o que não deu certo
Globalcode, 10 anos de história: o que deu e o que não deu certo
Vinicius Senger / Yara M. H. Senger
Globalcode, 10 anos de história: o que deu e o que não deu certo

Vinicius Senger / Yara M. H. Senger
16:40 às 17:30 Startup On Rails
Startup On Rails
Fernando Ultremare
Um talk simples e direto de como Ruby On Rails e o ecossistema Ruby podem conduzir sua idéia de uma simples landing page até um produto de sucesso.

Fernando Ultremare
17:40 às 18:30 Open Space
Open Space

Espaço para debater, conversar, trocar ideias e consolidar o networking entre os participantes da trilha com os palestrantes.


18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Bruno Fernandes Pereira

Bruno Fernandes Pereira


Sócio/Desenvolvedor da Jera Software Ágil. Gosta muito de trabalhar com PHP e o que for relacionado a Desenvolvimento Mobile Web.


Yara M. H. Senger

Yara M. H. Senger


Sócia-diretora educacional e instrutora da Globalcode, formada pela Universidade de São Paulo, em São Carlos, detém expressiva experiência no Brasil e no exterior em desenvolvimento de soluções críticas com Java.

Co-criadora dos programas Academia do Java e Academia do Web Developer, acumulando mais de 1000 horas em sala de aula ensinando Java.




Vinicius Senger

Vinicius Senger


Trabalha com programação desde os 13 anos autando em empresas como Sun, Oracle e Microsoft como instrutor de treinamentos de programação. Fundou a Globalcode e o The Developers Conference e atualmente é Senior Technical Evangelist na Amazon.



Moacir Antonio Marafon

Moacir Antonio Marafon


Diretor da Softplan, Marafon é vice-presidente da ACATE ? Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, presidente do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Informática da Grande Florianópolis e vice-presidente da Federação Nacional de Empresas de Informática. Graduado em Engenharia Civil, tem pós-graduação em Planejamento Econômico e em Ciência da Computação. Em sua atuação profissional, Moacir Marafon foi, de 1980 a 1990 professor de curso pré-vestibular. De 1982 a 1990 foi funcionário público e em 1990 fundou, ao lado de Carlos Augusto de Matos e Ilson Stabile a Softplan/Poligraph, empresa que possui cerca de 800 funcionários e atua na área de soluções em informática nas área de Construção Civil, Gestão Pública e Justiça, com clientes de todo o Brasil e exterior.



João Bosco A. Pereira Filho

João Bosco A. Pereira Filho


CTO e co-fundador da Chaordic Systems, uma empresa que leva o mundo personalizado para as pessoas. Acredita que é possível criar uma empresa diferente, com alto grau de liberdade, propício para o desenvolvimento de tecnologias realmente inovadoras e equipe de excelente desempenho. Mestre em Machine Learning pela Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou anos com desenvolvimento de software, gestão de projetos, gestão de equipes e mais recentemente como empreendedor.


Ricardo Delcastanher

Ricardo Delcastanher


Bacharel em Ciências da Computação, especialista em Software Livre e Certified ScrumMaster. Desenvolvedor PHP Sênior, já lançou várias aplicações web nas suas horas vagas. É sócio fundador da ifull e do TwittePaga.


SÁBADO - 20 de Agosto

Java .NET Empreendedorismo
Web SOA/Cloud Testes
Stadium

DOMINGO - 21 de Agosto

Mobile Arduino Agile
Arquitetura Ruby/Python PHP
Stadium

Coordenação

Bruno PorKaria Jera

Data e Local

Sábado, 20 de agosto de 2011

Das 8:30 às 18:30 h

Universidade Estácio de Sá

Av. Leoberto Leal, 431
São José - SC


Exibir mapa ampliado