Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 O Futuro do Agile: Uma visão simplista
O Futuro do Agile: Uma visão simplista
Victor Hugo Germano
E então surgiu o Desenvolvimento Ágil. E lá se foram 10 anos num modelo de desenvolvimento que nos trouxe muitos benefícios: Inúmeras ferramentas, cerimônias, sopas de letrinhas e uma forte tendência aos flamewars, fazendo nossa vida muito mais feliz. Entretanto, fica a dúvida: Só isso? Pois a vida agora num projeto Ágil não passa de encontrar o próximo framework de testes, a nova prática de restrospectiva ou a nova forma de escrever user stories? Entregamos software mais rápido, mas será que estregamos o software correto? Nesta palestra, Victor descreve sua visão parcial e influenciada dos caminhos que estão se formando, apresentando o que está por vir, e como sua vida pode mudar mais uma vez.

Victor Hugo Germano
11:10 às 12:00 Retrospectivas Ágeis
Retrospectivas Ágeis
Vitor Pelizza
A retrospectiva é uma prática para melhoria contínua que está presente na maioria das técnicas/frameworks ágeis, tanto para o gerenciamento de projetos quanto em um nível mais executivo. Apesar disso, existem técnicas que podem a tornar mais efetiva, incentivando a colaboração das pessoas e gerando ações que realmente agregam valor para esse processo. O objetivo dessa palestra é apresentar um framework para condução de retrospectivas ágeis.

Vitor Pelizza
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Clean Code
Clean Code
Rodrigo Branas
Até mesmo um código mal feito, ilegível e bagunçado pode funcionar, mas a que preço? Nessa palestra, serão abordados tópicos relacionados a motivação, qualidade de código, métricas, técnicas de refactoring, testes e boas práticas para manter o código limpo e evitar muitas dores de cabeça no futuro!

Rodrigo Branas
14:10 às 15:00
Como fazemos Agile na ThoughtWorks Brasil
Como fazemos Agile na ThoughtWorks Brasil
Lucas Torri / Guilherme Johansson Tramontina
A ThoughtWorks é uma consultoria global de TI que se concentra no desenvolvimento ágil de software, onde pessoas talentosas e apaixonadas por software estão juntas porque querem fazer algo incrível. Quer saber como somos capazes de entregar software de qualidade e satisfazer nossos clientes em uma maneira rápida, evolutiva e até mesmo divertida? Junte-se a nós nesta apresentação e aprenda como podemos usar o desenvolvimento ágil para realizar isso.

Lucas Torri / Guilherme Johansson Tramontina
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 FDD para equipes não tão ageis
FDD para equipes não tão ageis
Alexandre Rosa / Everton Andrade Lentez / Guilherme Pinter
"É notável que a F.D.D. (Feature Driven-Development) é uma das metodologias ageis que mais se aproxima do modelo tradicional, pois concentra uma boa parte da sua energia em etapas de planejamento, onde muitas outras não possuem um foco tão explicito. A idéia é mostrar a todos, como esta metodologia proporciona uma adaptação mais suave dos modelos tradicionais aos modelos agilistas."

Alexandre Rosa / Everton Andrade Lentez / Guilherme Pinter
16:40 às 17:30 Agile em Planejamento Estratégico
Agile em Planejamento Estratégico
Marcus Rocha
Descrição faltando

Marcus Rocha
17:40 às 18:30 Pressão sem opressão
Pressão sem opressão
Samuel Crescêncio
O sistema é opressor, implacável e imperdoável com os desfavorecidos. A atmosfera profissional o reprime, mas ainda assim você tem o desejo ardente em transformá-la. Talvez você seja um desenvolvedor "frustrado", talvez você seja um líder que precisa obter um efetivo engajamento de seus colaboradores. Em Pressão sem Opressão, Samuel Crescêncio compartilhará sua visão e experiência no ambiente de desenvolvimento de software, explorando como o equilíbrio de esforços para otimização do todo possibilita remover a opressão e desenvolver uma pressão sustentável na geração de valor para todos os envolvidos no sistema.

Samuel Crescêncio
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Alexandre Rosa

Alexandre Rosa


I'm a software engineer and Professor and my passion is building awesome software applications and sharing my knowledge with my students. I've been working in the software industry since 2002 and since then I've worked with a bunch of program languages such as Cobol, Delphi, PHP, Java, C# and nowadays Python.



Guilherme Johansson Tramontina

Guilherme Johansson Tramontina


Guilherme é formado em Ciência da Computação pela PUCRS e trabalha há 8 anos no mercado. Atualmente é consultor de desenvolvimento na ThoughtWorks e gosta de qualquer coisa relacionada a tecnologia, tendo preferência por assuntos relacionados à desenvolvimento ágil e tecnologias emergentes, como node.js, CSS3 e HTML5.



Lucas Torri

Lucas Torri


Lucas é formado em CIências da Computação pela UFSC e tem seu mestrado na área de sistemas embarcados em andamento pela UFRGS. Hoje é consultor de desenvolvimento na ThoughtWorks, onde além de programar ocupa parte do seu tempo livre aprendendo novas tecnologias.


Marcus Rocha

Marcus Rocha


Consultor em Gestão Estratégica e Gestão de Projetos. Graduado em Ciências da Computação pela UNISUL e MBA em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela SOCIESC. Tem 18 anos de experiência em projetos nacionais e internacionais. Atualmente atua junto ao Instituto de Estudos Avançados e às empresas Knowtec, Talk e Suiteplus. Também é professor na graduação e na pós graduação na Estácio.



Samuel Crescêncio

Samuel Crescêncio


Samuel is a software engineer with over 23 years of hands-on experience. He's helped to architect, develop, test and deliver solutions for niches such as education, retail, financial, telecom, energy, risk management and others. He is also an author, trainer, speaker, entrepreneur and an experienced executive.

Samuel has served for 5 years on the board of directors of Agile Alliance, co-founded the Agile Brazil conference in 2010 and served as its chairman for the 2014 edition. Samuel is the author of Lean Pyramid and has founded a few startups.

Currently Samuel provides lean business transformation services and is engaged in transforming large and small companies, coaching from it's top executives to developers.



Victor Hugo Germano

Victor Hugo Germano


Cientista da Computação, escalador e mais recentemente: empreendedor. Trabalhando com métodos ágeis desde 2003, já viu várias empresas falirem. Depois de inúmeras tentativas "in company" de mudança cultural, cansou de trabalhar para os outros e decidiu o óbvio: fazer a própria empresa dar certo. Assim nasceu a Lambda3, empresa multidisciplinar que atualmente possui projetos Ágeis de diversos tamanhos em muitas indústrias diferentes. Neste momento, Victor é um dos diretores do Board da Agile Alliance Global, conselheiro da Agile Alliance Brazil e faz parte da organização inúmeros eventos no Brasil e no Mundo



Vitor Pelizza

Vitor Pelizza


Formado em ciências da computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós graduado pelo MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, atua desde 2006 no mercado de TI como engenheiro de software, líder de equipes ágeis e analista de qualidade. Atualmente é co-founder da Kanoah Software, atuando na criação de add-ons para a plataforma Atlassian.


SÁBADO - 20 de Agosto

Java .NET Empreendedorismo
Web SOA/Cloud Testes
Stadium

DOMINGO - 21 de Agosto

Mobile Arduino Agile
Arquitetura Ruby/Python PHP
Stadium

Data e Local

Domingo, 21 de agosto de 2011

Das 8:30 às 18:30 h

Universidade Estácio de Sá

Av. Leoberto Leal, 431
São José - SC


Exibir mapa ampliado